O Primeiro Telefonema do Céu - Mittch Albom


A criatividade é um processo longo e exigente, você pode ser criativo hoje e amanhã perder a inspiração, pode ter uma ideia genial e nunca mais surgir nada, por isso eu admiro as pessoas criativas, mesmo que elas façam apenas uma coisa, mas mais ainda as que conseguem ser continuamente assim. O Primeiro Telefonema do Céu, do autor Mittch Albom, publicado pela editora Arqueiro é um exemplo de criatividade, mas com seus altos e baixos.

A pequena cidade de Coldwater seguia seu ritmo, nada de novo acontecia até que um belo dia Tess Rafferty recebe um telefonema, é sua mãe que morreu a quatro anos. Outros moradores começam a receber telefonemas também de seus entes que já partiram, e uma onda começa a se aproximar da pacata cidade.

Mas o que parecia um milagre e uma prova de fé não soa como verdadeiro para Sully Harding, ex-piloto das forças armadas que acabou de ter sua vida revirada por fortes emoções: a queda do avião que pilotava, a morte de sua mulher e um período na prisão. Então quando ele se vê diante da missão de recomeçar, essas ligações começam assombrá-lo e ele parte em busca de respostas. O que ele vai encontrar talvez não seja o que esperava!

Achei genial a ideia de pessoas receberem ligações dos que partiram, primeiro porque é simples e não soa impossível, depois porque de alguma forma acredito que com o tempo é um fato que possa vir se tornar realidade. E é interessante se pegar pensando de quem você gostaria de receber essas ligações e como elas seriam.

A narrativa de Albon é o problema, embora seu ponto de partida seja ótimo ele teve problemas no seu desenvolvimento, o livro poderia ter se resolvido bem antes, e a sensação de quem havia mais do que necessário perdurou por metade do livro. Os fatos demoram muito para desenrolar a ponto de quase despertar o desinteresse. Ela é feita em terceira pessoa sob o ponto de vista das pessoas que receberam as ligações, embora se foque mais na linha investigativa de Sully.

É interessante conhecer um pouco da história de vida de cada personagem e suas ligações com as pessoas que ligam para elas, mas as ligações em si são muito vagas, e fazem com que o fato que é surpreendente fique maçante. O personagem de maior destaque em complexidade é Sully, ele leva nas costas quase toda a atenção do livro, já que seu passado vai se descortinando ao longo das páginas.

Sully é um marido em luto, ele carrega mais culpas do que possui, pelo marido que deveria ter sido, pelo pai que não consegue ser e pela vida que se perdeu por pequenos detalhes. Detalhes estes que fazem ele perder de foco o que de fato é o mais importante na sua vida. Sua investigação não só esclarece a verdade quanto as ligações, se são falsas ou verdadeiras, como a verdade a cerca de sua própria vida. A morte é um processo para quem fica, mas é mais difícil quando de alguma forma o indivíduo sente que teve contribuição com ela, Sully tem que vencer mais do que sombras, ele tem que vencer ele mesmo, aquele que ele olha todos os dias no espelho.

O desenrolar da história é bom, eu honestamente não desconfiava da verdade por trás de todo o processo, algumas pistas de fato foram jogadas, mas as peças só se encaixaram quando tudo veio a tona. Se o autor tivesse cortado boa parte da enrolação o desfecho seria ótimo, e o livro teria muito mérito.

O que mais me fascinou no desenvolvimento foi a capacidade do autor de conseguir simular como seria se as pessoas soubessem que ligações dos mortos estavam ocorrendo. E em como tudo o caos começou a reinar, e me lembrou muito a sensação que Ensaio sobre a cegueira me despertou: quando seus interesses são os mais importantes não importa por cima de quem ou o que você tem passar por cima.

Embora o livro trabalhe com diversos aspectos interessante como fé, superação, resignificação e recomeço, o ritmo foi o seu vilão. Porque embora a morte precise de tempo para curar suas feridas ela precisa de profundidade e continuidade, senão é como chorar constantemente por uma memória que já não se sabe mais de quem. O Primeiro telefonema do Céu é assim, um grande telefonema que só se ouviu os ecos.

Avaliação








Comente com o Facebook:

Um comentário:

  1. Olá, Bruna!

    A premissa do livro é muito boa, mas como no caso do Sully, foram os detalhes que fizeram tudo se perder, mas por colocar muitos detalhes na trama, dando um aspecto de novela da TV, cheia de fatos que esticam a trama principal e deixam ela mais enrolada. Se o autor notasse isso, a trama iria fluir bem melhor, como você bem falou.

    Um abraço!

    @letiolive (Meu contato no Twitter e no Instagram)

    ResponderExcluir