O Gênio da Zara – Covadonga O’Shea

Eu sempre gostei de saber as histórias sobre as coisas por trás das grandes marcas, ou as histórias por trás das celebridades e coisas do estilo. Por isso, há pouco tempo li o livro “Casa Gucci” (clique no título para conferir a resenha), também publicado pela editora Seoman, selo do Grupo Editorial Pensamento, e me encantei com tudo que li. Fiquei falando por dias com todas as pessoas sobre como a grande marca surgiu e todas as polêmicas que descobri desta família. Por isso, quando vi este volume a respeito da história do gênio por de trás da Zara, essa famosa loja que roupas que eu e muitas pessoas pelo mundo amam, não consegui resistir e passei na frente de muitas das minhas leituras. Claro que devorei este exemplar e fiquei conversando com todo mundo sobre minhas novas descobertas, então agora venho compartilhar elas com vocês.
Em “O Gênio da Zara” conhecemos mais, como mostra o subtítulo, “A História de Amancio Ortega, o ícone da fast fashion", este grande homem que era um cara pobre, mas que conseguiu criar este império enorme apenas com o esforço do seu trabalho e também com sua grande visão empresarial. Ele abriu barreiras e criou uma logística estudada por várias universidades, sendo o pioneiro na revolução da indústria têxtil, onde ele criou essa rotatividade constante de produtos, e onde sempre tem novidades que se adequam ao que o público quer, sendo que recebem roupas novas toda a semana, e também um local que vende roupas mais baratas e mais acessíveis ao bolso das pessoas e com boa qualidade. Assim, eles ganham pouco em cada peça, mas vendem muito, ganhando na quantidade juntamente por conta da qualidade, dando a oportunidade de todos os consumidores renovarem seus guarda-roupas constantemente.
Conhecemos mais sobre a pessoa que é o Amancio, o cara que era sempre o primeiro a chegar à fábrica e o último a sair, onde não tinha um escritório, pois gostava e ficar andando por todo o local para saber em que lugar poderia ser útil. O empresário que conhecia seus funcionários por nome e que escutava todos eles, pois a opinião de cada um contava, sendo ele uma pessoa que gosta de ajudar o próximo sem nem precisar de recompensa por isso, e nem de créditos.
Em várias entrevistas com diferentes funcionários, todos eles apontaram Ortega como um bom homem de negócios, que está sempre ligado a tudo que está ocorrendo no mundo, e sendo muito observador. O fato de ele ter uma memória ótima também o ajuda bastante e este fato é citado no livro algumas vezes, já que se lembra do que foi falado para ele, mesmo sem ter anotado.
O livro nos mostra sobre a criação da Inditex, o grupo que está por trás da Zara e de outras grandes marcas, e sobre como Amancio, que é o grande responsável pelo crescimento desta empresa, junto com sua equipe de trabalho, desbancou a GAP como a varejista de roupas número um do mundo.
Nesta obra também conhecemos mais sobre o modelo empresarial que ele criou, as decisões que ele tomou durante toda a sua carreira, e sobre como ele é como pessoa. Achei tudo que li incrível e gostei bastante de conhecer mais não apenas sobre a história da marca, mas também sobre a história do gênio que está atrás dela, que é uma pessoa bem admirável.
A capa é linda com esta fotografia da fachada de uma das lojas Zara, e o título presente em uma imagem igual às etiquetas da marca, deixa o visual ainda mais bonito, além de ter tudo a ver com o conteúdo da obra. A diagramação é simples e bem feita, sendo que a fonte não é muito grande, mas também não incomodou minha leitura, e os espaçamentos são confortáveis. No meio do livro há umas páginas em papel couché, com fotografias de Ortega e família e também de alguns trabalhadores, enquanto as outras folhas são amareladas.
Indico este exemplar para todas as pessoas que, assim como eu, amam uma história sobre o por trás das grandes marcas, que no caso da Inditex é sem dúvida o Amancio Ortega. E saber mais a respeito dele e sobre as decisões que causaram o seu crescimento, de um vendedor de loja para um dos caras mais ricos do mundo, mesmo sem os estudos completos, foi bem legal de se ler. Recomendo a leitura de “O Gênio da Zara” para todo mundo, já que ele traz uma narrativa rápida, fluida e gostosa sobre a história deste grande homem.
Avaliação



Comente com o Facebook:

3 comentários:

  1. Olá meninas!

    Bem, este é um título que eu não leria... não faz meu gênero literário!

    Mas gostei da capa! rs

    Bjo bjo^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. https://www.facebook.com/rockanapcm/posts/767501976620942

      Excluir
  2. Adoro comprar roupas na Zara, deve ser legal descobrir as coisas por trás do dono dela. Eu gosto deste estilo de livros e vou querer comprar com certeza. Obrigada por falar dele aqui, eu nunca tinha visto nada sobre ele e parece muito interessante.
    lydia.abreu.lydia@gmail.com

    ResponderExcluir