Cress - Crônicas Lunares #03 - Marissa Meyer

Cinder, uma jovem ciborgue, ou seja, que tem partes mecânicas no corpo, vive em um mundo que já foi assolado por diversas guerras, agora é abalado por uma doença fatal denominada Letumose, e vive sob um grande perigo de ser comandado ou, pior, exterminado pela pior de todos, a rainha lunar, Levana.
Um plano maléfico encontra-se em ação e tudo parece sair como a Rainha Lunar planejou, mas Cinder não pode deixar isso acontecer e vai fazer de tudo para mudar os rumos desta história. Depois de muitas reviravoltas, acontecimentos inesperados, e grandes revelações, Cinder é foragida. Agora, ela e seu primeiro companheiro de viagem, Carswell Thorne, vivem na nave Rampion e seguem nesta jornada, com a ajuda de Scarlet e Lobo, para bolar um plano para derrubar a Rainha Levana e encontrar uma saída para a atual situação do universo, uma cura para a fatal Letumose, e a salvação de toda a população da Terra.
No meio do caminho, eles acabam encontrando mais uma aliada, Cress, uma hacker que vive isolada e aprisionada num satélite desde que era apenas uma menina. O grupo decide resgatá-la para que ela os ajude a seguir com o que precisam. Mas os planos nem sempre saem como planejado e o grupo se separa. Enquanto lutam contra o perigo, pela busca da sobrevivência e para se manterem livres, algumas mortes aparecem pelo caminho e muitas outras dificuldades também, tornando tudo ainda mais difícil e a luz no fim do túnel parece estar ainda mais distante, se isso era possível. Resta saber se com um bom trabalho de equipe, mesmo que esta esteja desfalcada, e a ajuda das pessoas certas vão levá-los para o caminho certo ou esta direção simplesmente não existe.
Apesar de esta resenha ser do terceiro volume da série “Crônicas Lunares”, vocês podem lê-la tranquilamente, pois não há qualquer tipo de spoiler, nem deste nem das obras antecessoras. E tem resenha de “Cinder” e “Scarlet” aqui no blog, cliquem nos títulos para conferi-las respectivamente.
Confesso que o primeiro exemplar não me agradou tanto assim, mas o segundo me deixou vidrada e adorando cada página. Não posso dizer que este terceiro teve o mesmo efeito do anterior para mim, apesar de ter curtido mais do que o primeiro, mas não posso negar que a autora evoluiu em sua forma de narrativa e a trama encontra-se bastante eletrizante.
O enredo é bem desenvolvido, cheio de momentos de tensão e outros mais amenos, com muitas explicações e detalhes bem trabalhados. Meyer consegue manter nossa atenção ao mesmo tempo em que nos insere naquele universo que criou, de uma forma tão bem feita que realmente parece que tudo aquilo é de verdade, isso porque cenários, personagens e ações, são amarrados e condizentes com o que foi criado.
Além do mais, acontecem diversas reviravoltas e muitas ocasiões com grande importância vão sendo apresentadas, pois, mesmo que inicialmente não pareçam ser relevantes, acabam sendo mais para frente. Inclusive alguns detalhes que já começaram a serem mostrados nos volumes anteriores ganharam mais força aqui, como a aparição de Cress, que se tornou uma das personagens principais, e algumas outras particularidades foram citadas aqui para serem utilizadas nos demais exemplares.
A minha protagonista preferida continua sendo a Scarlet, de longe, e o Lobo o meu personagem masculino favorito também. Apesar da importância de ambos neste volume, eles acabaram ganhando um pouco menos de destaque do que os demais. Iko é incrível e eu a adoro profundamente, além do mais, ela sempre me diverte. Cinder é ótima, Cress é adorável, e Thorne, o mais divertido. Só acho o Kai meio enjoadinho e, em diversas ocasiões, quando chegava no capítulo protagonizado por ele, eu acabava ficando meio de saco cheio, com vontade de pular, apesar de não ter feito isso.
Até posso afirmar que Marissa é uma escritora excelente, e tem tudo para ir muito longe (mais ainda do que já foi – e olha que ela já alcançou bastante!) e que com certeza vai, o que vem se provando a cada novo livro desta série, tão querida por muitos leitores. Eu, inclusive, ficava maravilhada em todo momento sobre o que estava lendo, pois tudo se encaixa perfeitamente, ocorre e é revelado na hora certa, nos mantendo interessadas no assunto e no que vai vir a acontecer em seguida.
Mas infelizmente não posso dizer que amei a leitura, porque acabou sendo bem arrastada para mim e eu demorei mais dias do que o normal para finalizar. Não porque tenha sido ruim, só acho que às vezes as cenas acabaram sendo mais longas do que o necessário e se algumas tivessem sido cortadas teriam o mesmo efeito, só que com uma fluidez mais notável. E admito que esse fator deve me incomodar mais do que outras pessoas, visto que eu não gosto de demorar tanto tempo lendo algo, porque parece que minha vontade de continuar vai se esvaindo e eu fico com necessidade de começar algo novo, principalmente porque eu tenho tantas outras opções na estante me esperando.
Em meio a muita ação, planejamentos e estratégias, descobrimos novas revelações importantíssimas, aprendemos mais sobre o passado de algumas pessoas, nos despedimos de personagens, damos boas-vindas a outros, e ficamos envolvidas por uma trama complexa e toda interligada, com pano de fundo político, tecnológico e com pitadas de fantasia.
Essa série na verdade é composta por seis volumes, quatro deles contam com mocinhas boas dos contos de fadas como protagonistas, Cinder (Cinderela) no primeiro, ela em companhia com Scarlet (Chapeuzinho Vermelho) no segundo, as duas junto com Cress (Rapunzel) no terceiro, e todas, incluindo Winter (Branca de Neve), no último. Porém, ainda há dois exemplares que completam a série, o #3.5, "Fairest", que na verdade conta o lado e a história da Rainha Levana (Rainha Má), que eu considero essencial, e ainda um livro extra, “Stars Above”, que na verdade traz diversos contos (nove), sendo que alguns antes só tinham sido publicados em e-books e outros são inéditos, que servem de complementos para a série, mas que não são necessários para o entendimento da mesma.
No Brasil, os três primeiros livros já foram publicados (os títulos originais foram mantidos, sendo eles os nomes ou apelidos das protagonistas), e a previsão é que pelo menos mais dois cheguem ainda em 2016, "Fairest" e “Winter”. Não encontrei informações sobre o último, “Stars Above” por aqui, que inclusive também é inédito ainda no exterior, visto que seu lançamento está previsto para o início de fevereiro. Mas acredito que não deva demorar tanto assim para seu lançamento aqui também.
A diagramação segue o padrão do resto da série, e eu gosto da fonte e dos espaçamentos do texto, que são muito confortáveis para uma leitura agradável. A capa é bem bonita, o título na edição impressa está em prateado, e as páginas são amarelas.
Para aqueles que buscam obras com personagens jovens adultos bem construídas, com um enredo bastante interessante e muito bem desenvolvido, personagens carismáticos e uma bela adaptação dos contos de fadas, com os vilões e mocinhos tão conhecidos e amados por nós, só que apresentados de uma forma diferente em um mundo distinto, a série “Crônicas Lunares” é a pedida certa para você! Cress mantém o ritmo e desenvolvimento dos demais volumes, prendendo nossa atenção e nos deixando ávidos por mais.
Avaliação



