O Aprendiz - Conjurador #01 - Taran Matharu

Eu sempre gostei de obras que misturam ação, magia e aventura, então quando vi que este novo título iria ser lançado aqui no Brasil pela Galera Record, logo fiquei morrendo de vontade de começar a lê-lo o quanto antes. A capa também me chamou bastante atenção, e, sim, eu amo capas de livros e elas despertam meu interesse na leitura. Não, eu não julgo um exemplar pela capa, mas com certeza uma boa capa é um plus, e deixa a gente com mais vontade de começar a ler.
Em “O Aprendiz” conhecemos a história de Fletcher, um menino órfão de apenas quinze anos que foi adotado por Berdon, o Ferreiro da cidade e que, desde então, ele o ensina o ofício para que Fletcher seja seu ajudante. A vida de nosso protagonista nunca foi fácil, e, mesmo tendo uma boa relação com seu pai adotivo, ele sofre bastante humilhação do filho do homem mais rico da cidade.
Em uma feira anual nosso protagonista acaba ganhando de presente de um velho soldado um diário de um conjurador morto em batalha. Quando acaba lendo o livro, sua vida muda completamente, já que ele acaba invocando um Demônio da espécie Salamandra (um demônio de quinto nível). Logo depois acaba acontecendo um grande problema na vida do garoto, já que ele passa a ser acusado de um crime que não cometeu, obrigando-o a fugir para a cidade. E é durante esta fuga que ele vai parar na Academia Vocans, uma escola de conjuradores que ensina mais sobre a invocação dos demônios e sua origem, e prepara os alunos para os campos de batalha. Algo bem interessante é que apenas os nobres deveriam ter esse poder, então será que nosso protagonista, um plebeu, tem muito mais história do que ele mesmo sabe?
O livro é narrado em terceira pessoa, o que é ótimo já que assim conseguimos entender tudo o que se passa nesta história de uma forma mais ampla. Foi bem gostoso acompanhar a vida de Fletcher e vê-lo criando novos amigos, além de aprender mais sobre feitiços. Os personagens são incríveis, cada qual com seu jeito de ser, e vemos que nada é assim tão fácil para nosso protagonista, porque, mesmo na escola, ele enfrenta problemas como preconceito, bullying, etc. Mas, ainda assim, o rapaz consegue tirar de letra e aprender bastante.
A narrativa é rápida, fluida e bastante envolvente, nos prendendo facilmente nas páginas, já que ela não fica parada nem por um segundo e em todo momento encontramos guerras, lutas, fugas, acontecimentos, magia, bastante aventuras e altas confusões.
Adoro esta capa, que é ilustrada e tem tudo a ver com o conteúdo, e a edição impressa é bem bonita, com o título e o nome do autor em prateado, um símbolo diferente no início de cada capítulo e uma diagramação de texto bem confortável para a leitura. O único fato que pode chatear alguns leitores é que as páginas são brancas, mas, particularmente, não me incomodo com isso.
Esta história primeiramente foi publicada pelo autor no Wattpad, onde conquistou mais de três milhões de leitores em menos de seis meses! Depois de ter sido contratado por uma grande editora esse número rapidamente subiu para seis milhões de leitores! Fico contente de ver que a Galera Record quis apostar nele e trazê-lo para o Brasil também.
Por enquanto esta trilogia tem dois volumes mais um conto com capas e títulos revelados, sendo que apenas o primeiro foi lançado tanto aqui no Brasil quanto lá fora, além do e-book com um prequel, ou seja, que antecede a história deste exemplar, que só foi publicado no exterior, ainda sem previsão de que venha para cá (o que provavelmente não vai acontecer). O segundo livro, “The Inquisition” será publicado em maio deste ano nos EUA, e possivelmente não muito depois aqui, e eu também adorei a capa, que segue o padrão da antecessora.
Recomendo “O Aprendiz” para todas as pessoas que, assim como eu, adoram um livro que consegue misturar magia, ação, aventura e personagens incríveis, com um pano de fundo delicioso. O final nos deixa com um gostinho de quero mais, fazendo com que a gente precise urgentemente da continuação. Uma curiosidade que eu achei muito bacana também é que o autor é filho de uma brasileira com um indiano, então ele tem nosso “sangue” e é sempre bom prestigiar bons livros, ainda mais com uma pitada de nacional.
Avaliação



Comente com o Facebook:

3 comentários:

  1. Olá!

    Sempre que tinha ouvido de livros que foram publicados no Wattpad primeiro e depois fizeram sucesso na versão impressa, quase todos eram hot. Até agora, só um de fantasia que tinha ouvido falar fez esse sucesso no Wattpad e O Aprendiz é o segundo que vejo acontecer isso. Mas isso é só uma impressão minha, já que o Wattpad virou uma peneira para novos escritores online, pois se chama a atenção dos leitores por lá, com certeza, uma editora vai publicar isso.
    Penso que esse conto introdutório de O Aprendiz poderia ser publicado junto com o outro conto, no estilo de Felizes para Sempre, mas a Record não é muito de publicar esses contos de séries e sagas. Sei disso, pois nem na série Mortal da Nora Roberts eles publicam os contos.
    O Aprendiz apresenta uma história interessante e fantástica e que acho que promete muito para quem ama fantasia.

    Um abraço!

    @letiolive (Meu username no Twitter e Instagram)

    ResponderExcluir
  2. Que incrivel *-*
    Adorei a resenha, adoro livros assim, cheio de magia, aventuras, guerras, pra mim é um cenário muito gostoso
    Não sabia que o autor era filho de brasileira com um indiano, interessante :)
    Esse livro já entrou pra minha lista com certeza!!

    ResponderExcluir
  3. Amei a capa desse livro, me lembrou "Trono de vidro", e a temática da história me agrada bastante. Não leio muita coisa com magia mas um que li e achei excepcional foi half bad da sally green.

    ResponderExcluir