O Diário Secreto de Lizzie Bennet – Bernie Su e Kate Rorick

Lizzie Bennet tem vinte e quatro anos, é cheia de dívidas do crédito estudantil, vive com seus pais e suas duas irmãs, Jane, a mais velha e mais doce das três, e Lydia a mais nova e bem mais energética da família, em uma casa no interior da Califórnia. E é vizinha de sua melhor amiga desde sempre, Charlotte Lu, que estuda com ela e vai ajudá-la a editar seus vídeos.
Ela estuda comunicação de massa com foco em novas mídias na pós-graduação e, para um projeto de fim de semestre, decide começar a gravar vlogs para o Youtube duas vezes por semana para falar reflexões sobre sua vida de forma bem verdadeira, com as loucuras de sua mãe, sua vida amorosa – e a de sua irmã –, a fase de buscar emprego, etc., e ela logo se torna uma figura pública de sucesso, sendo seus vídeos bem assistidos.
Sua mãe tem uma grande fixação por fazer as filhas se casarem, transformando este em seu principal objetivo de vida, rendendo planos ardilosos e bem elaborados, recorrendo a conversas, comidas bem feitas, e até virando stalker dos solteiros, para fazer com que algum deles conheça e se apaixone por uma de suas filhas para o matrimônio ocorrer o quanto antes.
Agora que o jovem, solteiro, rico e estudante de medicina Bing Lee se muda para a cidade, as coisas ficam ainda mais intensas nas vidas destas jovens. Principalmente porque ele trouxe seu melhor amigo com ele, o arrogante William Darcy, e o cara simplesmente consegue tirar nossa querida protagonista Lizzie do sério, com todo aquele seu ar de superior e comentários desnecessários.
Cada vez mais entretidos com tudo o que acontece na vida destes personagens tão cativantes, os espectadores de Lizzie, assim como nós, leitores, só queremos saber mais e mais sobre toda esta história e onde ela vai dar. Será que Bing Lee é um cara legal e vai se interessar por alguma das irmãs Bennet? Sua mãe vai sair do pé das três filhas? Lizzie, suas irmãs e Charlotte vão conseguir empregos? E ela vai começar a suportar mais o irritante Darcy? Neste diário vamos descobrir as respostas para todas estas perguntas e muitas outras.
2014 não foi um ano muito bom para mim em termos pessoais, por outro lado, quando o assunto é leitura, foi ótimo! E, mais uma vez, posso comprovar esta afirmação com a última leitura e, consequentemente, última resenha do ano, “O Diário Secreto de Lizzie Bennet”. Fico imensamente feliz de terminá-lo com um livro tão bom e gostoso, me deixando numa vibe muito agradável para começar o ano novo com o pé direito e cheio de expectativas para novas leituras maravilhosas (e também inspirada com a certeza de que 2015 será um ano muito bom nas outras áreas da minha vida também!).
Para quem não sabe, esta é uma adaptação (a mais longa existente!) da tão famosa obra de Jane Austen, “Orgulho e Preconceito”, que eu, infelizmente, ainda não consegui ler, apesar de querer muito, principalmente depois de ter lido esta nova versão de sua história. Sério, eu preciso mesmo ler a obra da autora o quanto antes, inclusive porque tenho muita vontade de compará-las e saber o que foi mantido mais próximo do original, o que está só um pouco parecido ou bem diferente, e o que foi totalmente acrescentado (além das partes óbvias, como tecnologia e outros detalhes que só passaram a existir a partir do final do século anterior ou deste século, claro).
Eu amei os personagens, em especial as irmãs Bennet, sendo Lizzie uma ótima protagonista, Jane uma moça fofa e encantadora, e Lydia, doidinha e extremamente engraçada, o pai delas, que é um amor de pessoa, Charlotte, que é aquele tipo de melhor amiga que todos nós desejamos ter, Bing Lee, que pode ter me chateado em um ponto, mas conseguiu me conquistar novamente depois, e, claro, Darcy, que depois de conhecê-lo melhor, é impossível não se apaixonar por ele também.
Este livro é imensamente divertido, o humor e a leveza dos relatos da personagem com seu tom muitas vezes irônico, faz com que a leitura fique ainda mais prazerosa e, inevitavelmente, nos faz dar gargalhadas com alguns de seus comentários. O texto é fluido e envolvente, e extremamente apaixonante. Todos os personagens principais são bem construídos e muito cativantes, e a gente termina a leitura com a sensação de que conhecemos as partes mais importantes de cada um deles, o que é sempre maravilhoso.
Se você curte histórias cheias de reviravoltas, esta com certeza vai te conquistar, já que durante este ano em que acompanhamos as vidas das irmãs Bennet, principalmente a de Lizzie, acontecem tantas coisas, algumas delas muito boas, outras meio ruins, muitos dramas e novos acontecimentos, que a trama nunca, nunca mesmo, fica parada. E, por conta de tanta movimentação, também é uma leitura bem ágil e atrativa, você nunca sabe o que vai acontecer em seguida, mas cria muitas expectativas e ainda se diverte pelo caminho.
O romance é daquele tipo que faz a gente torcer para que o casal fique logo junto e que o primeiro beijo ocorra o quanto antes. Mesmo com as brigas iniciais, os dois juntos são incrivelmente fofos. O único ponto que eu esperava mais, só pelo fato de ser uma romântica incorrigível, é que a parte amorosa de Lizzie tivesse sido um pouco mais exposta quando os dois finalmente ficaram juntos, o que demora muito para acontecer e, quando isso de fato se torna realidade, não há muitas cenas entre eles e o livro logo acaba. Só que eu queria mais!
Os autores escreveram tão bem, que o leitor cria uma fácil identificação com os personagens por conta das coisas que elas estão vivendo, bem verdadeiras e condizentes com nossa realidade atual, com problemas relacionados aos estudos, a esta nova fase de mudança da vida estudantil para a vida real e de adulto, problemas financeiros, questões familiares e amorosas.
Este volume, na verdade, também é um complemento literário da websérie “The Lizzie Bennet Diaries” que, inclusive, é ganhadora do Emmy (para quem se interessar em assistir, ela pode ser encontrada legendada no canal oficial no Youtube – tem que clicar no ícone retangular na parte inferior do vídeo para ativar a legenda) e faz parte de um projeto transmídia, no qual o leitor pode conferir os relatos no livro, assistir os episódios online e ainda acompanhar os personagens pelas redes sociais, mas, infelizmente, as contas, apesar de ainda existirem, não estão mais ativas e não têm novas postagens. Esta é uma experiência de leitura totalmente legal e bem inovadora (não são muitas obras que têm essa possibilidade – eu nunca li outra) e vale super a pena acompanhar todos estes detalhes, que a tornam algo muito mais prazeroso, enriquecedor e divertido de acompanhar.
Eu já conhecia a websérie, porém, por conta de coisas da vida, não tinha assistido ainda, mas agora que li o livro, aproveitei para começar a assistir os episódios e estou completamente apaixonada. Terminei a leitura primeiro, mas está sendo incrível poder acompanhar tudo o que acontece também pelos vídeos. Queria que vários livros tivessem este recurso, seria tão maravilhoso! Depois que eu assistir todos os capítulos, vou fazer um post sobre a websérie aqui no blog também, que vai ser publicado no começo de 2015, provavelmente em janeiro mesmo.
