O Substituto - Ordem da Escuridão #01 - Philippa Gregory

Estamos no ano de 1453 em Roma, época de acontecimentos e superstições bem aflorados, onde coisas não eram facilmente explicadas e pessoas que praticavam bruxaria e heresia eram condenadas. Então conhecemos o belo Luca Vero, um noviço órfão de um mosteiro, uma possível criança trocada, muito inteligente, que aprende fácil as coisas, tem instintos afiados e possui um tipo de dom para desvendar mistérios devido a sua mente analítica. Ele é acusado de heresia, mas a Ordem da Escuridão o recruta antes que ele precise enfrentar a fogueira, com o objetivo de investigar estranhos relatos e acontecimentos que assombram o mundo cristão.
Em uma de suas primeiras missões, Luca é enviado a uma abadia para fazer uma Inquisição e investigar cada uma das pessoas que ali vivem, pois as freiras estão sendo acometidas por estranhas visões e acontecimentos inexplicáveis estão rondando-as, e todas as pistas apontam para bruxaria e começaram a ocorrer com a entrada da nova abadessa, Lady Isolde.
A moça acaba de perder o pai, que lhe criou com certas liberdades, mas que no final a deixou com apenas uma escolha: casar com um príncipe terrível ou virar abadessa no convento na propriedade da família. Mesmo sem vocação ou vontade de estar lá, Isolde acata o pedido de seu amado pai e passa a viver no local com sua amiga e “criada”, Ishraq. Mas com tudo de ruim acontecendo ao seu redor e todos os sinais apontando para as duas, talvez elas sejam acusadas na Inquisição e mortas.
Resta a Luca investigar cada um dos acontecimentos e desvendar este mistério antes que seja tarde demais. E é em pessoas improváveis que ele acaba encontrando fortes aliados, em quem precisará confiar e unir instintos para vencer os inimigos e não ser injusto com a verdade.
Já estava com altas expectativas para esta leitura e posso dizer que a amei! A trama é narrada em terceira pessoa, trazendo uma visão bem ampla dos acontecimentos e nos aproximando de todos os personagens principais em algum momento. A escritora nos insere no contexto e no momento histórico, nos apresentando cenários e costumes do tempo muito bem, de forma sutil, sem ficar cansativo ou muito descritivo, ainda que consiga nos fazer visualizar todas as cenas.
O que eu mais gostei foram os personagens principais: Luca Vero, Lady Isolde, Ishraq e Freize. Mas confesso que tive um carinho ainda maior por este último, que é o criado de Luca, um rapaz perspicaz, audacioso, leal, matreiro, que me divertiu em diversas cenas e encheu meu coração de admiração por seu comportamento em mais de uma vez. Luca é um garoto bondoso, que busca fazer o que é certo, mesmo numa época em que as coisas não são tão honestas em várias ocasiões, principalmente com relação a mulheres e bruxaria. E eu o admirei bastante por isso e por como conduzia tudo.
Isolde foi criada para ser uma dama, mas tem gana de liberdade, gostaria de ter sido educada como sua amiga, Ishraq, aprendendo medicina, línguas e a lutar, mas, apesar de ter tido privilégios por conta de seu pai, não foi criada assim. Já esta última está sempre pronta para proteger sua “irmã”, é muito corajosa, forte, determinada e também é íntegra e se preocupa com os demais. A amizade entre Isolde e Ishraq é bastante bonita e admirável, as duas se tratam como irmãs e foi muito bacana acompanhar tudo aquilo.
Sobre a Ordem da Escuridão ainda não soubemos muita coisa. Um companheiro de viagem deles é um clérigo, o irmão Peter, e, apesar de conhecermos ele menos do que os demais, gostei do personagem também. É ele quem serve de linha direta entre a Ordem e Luca, entregando-lhe mensagens sobre seu destino e o que deve fazer, mas sem explicações por fora, e também quem faz os relatórios para enviar aos seus superiores e às autoridades.
Adorei as duas histórias que os personagens foram analisar para inquisição, mas em ambas eu já desconfiava do desfecho. Isso não as tornou menos interessantes, pelo contrário, eu ficava querendo adiantar as páginas (mesmo não tendo feito isso) para saber se o que eu acreditava ter descoberto eram as verdades. Então posso dizer que há mistério na trama, e que a gente fica agarrada ao que está lendo com muita facilidade.
Nunca li alguma obra escrita por Philippa Gregory, apesar de já conhecê-la de nome, pois ela é muito conceituada, mas principalmente porque só ouço coisas boas a respeito de suas obras e de sua escrita. Geralmente a autora escreve ficções históricas biográficas e eu ainda não tive a oportunidade de ler nenhuma, só que provavelmente vou gostar mais desta série do gênero jovem adulto, puramente ficcional, visto que prefiro leituras mais leves.
E, para quem não sabia, este é seu primeiro trabalho voltado para o público mais jovem, que reúne protagonistas puramente fictícios, mas com um pano de fundo verdadeiro, refletindo a realidade histórica do tempo em que viveram, incluindo os detalhes medievais, como roupas, calçados, hábitos, alimentação, comportamento, etc.
Lá fora esta série já possui três volumes, com previsão de lançamento do quarto este ano. No Brasil por enquanto só o primeiro foi publicado e ainda não há informações a respeito das continuações, mas estou torcendo para que cheguem aqui logo.
O livro é curto, tem pouco menos de trezentas páginas, e a narrativa da autora é tão gostosa, interessante, fluida e viciante, que a gente não consegue largar nosso exemplar de lado por muito tempo, querendo saber o que vai acontecer em seguida e desejando descobrir as verdades sobre os mistérios. Uma pena que quando percebemos já chegamos à última página, mas é tão agradável que fiquei com vontade de voltar para o começo e ler tudo de novo.
Os detalhes sobre a Ordem foram apresentados de forma a não revelar muito para nos deixar interessados pelos próximos volumes, ao mesmo tempo em que não nos deixa totalmente no escuro, introduzindo-nos neste mundo da maneira que primeiros livros de séries e trilogias devem ser.
Ainda é cedo para dizer que realmente há romance nestas páginas, mas os indícios de que as coisas podem acontecer nos próximos volumes já estão aqui. E foram fofas, adorei! Ambos os possíveis casais já começaram a se aproximar e não vejo a hora de conferir como será isso mais para frente. Sei que eu já estou torcendo para que fiquem juntos.
Eu amo esta capa, que inclusive foi o que primeiro me chamou para a leitura, e o título em dourado, mas admito que iria preferir que os cabelos da moça fossem loiros para ficarem semelhantes a Isolde. A diagramação do texto está bem feita, com espaçamentos e tamanho de fonte ideais para uma leitura agradável, e as páginas são amarelas.
Depois de finalizada a história deste volume, há uma “Nota da Autora”, onde ela explica um pouco sobre os personagens, o enredo, e a Ordem da Escuridão, que foi baseada na Ordem do Dragão do século XV. Também fala sobre como foi escrevê-la, o quanto amou trabalhar nela e que se divertiu no processo. Gosto muito quando os autores escrevem estes textos em suas obras, me sinto mais próxima deles, como se estivesse numa conversa de verdade.
Um delicioso romance jovem da era medieval, com personagens cativantes e divertidos, uma trama deliciosa, cheia de mistérios e acontecimentos estranhos. Adorei cada uma das páginas de “O Substituto”, e não vejo a hora de poder ler suas continuações para voltar a este cenário, reencontrar Luca, Freize, Isolde e Ishraq, desvendar mais situações esquisitas e descobrir mais coisas sobre a Ordem da Escuridão. Recomendo muito!
Avaliação



