Para Todos os Garotos que Já Amei - Para Todos os Garotos que Já Amei #01 - Jenny Han

Lara Jean já gostou de alguns garotos até agora – cinco para ser mais precisa –, mas não iniciou um relacionamento com nenhum deles por diversos motivos. Até que ela decide ir em frente e deixar aquela paixão para trás. Para fazer isso, escreve sinceras cartas de amor, onde fala de seus sentimentos, pensamentos secretos e observações cuidadosas, sem nunca reprimir nada. Tudo o que ela sente é deixado no papel e, depois, ela guarda as cartas e aqueles sentimentos acabam ali. Não são cartas de amor para serem enviadas para os garotos, mas para ela se despedir do que sente por eles e, por isso, as deixa dentro de uma caixa de chapéu azul-petróleo.
“Se o amor é como uma possessão, talvez minhas cartas sejam meu exorcismo. As cartas me libertam. Ou pelo menos deveriam.”
Até que tudo muda. Sua caixa de chapéu some e, junto com ela, todas as cartas que Lara Jean escreveu até então. Tudo teria ficado por isso mesmo se o pior não tivesse acontecido, mas aconteceu: todas elas foram enviadas para seus respectivos destinatários. Agora os sentimentos de Lara Jean saem do papel e as consequências não podem ser controladas como ela gostaria. Com a ida do seu porto seguro, sua irmã, Margot, para a faculdade, ela não vai poder lhe pedir ajuda e precisará encontrar formas de lidar com este turbilhão de coisas. Sozinha.
Já havia lido dois outros títulos escritos por Jenny Han, "O Verão que mudou minha vida" e "Olho por Olho", este último escrito em parceria com outra autora, Siobhan Vivian, que inclusive já foram resenhados aqui no blog (clique nos títulos para conferir). Ambos eu li há alguns anos – um em 2012 e o outro em 2013 –, mas não havia gostado tanto assim de nenhuma das duas histórias, tanto que minha nota final de avaliação foi três casinhas para cada, ou seja, bem na média mesmo.
Quando vi a capa de “Para Todos os Garotos que Já Amei” fiquei apaixonada e, assim que li a sinopse, fiquei muitíssimo interessada na leitura porque a proposta da obra parecia ser incrível, e eu queria saber o que a protagonista ia fazer depois que suas cartas tivessem sido enviadas para aqueles garotos. Mas, por saber que se tratava de mais uma obra de Han, fiquei com o pé atrás, afinal as minhas experiências anteriores não foram tão boas assim. Mas a autora acabou me surpreendendo desta vez e a história é tão fofa e carismática que é impossível não se apaixonar! Talvez sua escrita tenha mesmo amadurecido desde então, afinal este é um dos últimos livros que ela escreveu e já se passaram vários anos desde sua estreia, só sei que desta vez ela realmente acertou.
A história tem todo aquele clima gostoso da adolescência, quando nossas vidas ainda são mais simples e as preocupações se resumem a situações mais leves, quando as amizades estão presentes e o romance é fácil, inocente e fofo. Quem está passando por esta fase com certeza vai ficar encantado com o conteúdo da obra e os que já passaram da idade vão poder reviver esses momentos com nostalgia.
Os capítulos são bem curtinhos, meu tipo preferido, e a escrita da autora é extremamente gostosa, fazendo com que a leitura seja fácil e incrivelmente fluida. A narrativa é em primeira pessoa por Lara Jean, então conseguimos acompanhar todos os seus sentimentos, conflitos, angústias, alegrias, pensamentos e dramas de perto, e pudemos entender cada ação e reação dela de uma forma tão próxima que faz com que o leitor se sinta seu grande amigo.
Adorei a Lara Jean, ela é uma menina doce, fofa, com uma personalidade bastante meiga e agradável e que tem um jeitinho adorável de melhor amiga. Se ela fosse real e eu adolescente, com certeza gostaria de tê-la no meu hall de amigas íntimas, inclusive porque me identifiquei bastante com ela em diversos momentos e também devido a várias de suas atitudes quando eu tinha a sua idade.
Há um triângulo amoroso nesta obra e eu ficava cheia de dúvidas sobre qual caminho a autora iria seguir e por qual pretendente nossa protagonista iria se apaixonar de verdade. Não posso dizer que tive um preferido desde o primeiro instante, mas sempre fiquei com o pé atrás a respeito de um deles, não de um jeito que eu não gostaria que ela o escolhesse no final ou que fosse me irritar caso ela ficasse com ele, nem nada do tipo, mas por conta da história dos dois eu não sabia se ia adorar se isso realmente acontecesse. Mas depois um dos personagens (o outro!) acabou conquistando meu coração junto com o da Lara Jean e no final eu já torcia para que ela ficasse com ele. Preciso da continuação para saber se o que eu desejo vai realmente acontecer.
O que há entre os personagens é uma relação mais pura, não há muito contato físico, e isso foi bacana porque nós pudemos entender os sentimentos, vê-los nascer e florescer dentro deles, e conseguimos acreditar que o que sentem pelo outro é realmente o mais importante no relacionamento. 
Também achei bacana que, além do romance, a autora soube trabalhar bem a estrutura familiar da trama e as amizades. Gostei muito de quase todos os membros da família de Lara Jean e de como eles interagem entre si, a única que me irritou completamente e não me fez ter muito empatia por ela foi sua irmã mais velha, Margot. Mas o destaque, além da protagonista, vai para Kitty, a caçula, que é hilária e rendia as melhores cenas.
Confesso que pensei que haveria mais drama sobre as cartas enviadas do que realmente teve, justamente porque este é o ponto principal do enredo. No total, cinco cartas foram mandadas, três delas foram citadas muito brevemente (sendo que duas eu ainda espero que sejam melhor desenvolvidas na continuação) e as outras duas serviram para moldar os acontecimentos, mesmo que uma delas ainda tenha ocorrido isso só como pano de fundo. Queria ter visto um resultado diferente ou engraçado vindo de pelo menos uma carta, mas isso não aconteceu.
A capa é a coisa mais fofa e tem tudo a ver com o conteúdo, o que a deixa ainda mais bonita. A tipografia utilizada para o título é perfeita e combinou com o resto de forma bem harmoniosa. A diagramação interna é simples, com o texto bem espaçado e a fonte em um tamanho confortável, que, juntos, deixam a leitura mais agradável, principalmente se levarmos em conta que as folhas são amarelas.
Este livro possui uma continuação, “P.S.: Ainda Amo Você” (título nacional), que na verdade foi lançada lá fora há alguns meses e não vejo a hora de chegar ao Brasil também. Espero que a Intrínseca não demore muito com esta tradução, que tem previsão de publicação para o primeiro semestre do ano que vem, então vamos torcer para que isso realmente aconteça.
Uma história doce, uma protagonista adorável, uma situação inusitada, uma família graciosa, uma pitada cômica, a descoberta do primeiro amor onde a gente menos espera, e um romance inocente, fazem de “Para Todos os Garotos que Já Amei” uma leitura cativante e envolvente que vai fazer você se encantar e ficar desejando por mais ao virar a última página.
Avaliação



Comente com o Facebook:

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Adorei! Estou louca pra ler esse livro, parece ser super legal e a capa é muito fofa!

    ResponderExcluir