Comente com o Facebook:

7 comentários:

  1. Oi!
    Quando eu vi a capa do livro, pensei que iria gostar muito do livro e achei a sinopse muito confusa. Mas vamos lá, pensei, vou ler a resenha. Fiquei surpresa, adorei a resenha e fiquei muito interessada no livro, achei a história muito diferente e quero conhecer. Mas como ainda não li nem mesmo o primeiro livro,vou ler Cinder antes.
    Obrigada, por não ter spoiler.
    Beijos!
    k.paola457@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. Olá. Tudo bem?
    Tenho muita vontade de ler esses livros. Tenho que comprar essa série urgentemente. Sou muito fã do gênero e me identifiquei com a história. Parece ser muito interessante. Nunca li nada da autora, na verdade só conheço mesmo os livros dessa série e apenas por nome, por enquanto. Gosto muito quando o autor consegue manter o ritmo do acontecimentos do primeiro livro em todos os demais. Não sei porque mas achei a perspectiva da história um pouco parecida com a série Divergente. Então, adorei. E tenho que concordar com você, que essas capas são simplesmente lindas.

    ResponderExcluir
  3. Oi,as capas já são lindas e chamam a atenção e lendo a resenha deve ser muito bom o livro,uma distopia misturada com contos de fadas é bem diferente de outras distopias.Amei a resenha e estou muito curiosa para ler! Bjs :)

    ResponderExcluir
  4. Ainda não li nenhum livro dessa série, curto muito esse gênero e cada resenha que leio dos livros me deixa ainda mais interessada em conferi a série.

    ResponderExcluir
  5. Eu ganhei o primeiro volume da série e comprei o segundo, mas não os li ainda, porque sempre tem alguma obra que fura a fila...
    Achei bem interessante e original a mistura Sci-Fi/distopia/contos de fada, com mocinhas inteligentes e descoladas, fora as capas lindíssimas.
    Esse terceiro volume parece ser tão bom quanto os outros, trazendo uma hacker para o enredo. Vamos ver se ela é tão boa quanto Lisbeth Salander, protagonista da Trilogia Millennium.

    ResponderExcluir
  6. Olá!

    Na verdade já pesquisei uma vez sobre as Crônicas Lunares e vique esse Stars Above é uma compilação de contos ligados a série que só foram publicados no site da autora e vi no meu Kindle que tem um material extra na forma de dois contos nunca publicado (Óbvio para fazer valer a compra a quem já tinha lido os contos antes).
    O curioso é gostei de ver a autora melhorando a cada livro, mas dá uma leve angústia ver a Cinder, a protagonista do primeiro livro e motriz de toda a história, sem resolver sua história com o Kai. Todavia, vi que a Leviana ganhou um acúmulo de papéis semelhante a do Rumplestilkin em Once Upon a Time, já que em Cinder, ela era como a Madrasta má e vemos que também é nesse universo o equivalente a Rainha Má (que também é uma madrasta) o que torna a trama ainda mais interessante.

    Um abraço!

    @letiolive (Meu contato no Twitter e Instagram)

    ResponderExcluir