Os Imortais de Meluha - Trilogia Shiva #01 - Amish Tripathi

Fazem alguns anos que em doses homeopáticas tenho tido contato com a cultura e religião hindu. No IPPB, local onde frequento palestras fazem alguns anos, sempre são bastante divulgados mantras, conceitos, mitologia e etc da Índia. Acho incrível o modo como eles conseguem sintetizar em uma palavra um conceito profundo, permitindo que as pequenas coisas sejam carregadas de significado. Foi neste clima hindu que Os Imortais de Meluha, primeiro volume da Trilogia Shiva, escrito pelo indiano Amish Tripathi, e publicado pela editora NVersos, foi escrito.

Em 1900 a.C. em uma tribo no vale do Indo, conhecemos Shiva,um  guerreiro e líder de um pequeno grupo que mora nas margens de um rio. Tendo que defender constantemente seu território, ele decide aceitar o convite de um Suryavanshi para se mudar para Meluha, onde teriam moradia e comida.

O que Shiva não sabia é que existe uma profecia neste povo, e que esta profecia envolvia ninguém menos do que ele. Mas será que um imigrante tibetano será capaz de destruir todo o mal ao mesmo tempo que as leis de Lorde Rama são mantidas?

Amish tem a narrativa em terceira pessoa, repleta de detalhes mas com uma leveza ímpar. A história soa autêntica e original, já que esse universo é raramente explorado em livros. O fato de o autor ser indiano também permite uma riqueza de detalhes e respeito pela cultura hindu tocante. A diagramação foi bem executada e a capa transmite toda a majestade de Shiva.

Shiva, um tibetano do 'interior', pouco conhece sobre as terras que o cercam, mesmo assim é dono de um sensibilidade e sabedoria gigantes. Embora tenha grandes missões, e a ele lhe atribuam grandes títulos em momento algum ele perde de vista sua simplicidade, trata de maneira respeitosa desde um mendigo de rua até o imperador, não poupando qualquer um de sua verdade. Seu critério de justiça é muito apurado, e sua capacidade de mobilizar as pessoas é encantadora. Ele é engraçado e encantador!

Sati, é a mocinha da trama, mas não imagine uma filha de imperador que fica em seu trono, aqui conhecemos uma mulher com M maiúsculo, que sabe se defender com espada e tem uma língua afiada. Descobre em Shiva uma nova chance de ser feliz, e se reencontrar consigo mesma.

Diversos personagens secundários e bem explorados surgem ao longo da história, como Nandi o suryavanshi que primeiro tem contato com Shiva e se torna seu fiel escudeiro; Daksha o imperador de Meluha e pai de Sati, homem sábio que coloca a família em primeiro lugar e confia plenamente na profecia; Parvateshwar líder do exército Meluhano que não acredita na profecia e tem dificuldades em aceitar Shiva e seu pensamento vanguarda, entre outros repletos de pequenos detalhes.

A sabedoria Hindu é muito explorada, especialmente nas conversas de Shiva com os Pandits, os sacerdotes hindus. Os nomes em hindu podem confundir no começo, já que fogem do tradicional, assim como os diversos termos utilizados, mas caso a dúvida apareça o livro conta com um glossário bem trabalhado.

"Com frequência, para encontrar o conhecimento, uma boa longa viagem pelas palavras, por assim dizer, faz com que atingir a sabedoria seja muito mais satisfatório - disse o pandit- E mais importante, ajuda a entender o contexto do conhecimento com muito mais facilidade". (pág.279)

A proposta do autor é trazer para uma realidade um possível conto do deus Shiva como humano, e ele foi brilhante nisto, pois o personagem têm com características de divindade sem perder traços humanos e reais. A trilogia  já tem o segundo volume publicado pela editora, O Segredo dos Nagas.

O livro é comparado ao Senhor dos Anéis por algumas críticas, não chega a tanto em sua complexidade, mas sem dúvida é de uma sabedoria similar, e indico de olhos fechados para qualquer um que queira sair da superfície e ler algo que entretenha ao mesmo tempo em que ensina. Os Imortais de Meluha é denso, é profundo e fala da vida através do verdadeiro.

Avaliação







Comente com o Facebook:

Um comentário:

  1. Pera... Bruna do céu... Babei aqui.

    Estou apaixonada. Que delícia, uma fantasia incrível. E olha que nem curto o gênero, mas esse tem... não sei... vou amar. Já vi isso!!!!

    Eu estava achando lindo de ver, agora vou achar lindo de ler.

    Bjks

    Lelê

    ResponderExcluir