Jurassic Park - Michael Crichton

Eu assisti a esse filme quando era criança, e ainda consigo me lembrar de algumas cenas que ficaram na minha cabeça. Hoje, muitos anos depois, resolvi assistir Friends, uma série que eu ainda não havia assistido direitinho todas as temporadas e capítulos em ordem, e todo mundo sempre falava para eu fazer isso logo. Vocês devem estar se perguntando: O que uma coisa tem a ver com a outra? Em uma das temporadas o Ross, um dos personagens da série, que inclusive é um paleontólogo, resolveu falar do filme, e eu lembrei que gostei bastante quando criança. Resolvi, então, procurar de novo esta história e foi assim que comecei a ler esta obra escrita por Michael Crichton.
Em “Jurassic Park” conhecemos a história de John Hammondm, um milionário que é dono da InGen, que resolve criar um parque com dinossauros vivos, já que ele consegue clonar os mesmos através da reconstrução genética de DNA encontrados em mosquitos e preservados em âmbar. Em uma ilha na Costa Rica, este milionário convida alguns estudiosos e especialistas, além dos seus dois netos, para provar que sua ideia é brilhante e segura, a fim de atrair novos investidores para sua causa e provar que o parque pode ser inaugurado.

Porém, o que tinha tudo para dar certo já que a ilha contava com vários sistemas de segurança, não dá e algo acontece, já que John Hammondm acaba sofrendo uma sabotagem e, com isso, a segurança do parque agora está falha, ou seja, os dinossauros estão à solta nesta ilha e os humanos que estão por lá têm que correr para salvar a suas vidas neste local cheio de predadores.

A narrativa é super rápida e fluida, e nos é apresentada através de capítulos bem curtos, o que acaba trazendo ainda mais agilidade na hora da leitura. Os personagens são incríveis e muito bem descritos, e o autor soube criar cada um deles de uma maneira perfeita, trazendo qualificações que explicam melhor a história, pois ele criou um matemático, um paleontólogo, entre outros que fizeram desta trama possível.

Dá para ver em todo momento que Michael Crichton pesquisou bastante para fazer desta obra uma ficção científica maravilhosa, já que ele se preocupou em explicar muitos aspectos, trazendo um conteúdo científico maravilhoso em uma trama dramática cheia de ação, aventura e ficção. Com um final bastante trágico, esta história consegue capturar nossa atenção em todas as páginas com um enredo tenso e aterrorizante que também acaba nos fazendo você prender o fôlego em diversos momentos.

A edição nacional publicada recentemente pela Aleph é completamente maravilhosa, primeiramente por conta da capa e da contracapa, fantásticas, segundo porque as bordas das folhas são vermelhas (!), terceiro porque a obra é recheada de detalhes gráficos, com páginas pretas, detalhes ilustrados e outros elementos (vejam nas fotos), quarto porque a diagramação está muito boa para uma leitura fácil e tranquila devido aos ótimos espaçamentos do texto, e, além de tudo isso, ainda conta com páginas amarelas.



Quem já viu algum dos filmes e gostou bastante, não deve deixar de ler este volume, que traz uma história tensa, cheia de conteúdos científicos bem explicados e com personagens incríveis que vão lutar pelas suas vidas em um parque cheio de dinossauros.


Esta obra consegue ser assustadora e prender a gente com momentos cheios de movimentação, suspense, mistérios, e uma aventura e tanto. As cenas foram muito bem descritas, inclusive as mais violentas, mas também temos momentos mais leves e descontraídos.  Recomendo “Jurassic Park” para todo mundo que gosta e está à procura de uma história épica, sendo um clássico emocionante e brutal de ficção científica.
Avaliação



Comente com o Facebook:

8 comentários:

  1. Coisa mais linda esse livro *-*
    Gente quando eu vi a capa do livro achei que seria da Darkside, pq a editora Darkside sempre com capas maravilhosas, adoro livros com capas bonitas. Eu já tenho esse livro como desejado e quando vejo uma resenha assim só aumenta meu desejo com o livro, bom quando a leitura rápida e fluida e gosto tbm quando os capitulo é curto, tbm acho que ajuda na leitura... rsrs

    ResponderExcluir
  2. Olá!!
    Li recentemente esse livro e concordo totalmente contigo. A história contada pelo Crichton é bastante fluida e nos faz entrar nela. E realmente ele embasou bastante sua história o que me deixou com a sensação de que aquilo bem que poderia ser real!!
    E o que dizer do trabalho editorial da Aleph?? Lindo, maravilhoso e que enche os olhos. Amei tudo! Em especial a capa e as lombadas vermelho vivo!!
    Linda sua resenha!
    Bjs =D

    ResponderExcluir
  3. Também me lembro de cenas do filme quando era criança, principalmente da cena do tiranossauro rex derrubando os carros. Li o livro no meio do ano e até tenho ele na cabeça, foi um dos melhores do ano. Amava os filmes e amei o livro também!

    ResponderExcluir
  4. Adorei o livro, fiquei muito curiosa, principalmente por causa das ilustrações e tals! Amei

    ResponderExcluir
  5. AI MEU DEUS, EU PRECISO DESSE LIVRO PRA ONTEM!!!
    Se já sou louca pelos filmes de Jurassic Park, imagine como ficarei pelo livro!
    Adorei o post!
    Bjs
    doprefacioaoepilogo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. AI MEU DEUS, EU PRECISO DESSE LIVRO PRA ONTEM!!!
    Se já sou louca pelos filmes de Jurassic Park, imagine como ficarei pelo livro!
    Adorei o post!
    Bjs
    doprefacioaoepilogo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Adoro os filmes e não vejo a hora de ler esse livro.
    O projeto gráfico tá lindo *-*

    ResponderExcluir