As Leis de Allie Finkle para Meninas #06: De Volta ao Presente - Meg Cabot

Eu ainda não tinha lido nenhum dos livros desta série, mas sempre gostei de obras mais infantis, e amo Meg Cabot (ela é uma das minhas autoras favoritas, além de ser incrivelmente linda e fofa). Então resolvi que queria ler um dos volumes de Allie Finkle, uma das poucas séries dela que eu ainda não tinha lido nenhum exemplar. E foi por este motivo que agora venho compartilhar com vocês tudo o que achei deste volume. Mas preciso comentar que só li o sexto, que por acaso é o último, portanto não posso falar sobre os anteriores.
Nesta série conhecemos Allie Finkle, uma menina de apenas nove anos que, diferente das outras meninas, não escreve um diário comum, e, sim, um caderno de leis, onde ela anota tudo que considera muito importante (uma lei para ela) para conseguir viver em sociedade. Foi muito gostoso poder acompanhar as leis que ela cria, pois, além de algumas serem bem divertidas, muitas são realmente importantes. Cada uma delas é o título de um capítulo, nos dando uma prévia do que podemos esperar.
Neste volume nossa protagonista descobre que irá fazer uma excursão escolar para a Campina Pote de Mel, um museu vivo que antigamente costumava ser uma escola onde todos estudavam juntos, independente da idade ou série. Como ela nunca andou de ônibus escolar, o que era um sonho já que mora tão perto da escola, vemos o quanto Allie está animada, e mesmo quando sua professora pede para que todas usem roupas mais antigas, vestindo-se à caráter para a visita, nossa protagonista não desanima nem um pouco.
Tudo estava bem e perfeito até que nossa protagonista descobre que a sua turma irá dividir o ônibus com a sua antiga turma da outra escola. E para piorar toda a situação, ela é colocada no mesmo time de atividades de Mary Kay, sua ex-melhor amiga que traiu sua confiança no passado.
O livro é realmente bem fofo, e mostra, principalmente para os mais jovens, que tem como sair de cabeça erguida em diversas situações, e como tirar o melhor proveito de todas elas. Além disso, as regras que Allie cria são incríveis e realmente úteis para a vida, como a lei número cinco: “Quando você está se sentindo mal, a pior coisa que pode fazer é contaminar os outros com seu mau humor”, ou engraçadas como a lei número três: “Perguntar para a professora sobre o namorado dela é violar as leis”, passando por umas bem interessantes como a lei número quinze: “Fofocar é maldoso, a não ser que seja por um bom motivo”.
Como falei acima, este é um volume infantil, então a linguagem é bem leve e simples, nos trazendo uma história fofa e encantadora, personagens incríveis e um pano de fundo simplesmente encantador, e que pode realmente acontecer com qualquer um.
Esta foi a primeira série da Meg voltada para o público infantil, todas as demais eram para adolescentes ou adultos, apesar de agora ela ter começado a escrever outro, uma spin-off de “O Diário da Princesa”, que ainda não foi lançado no Brasil, mas este é um assunto para outra resenha. Aqui todos os seis exemplares já foram publicados e fiquei curiosa para ler os antecessores, o que devo fazer em breve.
A capa é uma graça, com cores em tons pastéis e pequenas ilustrações adoráveis, seguindo o padrão de todos os demais títulos da série, e ainda são muito mais bonitas do que as edições americanas. As páginas são amarelas, o texto tem fonte em tamanho onze e palavras e frases bem espaçadas.
Recomendo este volume para todas as pessoas que curtem uma história incrível voltada para o público infantil, que consegue ser bem leve e divertida, e que, além de conquistar os leitores mais jovens com ensinamentos através de leis, conquista também os mais velhos com uma história despretensiosa e personagens incríveis. Amei, e a partir de agora pretendo comprar os volumes anteriores para ter a série completa em minha estante, assim como na minha vida, para lê-la o quanto antes.
Avaliação



Comente com o Facebook:

3 comentários:

  1. O livro parece ser daqueles com uma narrativa bem fácil e gostos, que te envolve e vc nem vê o tempo passar..rsrs
    Eu gosto de livros assim, principalmente depois que vc sai de uma leitura pesada ou de uma série grande (é o meu caso) rsrs
    Eu já quero o livro, saber mais sobre esses ensinamentos...hahahaha
    Douglas Fernandes
    douglas_bouvier@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá!

    Já posso dizer que já fiz como você e comecei uma série pelo final ou pelo volume mais recente lançado? Isso foi uns anos atrás com Crepúsculo, Gossip Girl (mesmo que na época, tinha sido com o livro mais recente da série) e Diário da Princesa, porque sou muito ansiosa e não quero ficar com medo entre as leituras do que irá acontecer com os personagens. Então era melhor saber já tudo do que sofrer com medo. Mas agora também leio série na ordem normal, mas só se não tiverem cliffhangers pesados e sofridos.
    Amei as leis da Allie e achei o livro fofo, mesmo com as rivais odiosas da Allie, mas ela sabe dar a volta por cima e se superar.

    Um abraço!
    @letiolive (Meus contatos no Twitter e Instagram.)

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia esta série da Meg ainda, parece ser tão fofinha! Eu gosto destes livros mais infantis porque fazem a gente sorrir no processo, e ainda ensinam os mais novinhos algumas coisas da vida. Parabéns pela resenha. Também já fiz isso de ler livros de séries fora da ordem, e ainda faço rsrs Mas só quando não precisa muito ler na ordem, se não a gente fica sem entender nada. Adorei a resenha!

    juba.jujunascimento@gmail.com

    ResponderExcluir