Elena, a Filha da Princesa – Marina Carvalho

Elena pode até uma princesa da Krósvia, filha de Ana, brasileira que na sua juventude descobriu que era filha do rei de um pequeno país da Europa, mas não tem nada de arrogante, metida, ou menina frágil. Pelo contrário, ela é uma jovem determinada, moderna, que não apenas se preocupa com os problemas do mundo, mas faz algo para ajudar a quem necessita.
Durante seu curso na faculdade, Elena decide mudar-se para a Nigéria para trabalhar como voluntária ajudando as crianças do local. Vivendo há meses por lá, agora precisa voltar para a Krósvia, pois uma notícia que pode representar grandes riscos a faz querer ficar perto de sua mãe.
O que ela não esperava é que sua volta para casa coincide com o retorno do bad boy Luka, seu primo de segundo grau que foi sua grande paixão platônica da adolescência e em quem nossa querida princesa deu seu primeiro beijo. Ele pode ser muito mais velho do que ela e ter implicado bastante com a menina quando ainda era criança, atormentando-a e fazendo passar por poucas e boas, mas Elena ainda sente fagulhas de sentimentos fortes por ele, mesmo depois de tanto tempo.
O reencontro dos dois acaba impactando também Luka, o rebelde sem causa, que é a ovelha negra da família por conta de tudo de ruim que fez para vários parentes quando era mais novo. Isso acontece porque Elena não é mais aquela menininha sem graça e boba, agora ela é um mulherão com um corpo de arrasar que desperta partes do corpo dele de um jeito nada inocente.
Resta saber se Elena irá arriscar um relacionamento com Luka, correndo o perigo de se machucar seriamente, e se ele conseguirá quebrar todas as suas barreiras emocionais e amadurecer como ser humano para ser digno da princesa.
Este livro está sendo considerado um spin-off da duologia “Simplesmente Ana”, escrita pela autora e publicada pela Novo Conceito há alguns anos, e a história deste novo volume acontece vinte anos depois dos dois que têm Ana como protagonista. Nossa nova personagem principal é Elena, que é ninguém menos (como o título já nos conta) do que a Filha da Princesa.
Quem ainda não leu os livros protagonizados por Ana vai acabar encontrando spoilers ENORMES de tudo o que aconteceu antes, já que a autora fez um apanhado geral dos eventos mais importantes dos dois primeiros volumes, revelando qualquer pequeno detalhe relevante das tramas, principalmente aqueles que vão servir para o desenrolar de fatos neste. Se você não gosta de descobrir as coisas desta maneira, aconselho que só leia esta obra depois das demais.
A narrativa desta obra é intercalada entre Elena e Luka em primeira pessoa, e é meu tipo preferido de narrativa, porque podemos conhecer bem melhor ambos os personagens, com seus sentimentos, objetivos, medos e anseios, e ainda temos uma visão mais ampla já que conhecemos dois lados de uma mesma história.
Elena é uma protagonista incrível, adorei conhecê-la melhor, e ver que ela é muito mais do que aparenta ser. Curti sua personalidade, sua força, sua doçura, o fato de que é bem decidida, a maneira como interage com as demais pessoas, principalmente porque ela emana simpatia e bondade dos poros, e nunca deixou seu título de nobreza ou seu dinheiro subir à cabeça, preocupando-se com os demais e fazendo algo para mudar uma parte do mundo, como, por exemplo, com seu trabalho humanitário na Nigéria.
A personalidade de Luka não me agradou, ele não é o tipo de homem com quem eu me envolveria, nem mesmo um personagem por quem eu teria uma crush literária, isto se deve, em partes, ao fato de eu não curtir tanto assim os bad boys (sim, sou o oposto da maioria da população feminina) e ele é a definição mais real desta palavra que eu li nos últimos tempos, seu passado é obscuro e cheio de nuances negativas e malvadas e ele teve atitudes terríveis com várias das pessoas ao seu redor, principalmente a mãe. E eu já devo ter comentado antes aqui no blog que eu odeio mesmo, mesmo, mesmo quando alguém trata sua mãe tão mal quanto Luka tratou a dele a sua vida quase que inteira (e olha que por motivos bestas e a mãe dele é um verdadeiro amor de pessoa) e isto só me fez ter uma raiva tão grande do personagem que todo o resto que ele possa ter feito de bom (o que não foi muita coisa) não conseguiu superar isso.
E o romance entre Elena e Luka não conseguiu me convencer totalmente, infelizmente. Acho que o relacionamento do casal começou e ficou intenso demais em muito pouco tempo, então não senti ligação com os sentimentos de Luka por Elena, principalmente porque fiquei com a sensação de que ele só começou a se interessar por ela por conta de sua aparência estonteante e já começou a amá-la sem nem mesmo conhecê-la por inteiro.
Marina foi cruel com a redenção de Luka e confesso que eu fiquei com o peito bastante apertado quando um acontecimento terrível se desenrolou no meio da trama, o que me deixou muito triste mesmo. Além disso, eu realmente gostaria de ver como seria sua relação com uma pessoa depois do que ele teria falado para ela se tivesse conseguido, e acredito que teria sido incrível ver a autora trabalhando com esta parte para eu poder ver o amadurecimento de Luka de uma forma mais expandida, tentando ser realmente melhor e recompensar o passado.
Este volume é um new adult, e tem algumas cenas mais quentes, apesar de não ser nada tão explícito ou extenso. Gostei da forma como a autora apresentou estas partes porque ficou condizente com o momento e com sua maneira de escrever.
Houve uma trama política no pano de fundo da história que eu achei bastante interessante, porque seria algo que poderia ocorrer se a Krósvia realmente existisse (deveria! Eu queria visitar o belo país), bem desenvolvida, sem ser chata e estando presente na medida certa, e curti o desfecho que a autora deu para ela.
Eu já havia lido “Simplesmente Ana” e gostado bastante, então já estava familiarizada com a escrita da autora e, apesar de não me lembrar tanto da história assim (li em 2013 – minha memória não é das melhores, admito), recordo-me de partes importantes e outras fofas, e acho que Marina conseguiu manter sua qualidade de escrita nesta nova história.
Adorei poder rever muitos personagens que já havia conhecido e descobrir como ficaram suas vidas depois de todos estes anos, o que fez com que tudo parecesse ainda mais real, como se fossem pessoas de carne e osso que eu conheço na minha vida e não personagens fictícios. Adoro esta sensação, quando uma história parece transpor as páginas do livro.
Gosto bastante da Ana e do Alex, desde quando os conheci, anos atrás, e este volume só intensificou ainda mais meus sentimentos positivos em relação a eles. Principalmente porque pudemos ver o amadurecimento de ambos, a forma como agem com a família e todo o amor que sentem uns pelos outros e o bom relacionamento que os pais têm com sua filha.
Eu adoro esta capa, que é muito bonita e chama minha atenção de longe. A diagramação interna é simples, com fonte e espaçamento em tamanhos confortáveis para uma leitura agradável, e no início de cada capítulo há um símbolo gráfico e o nome do personagem que vai narrar a história naquele momento. As páginas são amarelas.
Para quem busca contos de fadas modernos e fofos, com uma protagonista decidida e dona de uma grande força, um personagem masculino bad boy, e uma trama deliciosamente bem construída, “Elena, a Filha da Princesa” é para você.
Avaliação



Comente com o Facebook:

2 comentários:

  1. oi flor, como ja li os anteriores da Marina este é um super desejado! quero pra ontem!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Gosto bastante de livros assim , nunca lí um livro da Mariana mais esse me chamou a atenção.

    ResponderExcluir