Criatividade S.A. – Ed Catmull

Desde que eu fui a um evento da Editora Rocco, onde eles nos contaram as novidades que seriam lançadas, fiquei sabendo deste livro e logo me vi louca para poder tê-lo em mãos, já que ele é uma obra completa: um misto de criatividade com ensinamentos empresariais, juntamente com uma biografia sobre a Pixar. Então, assim que tive a oportunidade, comecei a minha leitura e, agora, venho compartilhar o motivo de eu tê-la achado assim tão importante e prazerosa.
Neste exemplar, mergulhamos um pouco na vida de Ed Catmull, cofundador da Pixar Animation Studios e presidente da Pixar Animation e da Disney Animation, e, junto de suas memórias, acompanhamos um pouco sobre a sua vida, como a empresa foi criada, sobre os conselhos que ele recebeu, sobre o local da empresa, entre outras coisas como o seu sonho que se tornou realidade de ser a primeira pessoa a fazer um filme inteiramente digital.
É muito gostoso ler mais sobre esta grande empresa, como foram tomadas as decisões para sua criação, e até mesmo sobre seus filmes e sucessos, entre outros detalhes, principalmente reforçando o fator da criatividade, que é o tema da Pixar.
Gostei bastante de tudo que li e achei bem interessante a forma como o exemplar foi escrito, já que ele também apresenta ideias, ensinamentos e dicas para todas as pessoas levarem para sua a vida pessoal e também para a profissional.
Acho bem bacana que encontramos também um capítulo sobre o Steve Jobs, que o autor Ed Catmull conheceu, já que ele relata que este grande gênio é mais do que as aparências mostravam, pois muitos falaram sobre seu jeito autoritário, que não gostava de mudar e que confiava em seus ideais fortemente, sendo um homem radical, arrogante e brusco. E ele fala de como esses eram apenas uma parte dos seus traços, que Jobs foi definido a partir de algumas de suas ações, mas que ele também era um líder mais bondoso e autoconsciente, isso por causa do seu casamente e dos filhos que tanto amava, mas um pouco também por conta da Pixar, que teve seu papel neste desenvolvimento.
Com uma narrativa rápida e bastante fluida, ficamos sabendo um pouco mais sobre a Pixar, esta gigante do mercado de animações, que já acumulou mais de trinta premiações do Oscar, e também encontramos uma parte dessa narrativa mais voltada para ideias para empresas, se tornando um ótimo livro de negócios, além de uma biografia realmente muito boa de um dos caras mais bem sucedidos do mundo.
A capa é incrível, porque é bonita e sutil, chamando atenção facilmente, tanto para quem curte a Pixar com a empresa que é, e também para o público de negócios, que pode utilizar este livro para melhorar ainda mais profissionalmente.
Este exemplar contém diversas fotos numa parte específica dentro do miolo, o que achei bem legal mesmo, já que amo quando um livro traz fotografias, principalmente porque consigo dar um rosto para tantos nomes citados (muitas vezes, quando a obra não tem, eu acabo procurando os nomes no Google, mas prefiro encontrá-las no exemplar, pois é mais prático). A diagramação em relação à leitura está ótima, pois a fonte do texto e os espaçamentos estão bem confortáveis para uma experiência agradável.
Recomendo este volume para todo mundo que busca um livro interessantíssimo, que traz a história da Pixar e de seu cofundador, além de apresentar ideias e dicas, tornando-se também um livro de negócios. Se você, assim como eu, ama obras deste estilo, não deixe de comprar este exemplar, pois a narrativa é tão deliciosa, que você não vai conseguir parar de ler até chegar à última página.
Avaliação



Comente com o Facebook:

Um comentário:

  1. Já tinha visto esse livro, e depois da sua resenha fiquei com mais vontade ainda de ler! Bjs
    http://desejoserperfeita.blogspot.com/

    ResponderExcluir