Sonhos Lúcidos - Dylan Tuccillo, Jared Zeizel, Thomas Peisel

Leio sobre viagem astral já fazem uns bons anos, e encontrar material a respeito em português não é tarefa fácil. Espiando os lançamentos da sextante eu me deparei com Sonhos Lúcidos - Um Guia para Dominar a arte de controlar seus sonhos, dos autores Dylan Tuccillo, Jared Zeizel, Thomas Peisel, e depois de ler a sinopse eu jurava que tinha encontrado um livro a esse respeito, mas não foi bem assim.

A primeira coisa que talvez você esteja se perguntando é: o que é um sonho lúcido? Ser capaz de ter um sonho lúcido significa que você se torna capaz de manipular os seus sonhos conforme desejar, simples assim! Para compreender primeiro temos que ter em mente que o sonho é resultado de conteúdos do inconsciente, sejam ele resíduos diurnos, ou seja, restos do que viveu no seu dia, seja ele material reprimido de traumas ou lembranças de seu passado.

Sendo o sonho material proveniente de seu próprio inconsciente os autores propõem através de dicas que você seja capaz de fazer nos seus sonhos o que desejar, como encontrar pessoas vivas ou mortas, viajar para lugares e etc. E além disso também consiga promover cura de doenças sejam elas psíquicas ou físicas através da compreensão de si mesmo.

A proposta é muito interessante e acredito que seja possível de se alcançar, mas não de maneira fácil. Acredito nisso porque o inconsciente trabalha duro para proteger o consciente de seus conteúdos, e ele não vai abrir mão fácil de suas defesas que já estão tão enraizadas em nosso interior.

O livro é bem estruturado, parte desde de um histórico sobre os sonhos e seu significado; passando por estágios do sono; trabalhando conceitos como intenção e lucidez; até chegar em métodos propriamente ditos para lembrar, criar, manipular e viver nos sonhos, seja através de diários de sonhos, seja com pequenos detalhes na vida diária. Os pesadelos também são brevemente abordados, assim como funções criativas que vão além dos conteúdos inconscientes.

Cada tema tem uma frase de inspiração em seu início, estas frases por sinal são excelentes e muito inspiradoras, outro detalhe é a diagramação do livro com ilustrações muito ricas e pequenos boxs ao longo de todo texto com testemunhos de pessoas que tiveram experiências de sonhos lúcidos, o livro é muito bonito e transmite uma atmosfera onírica. A capa é encantadora em soft touch!

Talvez nesta altura você esteja se perguntando onde entram as viagens astrais, bem por toda parte. Alguns dos relatos nos boxs são claramente viagens astrais, e não apenas criações inconscientes. Algumas características atribuídas a esses sonhos como rever entes mortos ou receber orientações de mentores também são de viagens astrais. Mas que fique claro o autor não aborda este tema de forma direta, mas quem estuda o tema vai identificar fácil ele entra as páginas.

De toda forma acredito que este livro seja um ótimo método para começar a tentar fazer viagens astrais, visto que ele ensina métodos para não só controlar a própria mente como promover auto -conhecimento, alguma das peças chaves para volição.

Indico esse livro para todos que se interessam pelos mistérios da mente, querem ter maiores ferramentas de percepção de si mesmo, assim como de transformação, afinal deitar e dormir não é apenas uma questão de descanso, ao contrário pode ser o começo de um trabalho muito produtivo. Então voe mais alto!

Avaliação







Comente com o Facebook:

2 comentários:

  1. Li um livro esses dias que tem uma premissa meio parecida, se chama O SONHO DE EVA de Chico Anes, o tema central também é sonhos.

    Adorei a resenha e como gostei do outro livro me interessei por este, vai entrar na minha wishlist.

    Aqui esta o link da minha resenha caso se interesse. ;)
    http://nocantodaestante.blogspot.com.br/2015/07/resenha-o-sonho-de-eva-chico-anes.html

    ResponderExcluir
  2. O que chamou atenção e me agradou bastante foi a perspectiva que os autores trazem de que os sonhos podem nos ajudar a entender nossa realidade, como ela nos afeta e nossos conflitos, sendo que o sonhar lúcido pode ser utilizado como uma ferramenta a mais numa terapia,Gostei muito do livro =D , Ótima resenha !

    ResponderExcluir