O Último Reino - Crônicas Saxônicas #01 - Bernard Cornwell

Muitas pessoas me indicaram a leitura das Crônicas Saxônicas, e eu já tenho o box por aqui fazem alguns anos, com a virada do ano resolvi tomar vergonha na cara e ler o primeiro livro da série, O Último Reino, escrito pelo autor britânico Bernard Cornwell, e publicado pela editora Record.

Uhtred é da aristocracia de Nortúmbria, pela primeira vez ele sai com o pai para um conflito, mas tudo dá errado e aos dez anos de idade se vê sem o pai e nas mãos dos vikings que invadiram seu país. Mas o que pareceria ruim para muitos para ele foi uma infância felicidade e aprendizado, ele se tornou um deles, um dinamarquês, já que o Deus cristão não fazia sentido e o panteão pagão sim.

Já acostumado a sua nova família parte em batalhas sucessivas ao longo da Inglaterra para dominar cada canto desta, mas sua vida é atravessada por uma tragédia e pelo rei Alfredo de Wessex, do último reino inglês que não cedeu a invasão dos guerreiros do norte. Agora do lado inglês ele se vê todo tempo em dúvida de qual o lado que de fato deve estar, o lado que seu sangue origina ou aquele em que sua alma faz sentido. Enquanto Uhtred tenta compreender seu lugar no mundo a Inglaterra tenta resistir, será que Uhtred fará a diferença?

Cornwell faz sua narrativa em primeira pessoa a partir do protagonista Uhtred que conta sua história de algum ponto do futuro distante. É uma narrativa dinâmica que constantemente fornece ação e informação ao leitor. Ao mesmo tempo em que conta fatos históricos verídicos (o autor explica alguns deles ao final do livro) que se passaram na Inglaterra, ele trabalha a história de vida do personagem. Os anos se passam, e em momento algum o livro perde seu interesse, a leitura sempre chama por mais.

Uhtred é um guerreiro, inglês ou dinamarquês, o que ele descobre gostar de fazer é estar na linha de frente de uma batalha. E toda sua história seja de um lado ou outro leva a este rumo. Ele é muito prático, e se adapta bem as diversas mudanças que ocorrem na sua vida. Embora pareça que ele tenha se decidido ao final de qual lado ele iria ficar da guerra, ele vacila a todo momento devido ao cristianismo atravessar a vida dos ingleses, sua visão do mundo ser pagã.

É um personagem detalhado que cresce com o livro não só porque muda sua personalidade mas também porque começa o livro como uma criança e termina adulto. É leal a quem ama, e essa é uma das muitas descobertas que ele faz com a vida, que o amor acima de qualquer nação é sua maior lealdade.

Ragnar é o líder viking que adota Uhtred, embora seja letal em batalha trata o jovem como filho, e o ensina a ser um dinamarquês. É muito dedicado a família e aos filhos, e ao invadir novos territórios não quer apenas riquezas, mas terras férteis para viver, já que seus país de origem não possibilita isso. Ravn, o pai de Ragnar é cego, mas é sábio e bardo, e é quem ensina lições valiosas a Uhtred.

Brida, uma garota inglesa que se vê em meio a uma invasão em seu vilarejo se torna amiga de Uhtred, assim como nova integrante do grupo dinamarquês, onde se adapta muito bem. É companheira e ousada.

Do lado inglês temos o padre Beocca que é o padre que vivia na fortaleza da família de Uhtred, ele conhece o menino desde pequeno, devoto tenta em todos os encontros salvar a alma do protegido, e suas sucessivas tentativas acabam por atrapalhar e muito a vida de Uhtred, já que ele é o responsável pelo encontro de Uhtred com o Rei Alfredo, ou diria mala Alfredo? Imaginem uma figura que aprontou todas, e depois resolve se redimir com a religião e ainda por cima vive doente, eis o rei.

Diversos outros personagens aparecem ao longo da vida de Uhtred, são muitos ao longo dos anos, mas todos com personalidades marcantes. Cornwell sabe arquitetar bem as tramas políticas ao mesmo tempo que as envolve na vida do protagonista. As cenas de batalhas são vividas e nos fazem sentir dentro de uma parede de escudos!

" A guerra é travada no mistério. A verdade pode levar dias para viajar. Adiante da verdade voa o boato e é sempre difícil saber o que realmente está acontecendo, e a arte é arrancar o osso limpo do fato da carne podre do medo e das mentiras"- (pág. 321)

O Último Reino, é uma viagem na história, para tempos que as rixas de sangue imperavam, a sobrevivência era a lei e a fé começava a traçar caminhos duvidosos. Pegue sua espada e seu escudo porque aqui a batalha é continua, não só pela terra mas pela sua fé!




Avaliação







Comente com o Facebook:

6 comentários:

  1. Olá, Bruna!

    Já tinha ouvido falar das séries do Bernard Cornwell e de que ele consegue reconstituir muito bem a época em que se passam as suas tramas e pelo que vi, é mesmo assim.
    Acho até curioso que o Uhtred nasce em um lado da guerra (o inglês) e depois, se torna Viking devido aos fatos que ele viveu e também pela sua identificação com o panteão nórdico. E isso mostra que não é o local que define de que lado está numa guerra, mas a sua identificação e pensamentos, que no caso do Uhtred, são testados a toda hora.
    Não é a toa que a BBC vai transformar esses livros em série de TV!

    Um abraço!

    @letiolive (Meus contatos no Twitter e Instagram)

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Está é a primeira resenha que tenho o prazer de ler do livro. Gosto muito desse gênero, mas não conhecia este livro. Estou curiosa para saber de qual lado da guerra ele vai lutar.
    Beijos!
    k.paola457@gmail.com

    ResponderExcluir
  3. Primeira vez que vejo sobre essa série, eu adorei a resenha e gosto muito de livros desse gênero, muito bom quando um personagem cresce ao decorrer da leitura, isso foi mais um ponto positivo que me atraiu no livro, já quero ler *-*
    Douglas Fernandes
    douglas_bouvier@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  4. Olá Bruna. Tudo bem?
    Nunca tinha ouvido falar desse autor, não sei se por não ser uma grande fã desse gênero literário ou se é porque esse autor é meio desconhecido. Apesar disso, gostei da premissa da história. Parece ser bem interessante, e torna-se ainda mais atrativo quando o personagem cresce na historia. Costumo admirar esse tipo de desenvolvido no contexto do livro, e sinceramente esse parece ser um daqueles livros do qual você não gosta do gênero e mesmo assim se arrisca na leitura por ele ter uma perspectiva interessante e atrativa. Esse eu leria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Suilad Aline!
      O Bernard é mtooooo conhecido, talvez vc não o conheça por conta do gênero, mas essa série virou inclusive seriado, chama The Last Kingdom =D

      Miquilis

      Excluir
    2. Sério? Que interessante. Então, provavelmente eu não o conheço mesmo por não ser fã do gênero. Obrigada pelas informações.

      aliner.teixeira@gmail.com

      Excluir