Entrelinhas - Entrelinhas #01 - Tammara Webber

Emma Pierce é uma atriz que só teve papéis pequenos ou sem grande divulgação até o momento, entre eles comerciais e filmes para TV, mas seu pai e sua madrasta estão sempre insistindo para que ela consiga algo grande para conquistar a tão sonhada fama – desejada por eles. É aí que surge uma ótima oportunidade, a maior de sua vida: estrelar um filme de grande orçamento e contracenar com o lindo e desejado por todas, Reid Alexander. Trata-se de uma adaptação moderna do clássico “Orgulho e Preconceito”, de Jane Austen, onde Emma vai ser ninguém menos do que a protagonista, Lizbeth Bennet.
Do outro lado, conhecemos mais a fundo o famoso Reid, um dos atores mais bem pagos da atualidade com a sua idade. Ele sempre consegue o que quer, afinal não precisa fazer muito esforço já que as coisas lhe são entregues praticamente de bandeja. E agora, depois de perceber toda a química que eles têm juntos, Reid deseja Emma. Só que parece que não vai ser assim tão fácil consegui-la, afinal, há um terceiro elemento que vai rivalizar com ele na conquista pelo coração da moça, e uma ex-namorada está no cenário com a revelação de um segredo que pode mudar tudo na relação com a Emma.
No meio das gravações para o filme “Orgulho Estudantil”, vamos acompanhar a vida destes protagonistas, que escondem grandes questões familiares não resolvidas, muito romance, segredos, diversão e azaração. Será que Emma vai resistir aos encantos do maravilhoso Reid, sensação do momento e desejo de todas as garotas, ou seu coração quer algo diferente?
Eu estava cheia de expectativas para esta leitura, imaginando que ia amá-la porque adorei a sinopse e só escuto comentários positivos a respeito da escrita da autora, mesmo sem nunca ter lido nada dela. E eu até gostei bastante, mas, conforme as páginas iam sendo avançadas, percebi que estava deixando muito a desejar. Não é que seja uma história ruim, mas achei bem fraca, talvez isto se deva ao fato de ser seu primeiro livro, só que com certeza vou querer continuar conhecendo suas outras obras.
Narrado em primeira pessoa, há dois pontos de vista na história, o de Emma e o de Reid, que podemos acompanhar em partes alternadas dentro dos capítulos. Como já comentei aqui no blog algumas vezes, eu adoro quando a narrativa é assim porque, além de bastante pessoal, é ampla. Mas acho que ficou meio falha neste exemplar porque a autora tinha uma grande possibilidade de exploração e não o fez com maestria.
Na minha opinião, faltou atitude dos personagens, afinal eles pensavam em muitas coisas, tinham monólogos internos sobre como agir ou o que esperam dos outros, mas na hora de confrontar as pessoas, não faziam nada. Não só em relação a interesse amoroso ou amizade, mas também em relação aos familiares, aos agentes, a tudo. Eu ficava esperando que algo mais intenso fosse ocorrer, mas não passava para a realidade, ficava tudo preso na cabeça deles. E isso me frustrou bastante.
Também senti falta de uma exploração maior dos sentimentos. Porque os personagens diziam que sentiam as coisas, mas muitas vezes aquilo soava como se fosse da boca para fora para mim, já que eu não senti nada junto com eles. Principalmente Reid, ele foi o que menos me fez sentir alguma coisa, ele dizia para si mesmo que gostava de Emma, mas não consegui ficar convencida disso nem por um segundo. Acho que faltou emoção e também interação entre os personagens.
O que eu mais gostei foi o pano de fundo da gravação da refilmagem moderna de “Orgulho e Preconceito”. Nunca li esta obra tão famosa de Jane Austen, apesar de querer bastante, mas li a adaptação para os dias atuais da história, denominada “O Diário Secreto de Lizzie Bennet” (publicado no final do ano passado também pela Verus Editora), que foi originado de uma web série homônima (The Lizzie Bennet Diaries, no original). E sei que elas foram bem fiéis ao trabalho de Austen, então já pude conhecer bastante deste mundo criado por ela, mesmo não tendo lido o original ainda. Portanto, ver algumas das cenas sendo retratadas ou desenvolvidas, mesmo que brevemente, na produção cinematográfica que Emma e Reid estão gravando, foi realmente bem gostoso e envolvente, e eu não pude deixar de sorrir todas as vezes que tinha alguma cena do filme. Além disso, fiquei super empolgada para que realmente gravassem um filme assim na vida real, mesmo sabendo que isso nunca vai acontecer afinal.
Apesar de parecer um new adult (eu pensei que era antes de ler), esta obra se trata de um jovem adulto maduro, ou seja, os personagens estão no final da adolescência e ainda estão em idade escolar. No caso do livro, Reid já terminou o colégio há pouco tempo, enquanto Emma ainda está cursando o último ano, mesmo que não frequentando um espaço físico (o que já não faz há anos), mas, sim, com tutores enquanto está no período de gravações no estúdio.
A escrita de Webber é deliciosa e nos prende com facilidade e, com capítulos curtos e uma narrativa fluida, a gente consegue chegar ao final da leitura rapidamente, e ainda ficamos com um gostinho de quero mais.
O fim foi muito fofo, mas corrido demais! Esperava que a autora colocasse pelo menos mais algumas linhas para um desenvolvimento maior do que aconteceu ali, mas a sorte, e também o que me conforta, é que tem continuação, a qual não vejo a hora de ler o quanto antes.
A série “Entrelinhas” tem quatro volumes no total, sendo que apenas este primeiro foi lançado aqui. Se não me engano, o segundo livro, "Where You Are", é continuação direta do primeiro, já o terceiro, "Good For You", é uma sequência para o segundo, mas não tem foco na Emma, apenas no Reid, que também é o destaque do último volume, "Here Without You".
Tammara Webber é a autora da trilogia “Contornos do Coração”, que no Brasil já teve os dois primeiros volumes lançados, “Easy” e “Breakable”, e que começou a ser publicada lá fora depois de “Entrelinhas”, mas aqui chegou primeiro. A escritora já veio ao país numa visita e espero poder encontrá-la quando retornar, porque não pude ir da primeira vez.
Acho a capa deste exemplar uma graça, e curto esta “brincadeira” com o uso de tons de roxo em vários detalhes, como na camisa das pessoas na foto, no título do livro, na lombada, nas orelhas e na contracapa. A diagramação interna é simples, mas confortável para uma leitura bem agradável.
Para todos aqueles que curtem uma história voltada para o público jovem adulto, gostosa, com personagens carismáticos, o pano de fundo do mundo da indústria cinematográfica, romance e muitas confusões, esta é uma boa indicação.
Avaliação



Comente com o Facebook:

2 comentários:

  1. Oi querida,
    Não conhecia o livro mas achei super fofa a história e apesar de ter alguns pontos negativos fiquei curiosa para conhecer.
    Beijos
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    leiturakriativa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Nossa parece ser legal adoro livros de se passa no mundo do cinema parece ser bom e um disputa de romance no livro parece ser bem interessante ,eu já tinha lido dois livros de Tammara Webber que foi Easy e Breakable e digo que eles são maravilhosos além da escrita da autora ser gostosa de se ler ,eu nunca li este,mas quando eu termina Beleza Perdida que estou amando ,vejo se leio este.

    ResponderExcluir