Amor Fora do Ar - Flat-Out Love #01 - Jessica Park

Julie Seagle está entrando na faculdade em outro estado, mas, quando chega à Boston para viver num apartamento fora dos dormitórios que alugou de casa, eis que no local existe um restaurante, ou seja, ela caiu num golpe e agora não tem mais para onde ir, inclusive porque na faculdade já está tudo lotado, nem dinheiro para encontrar um novo lugar.
Até que sua mãe, via telefone, encontra uma solução: Julie vai ficar hospedada por um tempo na cada de uma grande amiga dela, que foi sua colega de quarto na época da faculdade, mas que não vê há anos. Erin Watkins é uma advogada bem sucedida, que mora numa casa bem grande com seu marido e dois filhos, Matt, que possui idade semelhante à de Julie e também está frequentando a faculdade, mas vive em casa com os pais e a irmã, e Celeste, uma pré-adolescente, enquanto seu outro filho, Finn, está viajando pelo mundo.
E é no quarto de Finn que a moça fica hospedada. E, por isso, ela decide entrar em contato com ele pelo Facebook. Em meio a muitos papos, Julie percebe que eles possuem muita afinidade, e se sente bem e segura com ele, mesmo sem nunca tê-lo visto ao vivo, apenas por fotografia. E, é com esse garoto tão admirável que troca confidências e tenta descobrir mais sobre os motivos de os pais serem tão ausentes da casa e da família, principalmente sendo tão notável o quanto a filha caçula precisa deles dois, já que é cheia de particularidades nada provenientes de alguém de sua idade, e ainda por cima vive andando com um pôster dele, seu irmão mais velho, para lá e para cá. Ela poderia perguntar para o nerd Matt, mas ele é bem quieto e sempre foge dos assuntos, frustrando Julie.
Mas os sentimentos dela começam a crescer e, à medida que a garota se apaixona por Finn, percebe que Matt está sempre ali, presente, e começa a desenvolver um carinho especial por ele também. Em meio a muitos conflitos, Julie acaba descobrindo um segredo mais profundo do que imaginou, o que acaba afetando completamente a sua relação com os dois irmãos. E, agora, ela precisa entender os motivos que levou um deles a agir daquela maneira e se está pronta para perdoar tudo o que ele a fez passar.
Estava muito empolgada para ler esta obra desde que a vi pela primeira vez por conta da capa, que é bem fofa, e da sinopse que chamou bastante a minha atenção. Então, assim que finalmente o tive em mãos, comecei a leitura e fiquei deliciada ao terminar a última página.
Confesso que até o meio do livro achei a narrativa da autora bem lenta. As coisas demoravam a acontecer e eu fiquei enrolando para continuar lendo porque faltava um pouco de empolgação. Mas, de repente, tudo melhorou, a trama ganhou mais ritmo, as situações ficaram mais interessantes, mais ágeis, e eu não conseguia mais parar de ler. Meus olhos ficaram grudados nas folhas e, no final, já estava completamente apaixonada por tudo.
Não posso dizer que realmente tenha amado a protagonista, Julie, apesar de ter gostado bastante dela. Tinha que comentar sobre isso porque ela é uma boa pessoa com um coração incrível e quer ajudar os demais, mas seus pensamentos sobre a “condição” de Celeste me irritaram em diversos momentos. Só porque ela é uma pessoa considerada normal diante da sociedade, que segue as regras implícitas do que é certo para cada indivíduo e em cada idade, independente do que ele passou ou deixou de passar, não quer dizer que todos precisam ser assim também. Mas, toda vez que comentava algo sobre uma particularidade de Celeste, sempre a criticava por ter um comportamento fora do usual.
O que amenizou esse fato tão incômodo de sua personalidade foi que, mesmo não concordando ou aceitando a menina do jeito que era, Julie quis ajudá-la e não a tratou mal ou diferente porque ela era peculiar sob seu ponto de vista. Então, por mais que ela citasse tudo que não concordava, ao mesmo tempo queria entender e ajudar Celeste, o que foi bem admirável. E, o melhor de tudo, é que quando todos meio que viraram as costas para a garota, aceitando como ela era, mas não ajudando em cada etapa desta fase tão difícil, nossa protagonista foi lá, ergueu sua mão e a levou para mostrar que a vida poderia ser muito mais do que ela estava vivendo. Que, com o apoio e a forma certa de conduzir aquela situação, ela poderia ser superada, e, então, Celeste poderia voltar a ser ela mesma, sem medo de viver, sem depender de algo ou alguém para ser quem gostaria de ser.
