Segredos de Uma Noite de Verão - As Quatro Estações do Amor #01 - Lisa Kleypas

A série “As Quatro Estações do Amor” conta a história de quatro moças que, para a época em que viviam, eram vistas como solteironas, pois até então não haviam arrumado pretendentes para casar e já estavam passando da idade ideal para o mesmo. Por que isso? Apesar de terem suas características como qualquer jovem de qualquer tempo, cada uma tinha uma particularidade que a fazia ser “diferente” diante da sociedade daquele tempo.
Em cada volume conhecemos uma protagonista diferente: Annabelle, Lillian, Evangeline e Daisy, que se tornam amigas neste primeiro. Elas se conheceram nas festas da cidade e ficavam sentadas com suas cadernetas esperando serem chamadas para dançar e nada. Não foi um só verão, foi mais de um, sempre as mesmas moças. Elas nunca antes haviam se falado, mas a cumplicidade da situação fez com que se aproximassem. Daí surgiu a ideia de fazer um pacto, onde cada uma delas tinha uma maneira de colaborar com uma empreitada para arrumar marido para as demais, então resolveram que Annabelle seria a primeira e colocaram o plano em prática.
Lillian e Daisy Bowman, as duas eram irmãs americanas, ricas e possuíam bens, mas não títulos. Eram muito avançadas, modernas, para a época e eram chamadas debochadamente de herdeiras bolhas de sabão ou princesinhas do dólar. Evangeline Jenner, tinha apenas vinte e três anos, mas a fortuna de sua família veio de uma origem questionável, através de jogos de azar, inclusive porque eram bem humildes antes. Porém, mais do que tudo, era a mais envergonhada, gaguejava muito, e sua timidez a fazia ficar longe das outras pessoas, tornando o ato de conversar algo muito torturante para ela e sua companhia, quem quer que fosse.
A últimas das amigas e protagonista deste exemplar, Annabelle Peyton, tinha vinte e cinco anos e, com o falecimento de seu pai, a família ficou cheia de dívidas e sem dotes para a moça, o que lhe restava eram apenas a sua instrução e sua educação. Nestas condições, como conseguir alguém nobre para casar? Difícil, sendo assim, elas se reuniram, programaram e executaram um plano bem elaborado.
As irmãs americanas, cujo pai era o riquíssimo Bowman, começaram a doar roupas e acessórios para Annabelle, que antes só tinha peças ruins, acabadas e puídas, para se apresentar melhor diante da sociedade. E escolheram um alvo. Mas foi Simon Hunt, um homem muito, muito rico, que não possuía títulos sociais, mas conquistou seu próprio espaço na sociedade devido a títulos majoritários em empresas que fabricavam equipamentos agrícolas, navios e locomotivas, que acabou ganhando destaque.
Já conhecia a autora Lisa Kleypas por causa do livro “Manhã de Núpcias”, de sua série Os Hathaways (clique para conferir as resenhas), que também já foi publicada pela Arqueiro, e me encantou profundamente. Então, quando vi esta nova série da autora logo soube que precisava lê-la.
Esta história, passada no século XIX, é envolvente e eu sentia como se estivesse presenciando cada momento, como se eu mesma fizesse parte daquilo que estava lendo, mesmo que tudo tenha ocorrido no século antes de eu nascer.
E eu amo ler romances históricos, porque amo as vestimentas, os passeios, os bailes, etc. Só não gosto da forma com que os homens de maneira geral agiam com relação às mulheres e como a sociedade aceitava isso, considerando o comportamento como o ideal. Mas, o que eu gosto em obras literárias de ficção deste estilo é justamente a forma como as autoras romantizam estes homens e suas atitudes machistas por conta da transformação do amor em suas vidas.
No caso deste exemplar, adorei o casal, Annabelle e Simon, e o romance entre eles. No começo foi tudo um pouco conturbado por conta da prepotência dele, que não queria casar, apenas encontrar prazer na protagonista. Mas não era só isso, ele fazia de tudo para que ela não arrumasse um pretendente do jeito que ela queria, rico e com títulos. Veja bem, ele não tinha intenção alguma de casar com ela, só que também não queria que ela casasse com ninguém. Porém, os sentimentos não podem ser controlados e ele pode acabar mordendo a língua.
Annabelle e suas novas melhores amigas são divertidíssimas e aprontavam ótimas cenas de nos fazer gargalhar abertamente. Seus planos para conquistar um marido eram muito bons, e eu sempre ficava esperando para descobrir a próxima ideia e como seria colocá-las em prática.
Eu achei a história muito interessante, porque a gente vê o raciocínio rápido e sagaz das moças numa sociedade onde não era comum as mulheres agirem assim, então parecia que elas estavam a frente de seu tempo.
Como comentei anteriormente, “As Quatro Estações do Amor” é uma série de seis volumes, sendo que todos já foram publicados lá fora, mas aqui no Brasil apenas este primeiro, “Segredos de Uma Noite de Verão”. O segundo, “Era uma vez no Outono”, tem previsão de lançamento para fevereiro de 2016. “Pecados no Inverno” e “Escândalos na Primavera” não devem demorar muito a serem publicados aqui também. As demais obras, "Again the Magic", que é como um prequel, ou seja, ocorre antes deste primeiro, e "A Wallflower Christmas", o quinto, que conta a história de um personagem presente em algum dos anteriores e com a participação das quatro amigas, não tem previsão de lançamento nacional, mas espero muito que a Arqueiro resolva trazê-las também.
A capa é muito bonita, inclusive achei a mais bonita entre os quatro, e tem tudo a ver com a época. A diagramação segue o padrão da editora com capítulos terminando e um novo iniciando na mesma página, fonte e espaçamentos bastante confortáveis para a leitura, além de contar com folhas amarelas.
No meio de um romance estilo gato e rato, com muitas trapalhadas, desentendimentos, acertos, sentimentos aflorados e muita diversão, Lisa Kleypas nos presenteia mais uma vez com uma história digna de nos fazer suspirar do começo ao fim, ao mesmo tempo em que nos deixa de ótimo humor e com um gostinho de quero mais. Estou aguardando ansiosa pelos próximos volumes da série para acompanhar os planos delas para as outras três amigas arrumarem maridos, principalmente a Evangeline. Se você gosta de romances históricos, não deve nem pensar em deixar de ler esta série.
Avaliação


