What's On – Aprenda Inglês com Filmes e Séries

A resenha de hoje é uma dica incrível para todos que estão estudando inglês ou gostariam de começar a fazer isso. Organizado por quatro profissionais da área, este livro, que é uma coedição entre WMF Martins Fontes e Senac São Paulo, tem como intuito enriquecer e auxiliar de maneira leve e descontraída o ensino da língua inglesa, podendo ser utilizado na sala de aula como material de apoio para professores e também por aqueles alunos que queiram estudar em casa.
“As atividades práticas foram cuidadosamente elaboradas para representar alguns aspectos da língua em uso, presentes nos filmes e nas séries de TV. Nosso objetivo é ajudá-lo(a) a perceber que a linguagem utilizada no cotidiano forma padrões e que, ao usá-los, podemos nos comunicar de modo mais natural.”
A obra reúne mais de 330 trechos de filmes e séries de TV variados, que servem de suporte, ajudando-nos com o inglês do cotidiano dos americanos e as expressões mais utilizadas por eles no dia a dia. Achei a ideia interessantíssima, principalmente porque eu sou apaixonada por séries e adoro filmes. Então é sempre muito bacana poder encontrar trechos de coisas que assisto como exemplos nos exercícios da língua que estou aprendendo, pois torna a experiência muito mais fácil e ainda divertida no processo.
O que eu mais gostei é que os quotes para os exemplos foram retirados de séries e filmes que eu já assisti! Se não todos, pelo menos a maioria. Então me deixa ainda mais próxima do que estou lendo, facilitando ainda mais o aprendizado. Mas é claro que é sempre bom rever na hora das atividades.
Na introdução, as autoras comentam um pouco sobre o motivo de terem decidido criar este volume, selecionando funções comunicativas, estruturas gramaticais e expressões para enfatizar a relação entre linguagem e as atividades sociais que fazemos em nosso dia a dia, seja nas ruas, na internet, na televisão, etc.

 “[...] salientamos não o que é possível na língua, mas sim o que é provável que ocorra em determinadas situações comunicativas e atividades sociais.”
O livro é curto e apresenta uma linguagem fácil, descontraída e bem explicativa, que faz com que o aprendizado da língua se torne ainda mais gostoso.

Dividido em três capítulos de atividades e aprendizados, encontramos os seguintes assuntos: Funções de Linguagem, Gramática e Atividades com Filmes e Séries de TV na Íntegra. No primeiro, dividido por tópicos como, por exemplo, ‘Ajudar pessoas a se expressarem’, ‘Dar Conselhos’, ‘Fazer comparações’, ‘Pedir e fornecer informações sobre coisas e pessoas’, ‘Reclamar’, entre outros, vamos aprender ou reforçar como dizer certas coisas em inglês, que variam de acordo com a situação na qual os falantes se encontram. No segundo, encontramos algumas questões chaves de dúvidas gramaticais. Estes dois apresentam explicações e atividades a serem feitas com frases das séries e filmes como exemplos.

Na terceira parte, as autoras escolheram especificamente algumas séries e filmes e trabalharam exercícios diretamente com elas, então precisamos assisti-los para poder responder as questões e preencher os espaços.
Se você ficar em dúvida sobre que filme ou série é aquele da onde as frases estão sendo retiradas, não precisa se preocupar, no final do exemplar há um Apêndice denominado “Guia de Filmes e Séries”, que traz uma listagem com todos os títulos em português e inglês, sinopses, ano, tempo em que a frase pode ser encontrada, temporada e capítulos (estes dois últimos no caso de seriados) de tudo que foi citado em algum momento da obra com uma breve explicação sobre como usar este guia de maneira prática e fácil.

Os tópicos não estão em ordem de dificuldade, nem precisam ser trabalhados exatamente do jeito que foram apresentados e o estudante pode escolher diretamente quais assuntos prefere abordar primeiro ou, se preferir, pode escolher qual filme ou série gostaria de utilizar antes.

A edição está bem bonita e organizada, visualmente falando. E, como este exemplar é para estudo e aprendizado, há espaços e lacunas para preencher na área de atividades.
Se você está estudando a língua inglesa e quer aperfeiçoar o discurso, sendo para falar ou ouvir alguém ou algo, inclusive na conversação, com certeza este é o livro certo para ajudá-lo a aprender com muito mais facilidade e desenvoltura como se comunicar no dia a dia. Super recomendado!

Avaliação



Comente com o Facebook:

Um comentário:

  1. Uma dica ótima , e o livro ajuda bastante em principal dar p perceber que não é um livro cansativo e proporcionar o aprendizado da língua também melhora bastante a conversação , gostei desse volume Whats on e creio que vou dar um up no meu Inglês acrescentando esse volume aos meus livros de estudo , ótima dica ! :D

    ResponderExcluir