Perdidos por Aí – Adi Alsaid

Quatro jovens ao redor do país com nada em comum, até que uma pessoa muda suas vidas justamente na hora que cada um deles mais precisa. Leila tem seus próprios caminhos a tomar e parte em uma viagem de carro pelos EUA até chegar ao Alasca para ver a Aurora Boreal de perto. E, no meio do percurso, acaba passando por cidadezinhas onde conhece alguns jovens que também tem seus problemas e os ajuda a solucioná-los. Eles encontram numa desconhecida uma amizade verdadeira, e ela percebe que as vezes a resposta para nossos questionamentos está mais perto do que imaginávamos.
A trama é dividida em partes, e em cada uma há o foco em um personagem novo, sua vida e no momento importante que ele está vivenciando. Todas são situações diferentes com origens distintas e resultados também dissemelhantes, e gostei de acompanhar cada uma delas. A única constante nestas histórias é a protagonista geral, que acaba ganhando um papel um pouco menor para o protagonista dos capítulos em questão, mesmo que ainda de grande importância, afinal é ela quem vai mexer com os acontecimentos, seja de forma física ou emocional, mudando o resultado das questões que vivenciam e talvez o rumo das vidas deles.
Hudson é mecânico, vive numa cidadezinha, e está se preparando para entrar na faculdade e cursar medicina. Bree é uma garota que depois de vivenciar situações terríveis, e se meter em alguns problemas e decidir deixar a rebeldia da idade controlá-la, foge de casa e está há meses vivendo nas estradas, pegando caronas e passando por muitos locais. Elliot é um fã de filmes, principalmente as comédias dos anos 1980, e deseja encontrar seu próprio final feliz com a garota de quem gosta, mas suas expectativas podem estar um pouco altas demais. Sonia viveu um pesadelo ao perder o namorado, mas mesmo que ele já tenha ido, ela não consegue se desvencilhar, e, ainda que o amor a encontre novamente, a garota não está exatamente preparada para deixá-lo entrar, o que pode acabar afetando completamente a forma como vive.
Depois das quatro partes onde acompanhamos, na ordem, Hudson, Bree, Elliot e Sonia, vamos conhecer melhor a personagem que mudou a vida de todos e que estava só de passagem por elas, Leila. Nas demais histórias só sabemos o superficial da menina, mas nesta daqui vamos conhecê-la a fundo, entender o motivo de ter saído nesta road trip, e compreender o que se passa com ela, que foi algo terrível do qual ela estava em busca de um tipo de solução. Mas a vida tem suas próprias maneiras de nos fazer perceber que o que estávamos procurando pode não ser o que vamos encontrar, mas o que encontramos no final pode ser exatamente o que estávamos buscando, mesmo que não soubéssemos disso.
Adorei esta leitura! Eu estava com expectativas boas para ela (não muito altas, só acreditava que ia, sim, gostar), mas acabei gostando ainda mais do que eu pensei. E a melhor coisa que pode nos acontecer quando estamos lendo algo é justamente isso, o fato de gostarmos ainda mais do que esperávamos.
Só não gostei muito do final porque o achei bastante corrido, já que eu estava esperando uma coisa acontecer e também porque esta situação foi bastante imaginada e esperada por Leila na última parte do livro, além de citada em algumas outras, e, quando foi a hora de finalmente acontecer, foi tudo muito rápido e logo a história foi finalizada.
Eu não sabia antes de ler, mas este livro é do gênero jovem adulto e todos os personagens principais estão em fase escolar, terminando o ensino médio. Achei isso muito bacana, ainda mais porque os problemas deles são universais, a grande maioria das pessoas já passou por algo semelhante, mesmo que em menor proporção, ou conhece alguém que já enfrentou situação parecida de pelo menos uma das histórias.
É uma leitura gostosa, envolvente e leve, que possui alguns pontos mais dramáticos, muitas partes reflexivas, diversas lições e acontecimentos inspiradores. É aquele tipo de livro que a gente se sente bem ao ler, porque mesmo com tantos elementos ruins rondando alguns dos personagens em seus passados, ainda há esperança e momentos bons, reviravoltas e positividades.
Eu entendo que as histórias não tiveram um final propriamente dito, pois Leila estava apenas de passagem por suas vidas, mas a forma como o autor trabalhou isso deixou que nossa imaginação seguisse para um caminho do que provavelmente teria acontecido com cada um dos personagens, então, mesmo não dando certeza absoluta de alguns acontecimentos, já ficou encaminhado. Só que eu com certeza iria gostar ainda mais se ele tivesse escrito um epílogo, mesmo que pequeno, contando de fato se aquelas coisas aconteceram.
Algo que eu gostei muito na edição nacional foi a capa. É tão linda! Só de olhá-la já dá vontade de ter o livro, lê-lo e até mesmo abraçá-lo (sou dessas), ainda mais porque tem tudo a ver com o conteúdo. A Editora Verus está de parabéns, acertando em todas as capas que estão publicando. A diagramação interna é simples, com fonte e espaçamentos confortáveis para a leitura, mas possui alguns detalhes gráficos fofos, como a divisão dentro dos capítulos, uma ilustração de estrada, e no final de cada parte há um cartão postal escrito por Leila. A separação das partes é feita com uma folha separada com o nome do personagem que vai ter destaque nas próximas páginas e uma ilustração de estrada, e as folhas são amarelas.
Este não é o primeiro livro escrito pelo jovem autor Adi Alsaid, mas o primeiro publicado no Brasil. Gostei bastante de sua forma de narrativa e da trama que construiu, então estou curiosa para conferir alguma outra das suas demais obras (ele já publicou mais dois romances e um exemplar de contos), o que ainda não há previsão de ocorrer por aqui, mas estou torcendo muito.
Você é daquele tipo de leitor que gostaria de embarcar em uma aventura nas páginas do livro, passando por diversas cidades, vidas e histórias e conhecer mais de vários personagens enquanto a protagonista segue seu caminho para encontrar algo que procura em sua vida? Então “Perdidos por Aí” é exatamente algo que você deveria acompanhar. Com personagens espirituosos, uma trama bem construída e momentos interessantes, com certeza você vai adorar tanto quanto eu!
Avaliação