Comente com o Facebook:

4 comentários:

  1. Eu adorei a capa *-*
    e a sinopse tbm, por isso é bom ler né, podemos viajar no tempo, estar em lugares incriveis, e voltar no tempo, em Roma no ano de 1453 olha que coisa mais fantastica *-* rsrs
    pelo que li aqui tem um misterio, adoro um bom misterio, enfim já é uma série que entrou pra minha lista.
    Douglas Fernandes
    douglas_bouvier@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá!

    Acho que na capa há um garoto e não uma garota, pois ele tem um jeito andrógeno e ombros grandes, como os que os garotos têm.
    Sobre o livro, estranho o porque da Isolde ter sido criada com certas liberdades para que depois seja obrigada a se casar com quem ela não ama ou ir para um convento. Acho que é parte do mistério que o Luca tem de resolver, mas acho que alguém armou para cima dela. E já dá para pensar em Luca e Isobel como um futuro casal ou a Philipa vai quebrar esse detalhe óbvio nos próximos livros?

    Um abraço!
    @letiolive (Meu contato no Twitter e Instagram)

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Não conhecia o livro, essa é a primeira resenha que leio sobre ele e já estou apaixonada pela historia.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Olá!!!
    Eu não conhecia esse livro, mas parece ser incrível. Só de ler em sua resenha fiquei impressionada com a quantidade de dramas que envolve essa história. Nunca li nada, dessa autora, mas posso dizer que fiquei bastante entusiasmada com sua obra. Gosto de livros que trazem essa perspectiva dualista - protagonistas fictícios, mas com um contexto de certa forma realista. Parece ser bem envolvente e prender nossa atenção até a última página. Também me apego à essas "Notas do Autor", como no livro Perdida onde a Carina Rissi explica alguns costumes estranhos de nossa própria sociedade, que eu sinceramente não conhecia. Amei!

    ResponderExcluir