O Fim da Escuridão - Crônicas da Terra #01 - Robson Pinheiro pelo espírito Ângelo Inácio

Depois que comecei a ler os livros do autor espírita Robson Pinheiro não consigo me imaginar lendo qualquer romance espírita, já não curtia os romances básicos, mas agora a ideia de ficar no café com leite não me agrada nenhum pouco! Pensando nisso segui na minha saga em ler todos os livros do autor. Comecei então o primeiro volume da Série Crônicas da Terra, O Fim da Escuridão, ditado pelo espírito Ângelo Inácio, e publicado pela Casa dos Espíritos.

Nas dimensões paralelas da Terra existem diversas organizações de espíritos contra a política do Cordeiro (Jesus), eles tinham liberdade de existir a seu modo até que seus períodos na Terra chegaram ao fim, e eles não podem mais impedir a evolução da Terra. Confinados a estas dimensões prisões eles começam a assistir a uma transformação, começa a reurbanização extrafísica.

O livro é uma sequência da Trilogia O Reino das Sombras, que até pode ser lido separado, mas ao ser lido na sequência da trilogia promove um entendimento mais proveitoso ao ligar as informações que já foram expostas nos livros citados. Já que os dragões por exemplo, espíritos milenares contrários a evolução, aparecem aqui com explicações abreviadas pois já foram trabalhados anteriormente.

A narrativa do livro não ocorre de maneira linear, essa é uma característica dos livros do autor. Eu antigamente atribuiria este fator ao Ângelo Inácio, mas em relato recente do mesmo ele explica que embora seja atribuído como único autor do livro ele não é. Alguns trechos são narrados por outros espíritos que vivenciaram o fato em outro momento ou perspectiva, ou por deter o conhecimento que Ângelo ainda não possui. Isso pode ser observado no estilo da escrita, não é algo berrante, mas a alternância de primeira e terceira pessoa por exemplo já é uma marca disto.

Os dados relatados no livro são novos para mim. Nunca havia lido antes relatos de como se daria a transformação do astral na prática. Foi incrível ler a narrativa onde os espíritos da natureza- elementais auxiliam na retirada dos fluídos densos dos locais limpos. A faxina que está sendo feita por lá para extinguir aquilo que aqui conhecemos como Umbral e seus desdobramentos requer tanto disponibilidade de espíritos com conhecimento, quanto de médiuns desdobrados dispostos a ajudar.

Os efeitos desta transformação podem e serão sentidos na dimensão terrestre, visto que o objetivo da limpeza é mudar a faixa vibracional da Terra, o que com o tempo exigirá um degredo de espíritos não afins a mudança como ocorreu em Capela (caso desconheça a história confira minha resenha de Crepúsculo dos Deuses).

No fim do livro temos um anexo feito pelo editor do livro Leonardo Möller, sobre as previsões feitas pelo espírito de Edgar Cayce na obra. Honestamente não vi tanta polêmica como ele coloca, mas talvez eu seja muito aberta a tudo e por isso não veja tantas questões que espíritas ortodoxos vejam (lembrando que nem espírita eu sou =P!).

O fim da escuridão espalha luz na escuridão quando mostra espíritos perdidos nas trevas a milhares de anos que conseguem enxergar o amor quando parece que não tinham mais esperança. É um livro de estudo, reflexão e acima de tudo transformação. Mais uma vez Robson nos brinda com temas fortes e trabalhados de maneira clara e objetiva. Os Nephilins é o segundo livro da série, e o terceiro, O Agênere é o recente lançamento do autor, todos disponíveis já para leitura!

Avaliação






Comente com o Facebook:

6 comentários:

  1. Olá, Bruna!

    Eu nunca li um romance espírita, nem daqueles mais básicos. Mas mesmo assim respeito e entendo as idéias espiritas (mesmo que agora nessa resenha vejo que meu entendimento é em parte), pois se tentamos ser sempre os donos da verdade, vai acabar sempre em raiva, ódio e violência. Basta ver as guerras lá no Oriente Médio e os ataques terrorista do ano passado para entender o que a falta de respeito e entendimento entre pessoas diferentes pode causar.
    Bom que você tem a mente aberta para tudo, pois ter a mente aberta não quer dizer aceitar tudo, mas sim está disposta a ouvir as opiniões dos outros sem discrimina-las ou marca-las como inferiores a sua.
    O que achei interessante aqui é que Ângelo mosta que as teorias espaciais de universos e dimensões paralelas se relacionam também com o espiritismo, mostrando que a ciência sim pode provar teses da religião (apesar de que o espiritismo é considerado como um estudo e não uma religião), mas que o importante, como já disse, é ter a cabeça aberta para cada descoberta.

    Um abraço!

    @letiolive (Meu contato no Twitter e Instagram)

    ResponderExcluir
  2. SEI QUE PARA QUEM NÃO É KARDESISTA FICA DIFICIL ENTENDER.MAS HÁ TANTOS ESPIRITOS PERDIDOS NA ESCURIDÃO,NAS TREVAS AGUARDANDO NO UMBRAL QUE ALGUÉM SE RECORDE DELES.A SIMPLES LEMBRANÇA DE ORAR COM FÉ PARA AQUELES QUE JÁ SE FORAM É CAPAZ DE SALVA-LOS.NÃO IMPORTA O QUE FORAM OU O QUE FIZERAM MAS O CRIADOR OUVE TODAS AS ORAÇÕES E NO MOMENTO CERTO OS RESGATA BASTA QUE PEÇAM,PELA LUZ.

    ResponderExcluir
  3. Bacana, gosto muito de livros assim, apesar de ter lido poucos, mas acho o assunto bem interessante, não li a trilogia O reino das sombras, mas já fiquei interessado, acho que seria novo pra mim tbm os relatos do livro..rsrs
    Douglas Fernandes
    douglas_bouvier@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  4. Não sou fã de livros espíritas embora já tenha lido vários deles. Esse me chamou a atenção o título do livro que de imediato, achei tratar-se de algum tipo de literatura fantasia e mistério. Depois li algumas resenhas e me inteirei sobre o que era. Acho que posso abrir um espaço para mais uma leitura espírita e tirar minhas conclusões.
    mgrezender@gmail.com

    ResponderExcluir
  5. Bom, eu nunca li um romance espírita, não sou fã de livros desse gênero. Apesar disso, fiquei até empolgada com esse livro. Ao contrário do que pensei não parece ser entediante. Sinceramente, não estou acostumada a ler livros espíritas, sei lá, acho que deixa muita coisa a que se pensar e refletir. No entanto, tenho que ler a obrar para realmente descobrir se vou gostar ou não.

    ResponderExcluir