Confúcio - As Lições do Mestre - André Bueno


" O Mestre disse: saber o que se sabe e o que não se sabe: isso é conhecimento" (pg.30)

Existem mestres que passaram pela Terra e fizeram a diferença, deixam um legado que é alimentado e compartilhado muitos anos depois de sua partida. Um destes mestres é Confúcio ( 551-479 a.C.), e o livro Confúcio - As Lições do Mestre, organizado e traduzido por André Bueno, e publicado pelo selo Jardim dos Livros da Geração Editorial, apresenta um pouco de seus ensinamentos.

Nascido na China durante a dinastia Zhou em um momento de crise do país repleto de corrupção e incompetência administrativa, Confúcio, assim como outros pensadores propuseram diversas propostas para reparar os problemas, este movimento ficou conhecido como "Cem escolas de Pensamento".

" O Mestre disse: 'Não receie ser desconhecido, receie ser incompetente' (pg.37)

Dono de um caráter humanístico com enfoque na dignidade humana e sobrevivência da sociedade, Confúcio se destacou dos demais, já que se  considerava um educador, e não um político ou religioso. Para ele a continuidade da civilização humana se dá através da manutenção da cultura.

A sociedade é incapaz de praticar a moral se não for devidamente educada, pois os indivíduos não são capazes  de compreender sua cultura e a necessidade dos valores morais sozinhos, sem a educação são diversas as práticas para sobreviver, e nem todas são boas, como guerra, violência, repressão, abuso de poder, abandono do povo e etc.

"O Mestre disse: Quando vir alguém de valor, inspire-se nele. Quando vir um incompetente, pense em si mesmo" (pg.38)

O Método de Confúcio é explorado na introdução do livro, assim como outros aspectos de seu pensamento voltado a educação, não apenas no sentido de passar informação e conhecimento, mas de gerar uma mente criativa e crítica, capaz de sozinha gerar movimento, e não apenas de reproduzir.

As lições do Mestre são uma seleção dos principais trechos do Lunyu, o texto básico da doutrina confucionista. Este livro foi feito após a morte de Confúcio pelos seus alunos que recolheram fragmentos de suas lições. Bueno realizou a tradução diretamente do chinês e escolheu trechos que considerou fundamentais no livro, e este explica quais foram os critérios que usou para tal empreitada.

"O Mestre disse: "Um educado exige de si; o ignorante, dos outros"( pg.80)

Seguido as explicações do autor segue-se diversas frases, diálogos e trechos de Confúcio que exploram sua doutrina, todas intercaladas com ilustrações muito bonitas, alias o livro tem um excelente trabalho gráfico com bordas decoradas. Senti falta de comentários a cerca das frases, já que acredito que todas elas guardam conhecimentos e ideias que precisam ser destrinchadas, assim acho que o livro seria mais rico se apresentasse breves explicações sobre cada um dos trechos.

Confúcio- As Lições do Mestre surge em um momento em que nosso país muito parece com a China de tantos anos atrás, e eu pessoalmente compartilho a ideia que a educação é a chave para resolver todos nossos problemas. Ler e refletir a cerca das palavras de alguém que tanto tempo atrás já via longe é inspirador e transformador. Leiam e compartilhem suas ideias, nosso país agradece!


Avaliação








Comente com o Facebook:

Um comentário:

  1. Eu acho que este livro serve mais como uma lição de vida, como uma auto ajuda do que um livro em si. Não conhecia muito as coisas que ele pensava e agora com as resenhas que tem na blogosfera tenho conhecido melhor e ele pensava coisas muito lindas e que sempre vai dar certo!

    Beijos,

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.amigasemulheres.com

    ResponderExcluir