Gostei imensamente de ver o crescimento dos personagens, visto que todos eles amadureceram de alguma forma, tanto Julie quanto cada um dos membros da família Watkins, o que inclui os pais, que foram menos citados, mas possuem grande importância na trama e no desenrolar dos fatos. Achei muito bacana ver como a autora fez uma pessoa entrar na vida daqueles indivíduos, mesmo sem querer, e conseguir mudar tudo ao seu redor para melhor devido a sua bondade e vontade de ajudar.
Apesar de ter um certo mistério rondando as páginas, visto que acompanhamos a trama sob o ponto de vista de Julie em terceira pessoa, então, como ela, também não sabemos o que realmente aconteceu com Celeste para ela andar com um pôster do Finn para lá e para cá, e o mesmo não se encontra por perto quando está tão evidente que a irmã realmente precisa dele, apesar de conversar com Julie virtualmente, eu sempre soube o que tinha acontecido. Ou seja, foi bacana acompanhar tudo aquilo acontecendo e sendo desenvolvido, mas eu não tive uma surpresa quando a verdade finalmente veio à tona. Acredito que todo mundo que for ler provavelmente também já vai ter entendido isso desde o começo.
A história é de uma delicadeza incrível, e a escrita de Jessica é muito envolvente, você fica querendo saber o que vai acontecer com Celeste, como ela vai finalmente conseguir superar tudo aquilo o que sente, e quando Julie vai perceber que o que está próximo dela pode ser alguém muito importante, basta ela enxergá-lo por trás das suas camisetas nerds.
O romance da obra é fofo e no final nos faz suspirar, mas considero que a autora tenha dado um pouco menos de ênfase nele do que no resto da trama, o que nem de longe foi ruim. Só estou comentando isso porque as pessoas podem começar a ler a obra pensando que o enredo gira em torno do romance (inclusive por conta do título), mas isso não ocorre, mesmo que ele seja uma parte importante da mesma.
Gostei de como a autora encontrou uma solução para o que Celeste estava enfrentando. Em minha opinião ficou muito bem feito e completamente verossímil, diferente de diversos outros títulos do estilo que li, que a resolução do caso foi mais simples e superficial, não me fazendo acreditar naquilo. Ou seja, pontos positivos para Park, que trabalhou esse ponto com naturalidade, com a força vindo de dentro da pessoa e não de um amor que conheceu há uma semana (ou um dia – já li coisas assim), porque eu não consigo aceitar que algo sério se cure de jeito tão fácil assim, só por causa de um romance que ainda nem mesmo começou, por exemplo.
Esse livro na verdade faz parte de uma série, mas pode ser lido individualmente, já que possui começo, meio e fim. Os demais volumes, que por enquanto não foram traduzidos para o português e ainda não têm previsão (por favor, Editora Pandorga, publique eles logo!) são o #1.5, "Flat-Out Matt", que traz uma história semelhante à do primeiro, só que sob o ponto de vista de Matt, então vamos conhecê-lo melhor, acho que antes mesmo que ele conhecesse Julie; e o segundo, "Flat-Out Celeste", que se passa anos depois destes dois, só que agora vamos acompanhar a nova protagonista, Celeste, essa menina tão especial e querida que conhecemos no primeiro volume, vivendo sua vida e seu romance. Estou muito empolgada por ambos!
Essa capa é uma gracinha, eu realmente adoro que a Editora Pandorga tenha decidido fazer uma parecidíssima com a original, adaptando-a para o português. A diagramação é bem feita, no início de cada capítulo tem uma imagem de um cenário com um banco, e a fonte escolhida para o texto, assim como seus espaçamentos, estão bastante confortáveis para a leitura, além de contar com páginas amarelas.
Para aqueles que buscam histórias emocionantes e sensíveis, bem construídas, com personagens incríveis, que possuem final feliz e onde podemos acompanhar os crescimentos dos indivíduos, “Amor Fora do Ar” definitivamente é uma ótima indicação.
Avaliação



Comente com o Facebook:

Um comentário:

  1. Amei sua resenha. Adoro livros que nos fazem suspirar. Já coloquei este volume na minha pilha de preciso comprar!!!

    Beijos

    ResponderExcluir