Perigosas - Pretty Little Liars #08 - Sara Shepard

Este volume fecha o segundo arco desta série literária e nos revela a identidade da segunda -A, o que, somente por este motivo, já era um dos meus livros mais esperados de todos os tempos (ou seja, antes de ter meu exemplar em mãos, já estava cheia de ansiedade). Afinal de contas, as revelações são sempre as melhores partes. Então nem preciso comentar sobre a ferocidade que comecei esta leitura, e agora venho compartilhar com vocês tudo que achei deste exemplar.
Nos próximos cinco parágrafos pode ter acontecido de eu ter soltado pequenos spoilers de exemplares anteriores sem grandes importâncias, mesmo tentando evitar a todo custo, então se você não gosta de spoilers de jeito nenhum, aconselho que pule.
Em “Perigosas” vemos que enfim o assassino de Alison está atrás das grades, e as meninas finalmente podem respirar com tranquilidade. Mas nem tudo são flores, e a vida delas como sempre vem acompanhada de inúmeros problemas.
Hanna está cada vez com mais dificuldade para ser a menina popular que era. Afinal de contas, ela prometeu para si mesma que nunca voltaria a ser uma perdedora como antes. Então, para isso, vemos que está fazendo de tudo para se manter no auge, mas a sua ida para a reabilitação acaba sendo revelada por -A para todo mundo que a garota conhece, e está dificultando as coisas para Hanna, já que não quer ser considerada uma maluca. Mas, sem se importar com o preço, vemos que ela faz de tudo para chegar aonde quer.
Aria finalmente encontrou alguém que a entende e a ajuda, apoiando-a até mesmo nas questões espirituais. E ela que o considerava um típico garoto de Rosewood está se surpreendendo com o quanto gosta dele, afinal de contas, já foi apaixonada por ele uma vez, mas Alison provou que na verdade ele era afim dela, e não de Aria. Mas quando uma nova personagem entra em cena, a vida desta protagonista, que finalmente parecia ter ido para os eixos, vira de cabeça para baixo. As coisas começam a mudar, colocando até mesmo o seu relacionamento à prova.
Emily finalmente parece ter aceitado que não viu a Alison no incêndio, e resolve dar continuidade a sua vida. Após ter ido passar um tempo como uma amish, graças a -A, ela aceitou que deveria dar o adeus que tanto relutava. Mas a chegada da nova personagem também vira a vida dela de pernas para o ar. Até porque, antes mesmo de se imaginar, ela já se vê apaixonada por essa pessoa, e sendo capaz de fazer tudo para ela, o que nem sempre é bom.
Spencer, que tinha conseguido finalmente ficar de boa com seus pais, fez com que as dúvidas que -A plantou em sua cabeça levassem ao término o casamento deles, e agora, mais uma vez, as coisas não estão boas para o seu lado. Sua mãe parece não ver mais graça da vida, e sua irmã a culpa por tudo, além de parecer esconder alguma coisa e saber mais do que diz, deixando Spencer novamente sem ter o apoio de ninguém.
A narrativa está super rápida e fluida, deixando a gente com os olhos grudados em todas as páginas, inclusive porque este é o volume onde tudo é revelado. Com certeza foi o meu livro preferido de todos até agora (li estes oito mais um extra), e amei acompanhar estas quatro protagonistas incríveis, apesar de ser bem chato ver que elas muitas vezes acabam cometendo os mesmos erros do passado.
Para quem ficou como eu, se fazendo várias perguntas, até mesmo a respeito do primeiro volume, inclusive sobre a morte de Ali, elas finalmente foram reveladas, nos mostrando que tinha muito mais história do que imaginávamos.
A capa é semelhante às dos volumes antecessores, principalmente do quinto até este oitavo, pois representam o segundo arco da trama. No caso deste exemplar, as cores são amarelo e vermelho e a personagem de destaque (na capa da frente uma boneca e na de trás uma garota) agora é a Aria. A diagramação é igual ao restante da série, com fonte e espaçamentos confortáveis para a leitura. E a edição impressa conta com folhas brancas.
Não vejo a hora de ler os demais nove livros da série, sendo oito sequenciais mais um extra, e fico contente que a Rocco Jovens Leitores já publicou quase todos aqui no Brasil, só faltam os dois últimos, que eu acredito e espero! que serão publicados ainda em 2016. E, se tudo der certo, eu vou terminá-la este ano mesmo e pretendo fazer todas as resenhas também.
A série de televisão homônima está atualmente na sexta temporada e eu a adoro completamente e indico para quem gosta dos livros ou para quem quer conhecer a história por outro formato, pois, apesar de diferentes, têm bastante em comum, e a essência também é a mesma.
Recomendo este volume para todo mundo que assim como eu gosta de uma história cheia de mistérios, que consegue nos prender do início ao fim com várias dicas, insinuações, pistas, sendo muitas vezes até mesmo pistas erradas, mas que neste volume finalmente encontramos muitas questões reveladas. Se você acompanhou a série literária, sabe que este foi um dos livros mais esperados de todos os tempos, e, se ainda já começou Pretty Little Liars, mas está longe dele, acelere as demais leituras, pois você realmente vai amar “Perigosas”.  
Avaliação



Comente com o Facebook:

2 comentários:

  1. Olá!

    Como essas Pretty Little Liars se enrolam!
    Ok, entendi que a série é em ciclos, com uma A diferente em cada um deles, mas não entendo como a Sara mantém essa série e os mistérios do quarteto por tanto tempo!
    Acho que, talvez por não ser o meu tipo de série literária, eu não consiga entender isso que os leitores amam na série.

    Um abraço!

    @letiolive (Meu contato no Twitter e no Instagram)

    ResponderExcluir
  2. Ai eu amo assistir PLL, a série de tv. Minha preferida é a Hanna. Eu ainda não li os livros porque sei que são diferentes e fico com medo de estragar a série para mim. Mas depois desta sua resenha acho que vou mudar de ideia. Principalmente porque já quero saber quem é a nova -A. rsrsrs Será que é a mesma da série? Estou curiosa!

    juba.jujunascimento@gmail.com

    ResponderExcluir