O livro é em forma de, como o próprio título revela, um diário, escrito pela protagonista Lizzie Bennet em primeira pessoa durante quase um ano, e sobre o que estava acontecendo por trás das câmeras. Ela conta aqui diversos momentos de sua vida, antes de começar a gravar os vídeos, durante, e um pouco antes de terminá-los. Os capítulos são divididos em datas, às vezes pulando alguns dias, outras contando dias sequenciais, e são bem curtos e rápidos de serem lidos. Com isso, é mais fácil você procurar especificamente o vídeo relacionado com o dia que ela narrou e assisti-lo com base nos acontecimentos, já que ela sempre os cita em seu diário escrito (eu não fiz isso porque preferi ler primeiro e acabei me distanciando do que acontece nos episódios e, mesmo depois tendo assistido vários direto, não cheguei ao final ainda).
A obra e a série são diferentes, mesmo sendo complementares, e você vai encontrar muitos outros detalhes, tanto em um quanto no outro, já que em diversos momentos abordam pontos diferentes de uma mesma coisa, sendo que o exemplar escrito acaba sendo mais abrangente, já que os vídeos são de curta duração (entre dois e sete minutos) e se resumem a Lizzie contando as coisas aos espectadores, enquanto no diário ela guarda os seus segredos pessoais, tendo uma visão mais ampla de diversas ocasiões. Mas ambos têm começo, meio e fim, então ninguém vai ficar perdido se preferir só acompanhar a websérie ou somente o livro, apesar de ser muito melhor fazer as duas coisas.
Duas curiosidades muito interessantes é que, primeiro, este projeto foi adiante porque Hank Green (o irmão do John Green!) abordou Bernie Su com a ideia de contar uma história de Jane Austen para a web e ainda investiu seu próprio dinheiro nele inicialmente (só depois que a série fez sucesso é que começou a ser financiada pelo Youtube e seu sistema de publicidade), e trouxe a comunidade de Nerdfighters para acompanhá-la. E a segunda é que empresa do Darcy no livro, Pemberley Digital, saiu do papel e virou realidade. Ela existe hoje e é responsável por produzir webséries entre outros projetos.
A produção é tão legal e tão realista que realmente nos dá a impressão de que aquilo que estamos assistindo não é apenas uma ficção, de que aquela é, sim, a vida de uma garota normal chamada Lizzie Bennet, que poderia ser sua amiga ou sua vizinha, que está abrindo seu coração e sua vida para lhe conhecermos melhor, como um projeto para a pós-graduação. Mesmo sabendo os rumos da história e o final, a gente torce pela protagonista e por todos os personagens mais próximos a ela, para que consigam o que almejam e para que tudo dê certo em suas vidas. E é como se o livro fosse realmente seu diário verdadeiro que Lizzie nos emprestou para irmos acompanhando mais detalhes do que vive, como se estivesse colocando em palavras seus sentimentos em uma conversa íntima com o leitor.
A diagramação é simples, com fonte e espaçamento confortáveis para uma leitura mais fácil. A capa original foi mantida, é bem bonita e tem tudo a ver com o livro porque realmente parece um diário. As páginas são amarelas e na orelha da frente há um marcador do livro para você recortar, o que é incrível, mas eu não vou cortar porque não tenho habilidades e ia acabar estragando.
Recomendo demais “O Diário Secreto de Lizzie Bennet” para todas as pessoas que adoram um delicioso romance com personagens extremamente cativantes, muitas reviravoltas, situações reais, uma adorável família que se ama bastante, relações pessoais bem apresentadas e que também é bem reflexiva e inspiradora. Todos os fãs de Jane Austen vão amar esta adaptação de “Orgulho e Preconceito” para os dias atuais, fazendo-os se recordarem dos personagens carismáticos criados por esta autora sensacional e se apaixonarem novamente. E, para aqueles que ainda não leram esta ou nenhuma obra da autora, não tem problema, depois deste livro, assim como eu, vocês vão ficar ansiosos para conhecer todos os seus trabalhos.
Avaliação



Comente com o Facebook:

Um comentário:

  1. MEU DEUS, não sabia que “The Lizzie Bennet Diaries” tinha um livro!!!!!! Eu amo a série, amo o Darcy e amo Jane Austen. Já comprando em 3,2,1...
    Elisa

    ResponderExcluir