Paganismo - Uma Introdução da Religião Centrada na Terra - Joyce & River Higginbotham

No meu segundo semestre da faculdade, na disciplina de Antropologiative um trabalho onde meu grupo deveria fazer uma pesquisa de campo (etnografia) de algum grupo social, na época eu escolhi frequentar um grupo pagão (PNT) que se reunia no parque Trianon-Masp, e para escrever o trabalho escrito eu deveria usar algumas teorias que explicassem o Paganismo. O dinheiro era curto na época e só pude comprar um livro da minha lista, mas havia ficado um desde então na minha lista de desejados: Paganismo- Uma Introdução da Religião Centrada na Terra, dos autores Joyce & River Higginbotham, publicado pela editora Madras, e finalmente venho aqui dizer que consegui lê-lo!

Mas afinal o que é Paganismo? O Paganismo, também conhecido como Neopaganismo é um movimento religioso relativamente novo que abrange uma série de tradições que em sua maioria organizam a si mesmas e funcionam sem um corpo religioso centralizado ou dogma padronizado. Então paganismo é uma religião moderna que enfatiza a responsabilidade pessoal oferecendo uma visão de mundo diferenciada com enfoque na espiritualidade. Algumas das tradições encontradas neste caminho são a Wicca, Celta, Magia Cerimonial, Asatrú, Xamanismo, Druidismo e etc.

A palavra pagão vem do latim, paganus, que significa 'habitante do campo', foi um termo utilizado pelos moradores das cidades para se referirem de forma pejorativa aos habitantes do campo. Mais tarde foi associada as cruzadas à aqueles sem religião. Nos dias de hoje os pagãos são aqueles que se identificam com a filosofia pagã e que podem ou não participar de cerimônias relacionadas.

Os autores do livro tem como objetivo é proporcionar uma jornada de crescimento pessoal e espiritual através da apresentação do Paganismo. E para tanto eles dispõem ao longo da obra além de exposições teóricas para entender melhor o movimento, diversos exercícios, questões para discussão, rituais e visualizações, onde a proposta é que o leitor tem acesso ao tipo de raciocínio que um pagão tem ao estudar os temas da tradição, além de dar ferramentas que capacitem quem lê de seguir seu próprio caminho sozinho.

Já li diversos livros sobre tradições pagãs e mesmo sobre o paganismo, de maneira geral boa parte deles seguem o esquema de apresentar uma linha histórica (dados especialmente da tradição Wicca) partindo posteriormente diretamente para inúmeras tabelas de cores, pedras, incensos seguidos de vários rituais detalhados e nada práticos para o dia a dia. Assim foi uma surpresa enorme quando este livro fugiu completamente a regra e apresenta na verdade um desenvolvimento racional que permite a quem ler não só entender quem e o que quer um pagão, como também trabalha as mesmas questões que estes se deparam com o desenvolvimento na magia.

Tudo que é colocado no livro cedo ou tarde aparece como questão de quem se propõe a praticar magia, eu aprendi boa parte destas coisas sozinha, mas elas aparecem explicadas de maneira clara em seus diversos capítulos. A palavra chave para o livro é questionamento, nada é posto como verdade, tudo é apresentado e discutido.

Além de dados básicos como o funcionamento da roda do ano, questões como crenças, sua visão de Deus e Satã (os papéis mitológicos de Satã enumerados são ótimos para reflexão), teorias físicas que explicam o funcionamento da magia, assim como uma ótima explanação sobre a magia são algumas dos itens que você encontra ao longo das páginas juntamente com questões como ética e responsabilidade pessoal que pouco é trabalhada nas obras pagãs.

Depois de tantos anos ter em mãos um livro tão aguardado e me surpreender com ele é um presente do Universo. Mais do que entender o Paganismo o livro nos possibilita encontrar a nós mesmos na roda da vida, e compreender nossa responsabilidade perante nós mesmos e nossos atos. Se depois de lê-lo você vai se render ao Paganismo eu não sei, mas que vai sair uma pessoa consciente da vida que circunda a sua volta é garantido!


Avaliação







Comente com o Facebook:

Um comentário:

  1. Bruna!
    Fui criada dentro do cristianismo, minha mãe é católica; embora dentro de casa convivesse com várias ciências afins: astrologia, parapsicologia, tarô, numerologia, Wicca e outras tantas... Então, nem teve como não me rebelar durante a adolescência e criar eu mesma meu caminha de crença... Não é que não acredite em Deus, mas acredito em um Ser superior que rege tudo na terra. Acredito em tudo e acho mesmo que devemos nos questionar quanto as crenças e conhecê-las, assim podemos falar com precisão. Os rituais, cultos, as pedras, forças da natureza fazem parte do Paganismo e fico bem feliz que tenha conseguido ler esse livro precioso.
    Muito interessante de verdade!!

    Desejo uma semaninha carregada de luz, paz e amor!
    Cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir