Em Busca de Cinderela - Hopeless #2.5 - Colleen Hoover

Daniel é o melhor amigo de Holder, que se mudou para Austin, fazendo com que nosso protagonista se sinta bastante solitário, já que odeia todos de seu colégio. Tentando escapar da realidade e aproveitando que há um buraco em sua grade de aulas, Daniel se esconde no armário dos zeladores para passar o tempo. Até que, enquanto tira um cochilo, eis que uma garota cai literalmente em cima dele. Ela está chorando e ele tenta consolá-la, mesmo que não se conheçam e nem possam se ver, já que o local está escuro. E eles têm algo em comum: odeiam todo mundo. Conversa vai e vem, eles se sentem próximos um do outro, mas não fazem nada mais do que isso.
Alguns dias depois, os dois tornam a se encontrar no armário e se conhecem um pouco mais, mesmo que sem se verem ainda. Então, em um tipo de brincadeira, eles acabam ficando juntos e trocando juras de amor, apesar de não serem verdadeiras (ou é o que pensam a princípio). Mas colocam um prazo para isso e, depois que o horário acabar, “Cinderela” vai embora e eles combinam de nunca mais se falar e vão permanecer no anonimato.
Um ano se passa sem que nada sobre o assunto venha à tona novamente, nem mesmo aqueles sentimentos puros que Daniel sentiu naquele breve momento dentro do armário com a garota misteriosa, sua Cinderela. Até que ele conhece Six, uma garota com um nome diferente e uma personalidade estranha.
E Daniel percebe que os sentimentos que nutre por Six são bem semelhantes aos que teve no passado pela Cinderela, ao mesmo tempo em que descobre a verdadeira identidade da sua princesa de contos de fadas. Mas na vida real os problemas são igualmente reais e, além deles, segredos e bagagens vão ficar no caminho de Daniel e seu verdadeiro amor. Mas será que seus sentimentos serão suficientes para superar tudo o que estiver no caminho?
Só escuto muitas coisas positivas a respeito de Collen Hoover desde que seu primeiro livro foi publicado, mas nunca li nada da autora até o momento. Quando a Galera Record anunciou o lançamento de “Em Busca de Cinderela”, volume #2.5 da série tão adorada por todos, “Hopeless”, eu fui procurar mais informações sobre a obra e descobri que, apesar de acontecer no mesmo universo dos outros volumes, este é independente e traz a história de dois protagonistas diferentes, que as pessoas já puderam conhecer em "Um Caso Perdido" e "Sem Esperança" como personagens secundários, Daniel e Six.
Depois de finalizada, posso dizer que gostei da leitura, mas acredito que teria sido melhor se eu tivesse lido os outros volumes, mesmo que este seja independente, porque lá conhecemos melhor os personagens e, provavelmente, algumas das coisas explicadas aqui já haviam sido trabalhadas lá, então já dava para criamos sentimentos por eles e aqui só entendermos melhor alguns pontos que ficaram de fora.

Desta minha primeira experiência com algo de Hoover, posso dizer que gostei muito da narrativa da autora, que, como pude notar, é bem gostosa é bastante fluida. Ela soube construir bem o pano de fundo e o segredo que ronda os protagonistas, e achei a ideia da trama muito original, mesmo que tenha semelhanças com outras em alguns determinados pontos.
Por conta do título, imaginei que teria algo a ver com a tão famosa princesa dos contos de fadas, Cinderela, mas não tem nenhuma ligação com a personagem, nem mesmo é algum tipo de adaptação ou uma forma de recontar a história. De semelhança, só o fato de a “Cinderela” daqui ter fugido e deixado Daniel sem saber quem era ela. Mas acredito que este fato, de ter uma vaga lembrança do conto de fadas e ficar bem distante dele ao mesmo tempo, que tenha sido o que mais curti da história.
O protagonista neste caso é o Daniel, e a história é narrada em primeira pessoa por ele, então vamos conhecê-lo mais a fundo, assim como seus sentimentos, e eu o achei bem fofinho, daqueles tipos que me conquistam de cara. A autora soube construí-lo bem, assim como todo seu conflito, agonia em alguns pontos e felicidade, amizade, lealdade, bondade, e, principalmente, as emoções. Também curti a Six, mesmo que a gente só a tenha conhecido através dos olhos de Daniel e pude sentir a dor dela no momento em que se expôs. Os personagens são bem cativantes e gostei de conhecê-los mais a fundo.
A revelação do segredo foi interessante e eu realmente desejei que o livro fosse maior para ver as consequências desta revelação e o desdobrar do que isso significa. Queria saber mais detalhes, já que minha curiosidade foi aflorada, e desejei por um aprofundamento. Mas, como este é um volume bem curtinho, com apenas cento e sessenta páginas, não podemos encontrar todas as respostas.
Só que, como comentei anteriormente, este foi meu primeiro contato com a autora, então não sei ao certo se alguma coisa que aconteceu aqui já foi mostrado antes ou desenvolvido com mais profundidade nos demais volumes, já que eu ainda não os li. Portanto, no geral eu gostei muito do livro, mas acho que faltou um algo a mais. Queria pelo menos mais algumas páginas para entender melhor as coisas. Já os fãs da série, acredito que vão se deliciar com a história e se apaixonar ainda mais pela autora.
O que eu achei mais interessante de tudo é que não há nada tão revelador dos outros volumes anteriores, pelo menos não que tenha me desanimado a lê-los, já que não gosto de descobrir segredos antes do tempo, então acho ótimo que a autora tenha trabalhado de uma forma a nos deixar curiosos a respeito do que aconteceu nos demais livros, mas não revela nada que possa estragar nossa experiência.
Gosto bastante desta capa, porque ela é fofa e passa um clima bem fiel ao enredo. A diagramação é simples, mas foi confortável para minha leitura, apesar da fonte do texto não estar em um tamanho muito grande. As páginas são amarelas.
Uma parte deste exemplar que achei bem bacana é que, antes da história de fato começar, a autora escreveu um texto denominado “Minha história de Cinderela”, que fala, através da sua própria experiência, sobre a busca pelo sonho e o que a realidade nos traz quando conseguimos alcançá-lo, e é muito inspirador e até emocionante. E, para quem ainda não sabe, Colleen Hoover é uma das convidadas para a Bienal do Livro do RJ, e a data em que ela estará presente é seis de setembro, domingo.
“Em Busca de Cinderela” é um livro fofo e romântico na medida certa, com personagens incríveis e muito bem construídos, uma narrativa leve e envolvente, uma carga dramática certeira e aquela sensação gostosa quando fechamos a última página, que realmente fazem valer a leitura.

Avaliação




Comente com o Facebook:

2 comentários:

  1. essas resenhas porque dá vontade de ler tudo e eu não dou conta rsrs. Amei e acredito que a leitura seja sensível e impar.
    Beijo!

    ResponderExcluir