Comente com o Facebook:

4 comentários:

  1. Acho que esse é exatamente o tipo de leitura que preciso no momento: algo leve. Depois de encarar dois livros da série crônicas do Gelo e Fogo esse é perfeito para começar.
    Fiquei curiosa pra saber quais são os problemas desses 4 jovens e como eles solucionaram.
    Também me encantei por essa capa.

    ResponderExcluir
  2. Olá!

    Amei a capa, mas a história em si também é fantástica, passando também lições de vida que, mesmo o livro sendo voltado para o público jovem, servem para todos. Só acho que ter um final mais fechado para cada história seria também muito melhor, pois saberemos realmente se a Laila realmente conseguiu mudar a vida de cada um deles.

    Um abraço!

    @letiolive (Meu username no Twitter e Instagram.)

    ResponderExcluir
  3. Gostei da capa, achei bem interessante já vi que tem um bom romance por ai...rsrs
    Acho que to mesmo precisando de um livro assim, mais tranquilo e fácil de ler, estou lendo livros bem tensos ultimamente hahahaha
    Douglas Fernandes
    douglas_bouvier@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  4. A capa desse livro é muito linda!! Adorei a história, acho que me lembrou um pouco o teorema katherine, mas fora esse, acho que nunca li outro livro com essa mesma temática. Ah, eu não gosto de imaginar finais, acho que todos nós já sofremos muito com finais imagináveis com dom casmurro kkkkkk Espero poder dar uma chance pra essa leitura porque a capa é muito linda (duas vezes pra reafirmar haha).
    Beijos!

    ResponderExcluir