Eu Estive Aqui - Gayle Forman

Quando eu li a sinopse deste livro, fiquei precisando saber mais sobre a história na hora. Só ela já despertou uma tamanha curiosidade em mim que foi até difícil não poder começar a ler no mesmo segundo. Claro que assim que me foi possível, comecei a leitura e venho contar para vocês tudo o que achei deste volume escrito por Gayle Forman e traduzido aqui no Brasil pela editora Arqueiro.
Em “Eu Estive Aqui” conhecemos a história de Cody, uma jovem que mora em uma cidadezinha no “fim do mundo” e que sempre sonhou em deixar a sua cidade natal para estudar em uma cidade grande. Mas as coisas não foram fáceis para ela, e a garota não conseguiu realizar esse sonho. Por conta disso, nossa protagonista trabalha com faxinas para juntar dinheiro, mora com a sua mãe e imagina que sua melhor amiga, Meg, que cresceu com ela e com quem sempre dividiu todos os seus segredos, esteja tendo uma vida ótima, já que conseguiu ir estudar em uma nova cidade, pois recebeu uma bolsa de estudos.
Quando Cody recebe um e-mail de Meg avisando que ela iria se matar, no início pensa que é uma brincadeira e avisa aos pais de sua melhor amiga, porém ela acaba tendo a infeliz notícia de que isso realmente aconteceu, fazendo com que nossa protagonista comece a se perguntar o que levou a sua amiga a escolher tirar a sua própria vida.
Ela, então, vai para a faculdade de Meg recolher as suas coisas, e se vê na obrigação de descobrir tudo o que aconteceu, então começa a procurar sobre a vida de sua melhor amiga, sobre as pessoas com quem ela andava, e descobre que a menina tinha muitos segredos guardados, e que nem tudo era como ela imaginava.
Este é daquele tipo de livro que consegue mexer coma gente do início ao fim, já que ele desperta muitos sentimentos e que nos faz pensar sobre a vida, sobre o próximo, sobre nossas atitudes e escolhas e como não devemos julgar ninguém. É um livro extremamente bonito e transmite uma mensagem muito importante, que muitas vezes é pouco explorada.
A narrativa é em primeira pessoa pela visão de Cody, o que foi muito bacana, já que assim conseguimos acompanhar seus sentimentos, descobertas, certezas, incertezas, etc. O livro é bem rápido e fluido, nos trazendo personagens bem cativantes e super bem descritos, que nos conquistam com o seus jeitos de ser.
A capa é muito bonita e segue um padrão semelhante com o de outros títulos da autora publicados no Brasil, mas “Eu Estive Aqui” é um volume único e não tem qualquer relação com os demais. As folhas do miolo são amarelas e a fonte e os espaçamentos são confortáveis para uma leitura bastante agradável.

Indico esta obra para aqueles que gostam de uma história que retrata temas um pouco mais pesados, só que trabalhados de um jeito mais leve e comovente, que nos mostra como devemos respeitar os outros e tentar não julgar ninguém. Este volume traz um enredo marcante, que consegue mexer com nossos sentimentos, sendo um livro realmente interessante, e bem envolvente. Gosto bastante da mensagem que ele transmite, e espero que todos gostem desta história como eu gostei.
Avaliação



Comente com o Facebook:

2 comentários:

  1. Já conhecia a Gayle Forman por causa de Se eu Ficar e virei fã dela. Já li os outros livros e este daí esta na minha listinha de desejados, junto com o O Que Há De Estranho Em Mim. Fico muito satisfeita de ver uma ótima autora como ela ter todos os seus livros publicados no Brasil.
    Sua resenha ficou ótima e só me deu ainda mais vontade de ler, quero saber o que realmente aconteceu com Meg.
    Também acho esta capa bem bonita, aliás, de todos os livros dela.

    juba.jujunascimento@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. Olá, Talitha!

    A capa segue a inspiração do poster de Se eu ficar e, por mais curioso que isso seja, a base dessa capa é a capa original, que tem essas fotos! Só a cor de fundo é que foi definida por votação pelos leitores (e foi o que diferencia esse livro das duas duologias dela).
    Sobre a trama, devo dizer que mesmo sendo um pouco rasa ao falar de depressão, ela consegue dar um ponto de partida para falar desse tema em família, amigos ou nas escolas, já a depressão ainda é tratada como um tavlbu por aí e muita gente sofre com essa doença e não tem coragem de falar sobre ela e ir atrás de ajuda.

    Um abraço!

    @letiolive (Meu contato no Twitter e no Instagram)

    ResponderExcluir