Coragem para Viver – Marcelo Cezar

Este novo livro de Marcelo Cezar, um dos meus autores mediúnicos favoritos, começa com duas mortes de formas diferentes, mas no mesmo dia e quase na mesma hora, uma por assassinato e outra por suicídio. Uma das pessoas era cheia de vida, a qual aproveitava de forma intensa e perigosa, a outra era apática a tudo e aprendeu desde cedo que deveria ser subordinada ao marido, não ter opinião própria e ser apenas dona do lar.
No decorrer da história, vamos ver o processo da vida de suas famílias e o entrelaçar de ambas, o que vai ocorrer no plano físico e também no plano espiritual. Tudo é muito bem narrado e bem explicado, de forma que conseguimos captar a essência e todo este processo muito rápido.
Apesar de a trama ser mais focada em Mara e Celina, todos os outros personagens, que conhecemos durante o caminho, acabam protagonizando suas próprias histórias. Já que, tanto no plano espiritual quanto no material, as vidas se misturam e se modificam pelo simples fato de coexistirem, e mesmo as nossas pequenas ações podem afetar, talvez de forma grandiosa, ou bem pequenina, a vida de outras pessoas ao seu redor, conhecendo-as pessoalmente ou não.
Do núcleo de Mara, pessoas como Valdir, Rafael, Angelita, que juntos viveram uma mentira por anos, sem se darem conta da verdade. Helinho, com sua mania de manipular e querer ter sempre a aparência de jovem e instinto do mal, que sempre soube da verdade que envolvia sua família, mas que nunca a revelou, muito pelo contrário, chantageou, “matou”, e viveu no erro e na vida que quis para ele. Da família da Celina, que vivia apática a tudo e que, depois do seu desencarne, viveu feliz, porque seu marido deu uma mãe para seus filhos e os amou como se fossem dela. E assim por diante, e isso é a vida. Muitas de nossas existências aqui, como as deles, são semelhantes, porque somos todos humanos com nossos erros e acertos.
Já sabia que existem diversas moradas no plano espiritual e cada pessoa é conduzida para um determinado lar, como se fossem cidades, mais compatível com seu jeito de ser. Só não sabia que surgiam romances nestes locais, mesmo sabendo que são espaços paralelos, universo e terreno. A vida continua mesmo em todos os sentidos. Só não sei se carnal, mas existe o beijo, o carinho, o bem estar de ficar junto e o encontro de duas almas.
Amo ler romances de Marcelo Cezar, pois eles sempre me comovem e todas as vezes eu me sinto renovada e agradecida por estes momentos de leitura. Ele também me transmite (mesmo por foto) aquela sensação de paz e alegria de uma forma bem singela, da qual gosto muito. Então é impossível eu não desejar fortemente todo e qualquer livro que ele publique, os quais já li todos e adorei. Eu sempre devoro seus títulos e não vejo a hora de poder ler sua próxima publicação.
Logo no começo deste exemplar, achei muito delicado de sua parte os agradecimentos a Ana Cristina Vargas (outra maravilhosa escritora mediúnica, da qual já resenhei diversas obras aqui no blog, clique aqui e confira) e seus amigos espirituais. “Sentimento de gratidão não se mede, se expressa. Muito obrigado.”
E também explica de forma muito interessante, a qual ele intitulou “Antes de mais nada...”, o ato de matar-se. Fala como isto foi visto na Igreja Católica e também em outras religiões tanto no oriente quanto no ocidente, e a visão acerca disso. “Nota-se que o suicídio sempre foi uma questão de aceitação ou não aceitação...”.
Quanto ao espiritismo, cita que no “Livro dos Espíritos”, no livro quatro, capítulo um, perguntas 943 a 957, “deduzirá que não há julgamento, crítica ou condenação de modo algum”. Pois não adianta tirar a vida porque ela continua. O espírito é eterno e só ao indivíduo que causará, com o tempo, decepção e desapontamento. Não devemos julgar. Cada um é cada um.
Este livro relata histórias de experiências reais que servem para nos ajudar e nos inspirar a fazermos escolhas certas. Ele ainda afirma que o mundo é como é, e cada pessoa é do seu próprio jeito. E que devemos nos aceitar do jeitinho que somos.
O final da obra foi belíssimo por causa do encontro de almas e da descoberta do amor. E me deixou com uma alegria profunda, uma sensação boa e gostosa de que as coisas podem, sim, dar certo para todos, não importa quem ou onde, basta acreditar e confiar nisso.
“ – Queria tanto dizer às pessoas que, por pior que esteja a vida, tudo tem jeito. Gostaria de me dirigir a uma pessoa desesperada, descontente da vida e dizer a ela que no fim tudo se acerta. A vida é mágica e sempre arruma uma maneira de nos ajudar.”
O título, “Coragem para Viver”, é bem sugestivo já que para muitos é preciso força, determinação e muita, muita coragem para viver, principalmente porque a vida anda muito complicada, cheia de pormenores e situações que mexem com nossas ações e emoções todos os dias. Mesmo assim, devemos agradecer sempre por esta incrível oportunidade que nos é dada para reencarnarmos quantas vezes for preciso para progredir nossos espíritos. Porque, sim, somos eternos.
E é através destes romances mediúnicos, que sempre nos cobrem de esperança, que podemos entender a espiritualidade um pouco mais a cada novo livro, a cada história, a cada jornada de seus protagonistas. Para os que se interessam pelo assunto, mas ainda não se aventuraram em nenhuma obra, esta definitivamente é uma boa opção para apreciar. Amei e recomendo, recomendo e recomendo.
Avaliação



Comente com o Facebook:

Um comentário:

  1. Ainda não li nenhum livro do autor mais acredito que essa obra seja belíssima e pelo que vc falou na resenha deu p perceber mesmo que realmente o volume relata histórias de experiências reais que com certeza servem para nos ajudar e nos inspirar a fazermos escolhas certas.

    ResponderExcluir