Comente com o Facebook:

13 comentários:

  1. Olá!

    Mesmo que eu nunca tivesse lido um livro da Lisa Keyplas, achei a ideia de As Quatro estações do Amor muito boa. Quatro amigas encalhadas que se encontram e se ajudam a encontar o amor.
    Apesar disso, ainda estranho a atitude do Simon. Ele não quer casar com a Annabelle e mesmo assim não deixa ela se casar! Se a história nào acabasse com ele se rendendo ao amor, iria chamar uma psiquiatra para ele ou explorar a história da Annabelle a lá Casos de Família. Só isso daria um jeito na atitude dele!

    Um abraço!

    @letiolive (Meu username no Twitter e Instagram.)

    ResponderExcluir
  2. Olá,

    nunca tinha ouvido falar desse livro e muito menos da autora,fiquei feliz em saber que é uma série (amoo séries) ,gostei de sua resenha, assim pude entender bem do que se trata este livro e estou louca para ler,não só ele,mas a série completa. bjss

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Eu não sou muito de ler esses romances de época, mas vejo falando tanto desses romanes, nos blogs, nas redes sociais que me deixou muito curioso rsrs
    pelo que vi esse livro nao ganha menos de 4 estrelas, é de 4 pra cima...rsrs isso é um ponto positivo para que a editora traga todos para o Brasil né..rsrs
    Douglas Fernandes
    douglas_bouvier@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  5. A série tem 6 volumes e eu já tô calculando o dinheiro que vou gastar quando lançarem todos kkk. Gosto de romance, então creio que será uma boa leitura.

    ResponderExcluir
  6. A arqueiro acertou em cheio ao publicar essa série...super empolgada pelos próximos volumes!!!! Os livros da Lisa são sempre inspiradores

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Olá. Tudo bem?
    Acredita que nunca li nenhum livro da Lisa??? Não conheço muito coisa da autora, nem seu estilo de escrita. Sei lá, nunca apareceu uma oportunidade de ler alguma coisa dela e nunca me esforcei muito para isso acontecer. Rsrs Sem falar, que não sou muito fã desse gênero... No entanto, adorei a ideia tema do livro, parece ser uma história interessante e diferente do que ouvir falar, não parece ser entediante. Eu leria.

    ResponderExcluir
  9. Adoro romances e este parece ser muito bom!! A protagonista tem a personalidade forte, é determinada!! Acontecem algumas intrigas e ciúmes dificultando a amor dos protagonistas!! Mas todo romance tem que ter inconvenientes para ficar mais legal!!

    ResponderExcluir
  10. Adooooro Lisa Kleypas <3 Eu li os livros da série 'Os Hathaways' e são apaixonantes, mas ainda não tive a oportunidade de ler esse. Também amo romances de época! Eu fico encantada com a descrição dos lugares, das roupas e dos costumes da época, mas também fico meio aborrecida com as atitudes machistas das pessoas daquele tempo. Porém, acredito que a Lisa Kleypas é capaz de transformar qualquer coisa feia em algo bonito e, por isso, sempre acabo me apaixonando por romances assim (coisa que acontece também com os livros da Julia Quinn hahaha).
    Espero ler esse livro logo e que a Arqueiro não demore para publicar a sequência :)
    Beiiijos :*

    ResponderExcluir
  11. Amei esse livro, curto muito romance de histórico, a escrita da Lisa Kleypas é ótima, amei a série Os Hathaways é uma das minhas favoritas, tomara que a editora não demore para lança os outros livros dessa série "As Quatro Estações do Amor", estou super ansiosa para conferi as histórias das outras solteironas.
    https://www.facebook.com/soaresmilena7

    ResponderExcluir
  12. Romances históricos são tãããããão apaixonantes. Sou uma fã! A Lisa Kleypas é uma das melhores, eu adoro seus livros. Não vejo a hora de ter essa série completa na minha estante, porque também amei os Hathaways. Mas pelo que você falou, essas quatro amigas devem ser incríveis e os romances delas também. Adoro histórias estilo gato e rato. rsrsrs Amei a resenha!

    juba.jujunascimento@gmail.com

    ResponderExcluir