Primavera – Oskar Luts

Quando eu vi a capa deste livro pela primeira vez, logo me encantei com a ilustração, já que gosto bastante de livros com a capa ilustrada. Li a sinopse e logo me vi apaixonada por esta história, principalmente por ser passada na Estônia, país que não conheço muito. Então, assim que tive a oportunidade, comecei a minha leitura. Agora, venho compartilhar com vocês todas as minhas opiniões a respeito desta obra de Oskar Luts publicada aqui no Brasil pela Editora Biruta.
Em “Primavera” conhecemos a história de um grupo de crianças que estudam na escola paroquial da zona rural da Estônia e que, apesar de diferentes personalidades, elas sabem se divertir cada uma de sua maneira, aprontando várias coisas e fazendo muita bagunça, mesmo com a escola sendo dirigida por um sacristão exigente e muito chato. Vemos, como é característico da idade, que eles estão em uma fase de novidades, de descobertas e aprendizado, principalmente sobre o certo e o errado.

Acompanhamos a vida dessas crianças, principalmente dos protagonistas: Arno, Teele e Toots, e aprendemos um pouco também sobre a cultura estoniana, principalmente a da área rural. Os personagens são ótimos e muito bem construídos, cada um com sua personalidade. Arno é o menino de bom coração, e mesmo sendo um pouco ingênuo, ele é bem inteligente. Teele é a menina é fofa e carinhosa, ela é a típica menina da época, que espera por um pretendente. Já o Toots é aquele garoto esperto e sagaz, que vive se metendo em várias confusões.

Adorei conhecer um pouco mais sobre eles e ver que, apesar da pouca idade, já têm um pouco de amor de criança na história, e que mesmo com um sacristão exigente, eles conseguem se divertir e nos proporcionar boas risadas, apesar de várias vezes eu me pegar achando estranho alguns fatos, pela minha cultura ser totalmente diferente, como o fato de eles beberem vodka.

A capa, como já falei lá no início da resenha, é uma fofura e representa bem a história. Este exemplar contém várias ilustrações da artista gráfica Sandra Jávera também no miolo, com o mesmo traço da capa (só que em preto e branco), o que achei bem legal, já que complementam o que a gente está lendo e dão um charme bem adorável à história. O resto da diagramação interna também está muito bem feito, com fonte e espaçamento em tamanhos confortáveis e grandes margem em cada página, além disso, as folhas são amarelas, facilitando a leitura.

Este livro apresenta uma narrativa rápida e que flui bem, que consegue nos capturar desde o começo com uma história leve e descontraída, de uma cultura diferente da nossa, em um período bem distinto do nosso atual. A forma de narrativa do autor pode não agradar todo mundo, mas eu curti bastante acompanhar esta história.

Apesar de não ser muito conhecido no Brasil, Oskar Luts foi um escritor estoniano muito famoso em seu país e deixou um grande legado de obras, de romances e contos a folhetins ou peças de teatros, entre outros. “Primavera” foi o primeiro livro escrito por ele e também o mais popular, que foi traduzido para vários países e também adaptado para muitas versões, tanto na literatura, quanto performances, filmes, pesquisas, eventos, etc.

Recomendo este título para todo mundo que procura uma leitura agradável, com uma trama bem leve e muito bem contada, que narra sobre a vida de jovens que estudam em uma escola paroquial, mas que conseguem se divertir e aprontar várias coisas, nos proporcionando ótimas risadas. Também é ótimo para quem busca conhecer outras culturas e comportamentos, saindo da nossa zona de conforto para explorar o mundo. Eu adorei a experiência!

Avaliação



Comente com o Facebook:

Um comentário:

  1. Estou lendo agora! Estou na metade do livro já.
    Acho a história fofinha, apesar de não me prender muito. Já as ilustrações me deixam sempre uns momentos quietinhas admirando, divinas!

    Beijos.

    Blog Coisa e tal
    Facebook | Twitter | Instagram

    ResponderExcluir