Os Fantásticos Livros Voadores de Modesto Máximo - William Joyce

Como já comentei inúmeras vezes aqui no blog, sou uma grande fã de livros infantis, mesmo sendo adulta e não tendo crianças por perto. Tudo porque eles são lindos em termos de conteúdo, e também visualmente falando. Cada novo volume é repleto de lições fofas, personagens adoráveis, histórias encantadoras e, muitos deles, ainda são ilustrados.
“Os Fantásticos Livros Voadores de Modesto Máximo” reúne tudo isso e muito mais em uma história repleta de sensibilidade sobre algo muito significativo para os fãs da literatura: o amor pelos livros e o poder que eles têm de transformar vidas.

Sério, gente, não tem como eu falar mais sobre a trama porque o livro é bem curtinho e tem apenas cinquenta e seis páginas com pouco texto, mas é extremamente tocante e também emociona com facilidade e vocês precisam ler para sentir o que estou dizendo porque minhas palavras não farão jus a ele. Além disso, todas as ilustrações, os detalhes presentes em cada uma delas, as cores, tudo casou perfeitamente com a história que o autor gostaria de nos contar, e ele o fez com maestria durante aquelas curtas páginas.

Um fato interessantíssimo que eu precisava comentar nesta resenha é que esta história inspirou o filme vencedor do Oscar de Melhor Curta-Metragem de Animação em 2012 (!!!), e depois foi adaptada para este livro, mantendo as ilustrações originais do filme, que, inclusive, alcançou o primeiro lugar na lista dos mais vendidos do The New York Times.

Encontrei o curta no Youtube e vocês podem conferir AQUI. Assistam porque vale muito a pena, mas leiam a obra também porque ela é linda e tão emocionante quanto, além de com certeza merecer um lugarzinho especial nas estantes de vocês.

Como este é um picture book, as imagens ganham bastante destaque, mais até do que o texto, e acho que ninguém poderia ter feito um trabalho melhor para retratá-las. As ilustrações de William Joyce com Joe Bluhm são simplesmente belas demais para eu encontrar alguma palavra melhor para descrevê-las. Há partes em preto e branco que vão ganhando cor ao longo do caminho aos poucos, de acordo com a evolução do enredo e achei isso bem interessante mesmo.

Para quem não conhece este artista, William Joyce é um autor e ilustrador bastante conceituado que já até foi eleito uma das cem personalidades de destaque do novo milênio pela revista Newsweek. Dele foram publicados em português esta obra mais duas séries, que ainda não estão completas, os também picture books “Os Guardiões da Infância”, com dois de três volumes (o terceiro sai no exterior este mês) já publicados no Brasil, e “Os Guardiões”, com três livros em português (o terceiro acaba de ser lançado) de um total de quatro. Desta última, tem resenha de "Nicolau São Norte e a Batalha Contra o Rei dos Pesadelos", primeiro volume, aqui no blog.

A edição é muito, muito linda, com capa dura, formato diferenciado de 29,2 cm x 20,6 cm, qualidade de impressão superior, fonte do texto bem grande e espaçada, folhas em papel couché (estilo página de revista, só que mais grossas).


Esta emocionante e tocante história sobre um leitor e toda a mudança que os livros trouxeram de positivo para sua vida é uma leitura rápida, sensível e envolvente, bonita e triste ao mesmo tempo, que faz com que cada um de nós, leitores, feche a última página com um sorriso no rosto de felicidade. Recomendo um milhão de vezes!
Avaliação



Comente com o Facebook:

6 comentários:

  1. Que livro lindo. Amei as páginas dele. Acabamento e imagens lindas. Dá gosto de olhar e ler. Com certeza vou adorar ler e apreciar estas imagens. Valeu pela dica. Gamei.
    beijos.

    ResponderExcluir
  2. Que coisa mais linda esse livro, eu quero, nossa tem que alugar uma casa só pra colocar os livros desejados, as fotos que postou são lindas, vou procurar o livro e vi o curta amei, obrigado por compartilhar essa lindeza.

    ResponderExcluir
  3. Que livro lindo *-*
    as vezes é bom né, ler um livro cheio de imagens assim, bom tbm pra já incentivar desde pequeno a leituras, vale a dica pra dar de presente pros pequenos e pequenas...rsrs

    ResponderExcluir
  4. Esse livro deve ser uma delicia de ler. Gostei muito da resenha e estou encantada com as ilustrações.

    ResponderExcluir
  5. Olá
    Nossa que lindo, também amo livros infantis sempre amei, e depois da chegada mim minha filhota que pra minha alegria também se apaixonou pelos livros, esses encantadores estão sempre mais presentes aqui em casa, e esse já quero pra ontem rsrs

    ResponderExcluir
  6. Oi!
    Eu amo livros infantis e com essas lindas ilustrações dá muita vontade de ler.
    Como você disse na resenha qua a história fala sobre o poder da leitura em nossas vidas, tenho certeza que todo amnte de literatura vai aprecia-lo.
    ate +

    ResponderExcluir