Vrykolakas - Apenas Lembranças - Nathalia Yamao

Quando eu escolhi ler Vrykolakas- Apenas Lembranças da autora Nathalia Yamao, da editora Schoba, eu esperava um livro de vampiros dentro dos padrões esperados, os tradicionais sanguinários ou modernos mocinhos que não lidam bem com sua natureza, mas eu jamais imagina ler um livro fofo com uma pequena viagem ao mundo!

Quatro jovens vampiras e amigas dividem um apartamento em New York,  elas parecem felizes e tranquilas com suas naturezas, mas por trás da aparente felicidade cada uma esconde histórias marcadas por perdas, tristeza e dor. Ligadas por um passado trágico elas evocam através dos detalhes do dia a dia suas lembranças mais preciosas e continuam apesar de suas marcas, será que isso é realmente possível?

O livro é todo narrado em terceira pessoa sob o ponto de vista da personagem que evoca a memória. Embora o livro tenha uma linha central que é nos dias atuais em New York, trata-se de um livro de memórias das quatro meninas que se lembram de suas histórias de vida. Primeiro conhecemos as histórias de amor de Mika e Midore, e depois o processo de transformação de Rukia e Tomoyo que mais tarde se juntam as demais em uma história central de como se conheceram. Todas as lembranças são ótimas, e elas por si só já renderiam um livro, já que as personalidades e detalhes explorados seriam suficientes para tanto, especialmente a história mais longa da transformação delas.

Um detalhe que eu particularmente amei foi ele se passar em diversas partes do mundo, primeiro em New York, depois em Madri, passando para o Japão, país que é bastante explorado já que todas as meninas são todas japonesas, depois Transilvânia e por fim Londres (essa é citada mas não é explorada). Essa característica torna o livro bastante ágil e dinâmico.

Quanto a mitologia criada é peculiar, visto que todas elas possuem poderes, sendo praticamente vampiras bruxas, pois seus poderes são evocados por feitiços também. Criaturas como lobisomens e unicórnios são citados. O traço característico do vampiro se alimentar de sangue foi mantido, mas o sol não é problema para elas, assim como as demais características comuns, elas chegam até a se alimentar com comida comum embora não precisem.

Midore, Mika, Tomoyo e Midore são garotas doces e sensíveis, embora sejam vampiras tem um ar inocente, a bondade da natureza delas. O amor marcou suas vidas, e deixaram marcas permanentes, mas o tempo pode unir essas mocinhas ao amor novamente (pelo menos eu espero por uma continuação com essas histórias!). São unidas e corajosas capazes de fazer qualquer coisa uma pelas outras, são a única família que possuem durante todos esses longos anos.

Os vilões Sebastian e Jack tem ideias malucas de um mundo melhor, e isso já seria motivo suficiente para ter raiva deles, mas assim como Tomoyo eu não consegui nutrir antipatia por eles. Os meninos Nathan, Heisuke e Shiyu que fazem parte do passado das vampiras também são ótimos personagens, um caçador, um samurai e um monge, todos donos de personalidades fortes e vibrantes.

O fim de cada lembrança é triste, todas elas tiveram em suas mãos o que mais desejaram e tiveram seus desejos retirados, eu torci por elas, mas já imaginava que as histórias não dariam certo pelo spoiler do momento atual delas. O livro termina de forma aberta já que um novo acontecimento é narrado, e fica no ar se poderemos esperar pelas aventuras deste grupo, espero honestamente que sim.

Vrykolakas é uma viagem pelo tempo, espaço e memórias de vampiras que perderam a vida mas nunca a capacidade de amar, sentir empatia ou sorrir, porque depois de um dia ruim o sol pode brilhar, ainda mais quando existem companheiras que param o tempo, transformam o ar e vê tudo com os olhos que tudo vê!

Avaliação











Comente com o Facebook:

Um comentário:

  1. Cadê meu comentário aqui ? :O
    Parabéns pela resenha, Bru! Fico feliz que a leitura tenha te cativado! Miquilis!

    ResponderExcluir