O Hobbit - J. R. R. Tolkien

Desde que minha irmã virou uma viciada em “O Senhor dos Anéis”, e isso foi há muitos anos atrás, na época em que o primeiro filme foi lançado, fui arrastada para o cinema e acabei me apaixonando pelo maravilhoso mundo de J. R. R. Tolkien. Não é preciso de muito para se encantar por esta história, já que ele é um cara genial e escreveu todo um mundo novo, cheio de particularidades e personagens incríveis. Desde aquela época eu fico querendo ler os livros, então, muitos anos depois, resolvi que já tinha esperado tempo demais, e fui começar pelo “O Hobbit”, já que ele antecede a trilogia.
Neste volume conhecemos a história de Bilbo Bolseiro, um hobbit que leva a vida tranquilamente, sem muitas ambições e nem grandes aventuras. Até que certo dia, quando Gandalf, o mago, bate à sua porta com um grande plano de roubar o tesouro guardado por Smaug, um terrível dragão que destruiu o reinado dos anões, a vida deste pequeno grande hobbit muda completamente, já que, mesmo relutando no início, ele acaba indo participar desta grande aventura juntamente com o mago e com mais treze anões.
Durante a trajetória de sua grande missão, vemos que nosso protagonista e seus companheiros passam por vários perigos, acabam fazendo amizades, assim como plantam algumas inimizades. E, neste volume, encontramos um capítulo bem legal, que mostra como o Bilbo acabou encontrando o Um Anel e como este foi utilizado, ajudando-os bastante nesta aventura, salvando até mesmo nossos guerreiros. Além do mais, vemos também que ele conhece um personagem bem importante que várias pessoas conhecem, que é o Gollum, o Sméagol.



A leitura é maravilhosa e dá para ver como Tolkien é bastante detalhista, nos presenteando com uma obra super rica em todos os sentidos, já que o autor faz com que nos transportemos para dentro do volume, fazendo com que a gente se sinta na Terra Média, nos apresentando os locais de maneira descritiva, e nos informando também mais sobre os habitantes, sendo eles orcs, trolls, elfos, dragões, anões, magos, etc. Tudo isso de uma maneira leve, sem deixar a história pesada e nem cansativa. O escritor utilizou diversas maneiras para fazer com que nós conhecêssemos mais sobre eles, como, por exemplo, em canções que os anões cantavam a gente conhecia mais sobre sua cultura de acordo com a letra. Achei isso bem legal, já que tornou a leitura mais rápida, fluida e interessante.


Os personagens são incríveis e muito bem construídos, cada um com o seu jeito de ser, enriquecendo ainda mais a trama. Foi bem gostoso acompanhar Bilbo, sendo um hobbit parado, preguiçoso, covarde sem grandes ambições, se transformar em um corajoso aventureiro, capaz de livrar ele mesmo e seus companheiros das maiores confusões, sem se deixar intimidar pelos perigos e riscos que estavam passando.  


A parte gráfica desta obra é absolutamente fantástica e a WMF Martins Fontes está de parabéns pelo belíssimo trabalho. A capa é linda demais e foi ilustrada pelo próprio Tolkien, que inclusive também é o artista por trás de todas as ilustrações encontradas no miolo, sendo algumas delas coloridas, outras em preto e branco, e seus traços são realmente inconfundíveis.


A edição que estou resenhando é a impressa em capa dura, com detalhes em dourado nos picos das montanhas, o que torna a ilustração ainda mais bonita. A folha de guarda também é ilustrada em tons suaves de rosa claro e queimado, e logo em seguida encontramos um mapa numa cor amarelo velho, assim como um mapa diferente lá no final do exemplar. O texto do miolo está com fonte e espaçamentos confortáveis para uma leitura mais agradável, e as páginas são amarelas.


Agora entendo a paixão da minha irmã e de todas as outras pessoas ao redor do mundo que afirmam que Tolkien é absolutamente fantástico. E olha que eu só li este livro dele até o momento e já não posso mais esperar para poder ler os próximos.
Claro que não tem como deixar de recomendar este volume para todas as pessoas que, assim como eu, gostam de um livro incrível, cheio de ação e aventura, onde vemos nosso protagonista juntamente com um mago e alguns anões, enfrentarem uma grande missão em busca de um tesouro guardado por um terrível dragão, e neste caminho eles acabam enfrentando grandes perigos, fazendo várias amizades e nos conquistando em todo momento. É daquele tipo de história que consegue nos prender desde a primeira até a última página, com uma leitura fluida, bem gostosa, que deixa com um gostinho de quero mais no final.

Avaliação



Comente com o Facebook:

Um comentário:

  1. Pelas fotografias vi que realmente a parte gráfica desta obra é absolutamente fantástica, Ainda nao li O hobbit, mas li a trilogia de O senhor dos Aneis. e como já gosto da escrita do Tolkien *--* não tem como não acrescentar esse volume na lista de desejados :D

    ResponderExcluir