A Cozinha Encantada dos Contos de Fadas - Katia Canton

Todo ser humano do mundo já ouviu falar de contos de fadas, claro. Com certeza mais de 90% da população também já leu, assistiu ou ouviu alguma dessas histórias, certo? Mas algo que eu nunca antes tinha visto era um livro com receitas baseadas nos contos de fadas!
E é por isso que logo fiquei interessada nesta obra magnífica, que mistura comida com histórias amadas por mim. Então preciso indicá-la para todos que tiverem crianças por perto e também para os que não têm, mas adoram comer coisas diferentes, principalmente se elas forem baseadas no que os próprios personagens dos contos de fadas consomem!
Os contos são, na ordem apresentada no livro: Chapeuzinho Vermelho, Pele de Asno, Cinderela, Rapunzel, Branca de Neve, Gato de Botas, Barba Azul, Rainha da Neve, João e Maria, O Príncipe Sapo, Bela Adormecida, A Pequena Vendedora de Fósforos, O Patinho Feio, Polegarzinha, A Princesa e a Ervilha e, para finalizar com o meu preferido, A Bela e a Fera.


A edição está lindíssima graficamente falando, já que a autora, que também é ilustradora, fez um trabalho divino com estampas diferentes para cada história, com elementos das mesmas, e também ilustrou cada uma das vinte e três receitas. E, gente, estou completamente apaixonada, é sério! Eu amo desenhos, e eles são tão delicados e fofos que eu queria ter paredes na minha casa com algum deles, juro! Hahaha


O livro é dividido por conto de fadas, sendo que na página da esquerda há o título da história, juntamente com o nome da receita que será explicada naquele capítulo. Na folha da direita há a própria historinha, acredito que alguns de forma resumida, com uma indicação abaixo de qual foi o escritor daquela versão.


Virando a página, encontramos as receitas, o grande diferencial do livro, que também são um caso à parte. Primeiro porque Katia comenta sobre o prato que vai demonstrar, falando sobre ele no conto e sobre o motivo de ela ter escolhido aqueles ingredientes principais para compor as receitas, que são explicadas de forma simples, rápida e com pequenos desenhos demonstrando passo a passo. Além disso, estas folhas possuem margens coloridas, cada conto com uma cor diferente, dando um efeito bem legal no todo.


Antes das receitas, há uma apresentação e uma introdução, ambas escritas por Canton, seguidas de dicas e linguagens da cozinha, para facilitar na hora de preparamos alguma delas.


Katia Canton é uma artista e escritora nacional, que já ganhou prêmios, assim como diversas de suas obras também foram premiadas ou receberam indicações importantes. No final do livro ela nos conta um pouco sobre si mesma, sobre seu interesse por contos de fadas e a respeito da ideia que teve para criar este projeto delicioso. Com certeza vou querer ler mais títulos publicados pela autora o quanto antes.



“A Cozinha Encantada dos Contos de Fadas” é um exemplar que você definitivamente precisa ter na sua casa por conta das adoradas histórias e, principalmente, das receitas deliciosas baseadas nelas, que vão deixar cada comida, doce ou bebida com um gostinho ainda mais especial. E, para os pequenos, saber que aquelas são as mesmas coisas que os personagens comem, com certeza vai inspirá-los a querer prepará-las e a saboreá-las com um prazer a mais. Eu teria adorado quando criança e não vejo a hora de poder fazer cada uma das receitas junto com meu futuro filho também. hahaha


Avaliação



Comente com o Facebook:

4 comentários:

  1. Hello!!
    Eu to simplesmente encantadaaaa com esse livro!
    Nunca tinha escutado falar e ao ler a resenha eu ja me apaixonei.
    Grande ideia mistura comida com contos de fadas!!!!! E a capa e as páginas foram taooo bem feitas que preciso ter uma pra mim com certeza!
    Amei que o livro é todo colorido, tem a parte da historia, fala sobre a receita no conto e os motivos da escolha dos ingredientes principais para compor as receitas!!!
    Eu amo cozinhar e amo contos, acho q foi um casamento feliz esse livro.
    Amei, amei!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Adorei o livro *-*
    Eu confesso que adoro contos de fadas, sempre que surge um livro releituras dos contos, ou qualquer coisa que fala sobre os contos me interesso, eu li a saga encantadas achei muito interessante, assisto Once upon a time, gosto muito, entao nem preciso dizer que esse livro já virou um dos meus desejados ne...rsrs
    Ahh e gosto de tentar alguma coisa na cozinha de vez em quando...rsrs

    ResponderExcluir
  3. Nossa amo cozinhar e curto muito contos de fadas, esse livro parece ser maravilhoso já foi para o topo da minha lista de desejados, lindas ilustrações.

    ResponderExcluir
  4. A Cozinha Encantada dos Contos de Fadas - Katia Canton
    Gosto muito dos livros de contos de fadas. E ter um livro com as receitas e histórias dos contos de fadas seria maravilhoso. Quero muito ler e sonhar de quando era criança. Resenha muito boa.

    ResponderExcluir