Pó de Lua – Clarice Freire


“Pó de Lua” é um compilado de textos da autora Clarice Freire, que encantam com sua delicadeza, humor sutil e traços despretensiosos. O livro é dividido em quatro partes, as quatro fases da lua: Minguante, Nova, Crescente e Cheia. E, em cada uma delas, a escritora fala de pensamentos e situações, tudo com muito sentimento, como a saudade, a paixão, o medo, a dor e a alegria. E seus poemas e poesias foram escritos e expostos com sua forma característica, fazendo jogos de palavras e fragmentos, tudo com muitas ilustrações.
Esta é uma obra singela, cativante e muito bonita, cheio de pensamentos fofos e reflexivos e alguns também divertidos. Suas palavras são delicadas e transmitem muitos sentimentos bons no leitor. E os desenhos, feitos pela própria autora, se encaixam com o texto de maneira graciosa e bonita.


Este trabalho ficou tão belo e encantador, que dá vontade de sempre carregá-lo na bolsa para qualquer lugar ou deixá-lo sempre na mesa de cabeceira para, quando o dia não estiver tão legal assim e você quiser suavizá-lo ou alegrá-lo um pouco mais, ou, quem sabe, quando estiver realmente bom e você só quer aumentar o efeito. Porque, não importa a ocasião, hora ou lugar, “Pó de Lua” vai te deixar flutuando numa atmosfera agradável e inspiradora. Além do mais, é uma excelente dica para dar de presente para uma pessoa querida.


Este livro não é muito extenso, tem apenas cento e noventa e duas páginas, mas a leitura é simples, leve e fácil, além de bem gostosa de acompanhar, então você começa a ler e, quando percebe, já chegou ao final e terminou com aquele gostinho de “preciso de mais”!
(Meu preferido)

A Intrínseca caprichou na edição impressa deste exemplar. A começar pelo formato, que lembra um moleskine, inclusive no tamanho e com pontas arredondadas, dá até a impressão de que não é um livro e, sim, a agenda pessoal de Clarice, o que foi uma ideia muito bacana. Além disso, as bordas das páginas são em um tom lindo de azul, o mesmo que envolve o título do livro e a logo da editora na capa, que por sinal é simples e belíssima e apresenta detalhes em prateado fosco.


A diagramação interna também está maravilhosa, recheada de ilustrações coloridas e elementos gráficos que brincam com as palavras. Os textos foram escritos com a caligrafia de Clarice em diversos tamanhos e formas, ora com letras maiúsculas, ora minúsculas, algumas vezes em negrito, etc. A maioria das páginas é amarelada, mas também há páginas pretas com palavras em branco, ganhando um destaque lindo.


Para quem não sabe, Clarice Freire tem um blog denominado ‘Pó de Lua – Para Diminuir a Gravidade das Coisas’, que foi onde ela encontrou seu espaço para escrever poesia desenhada e compartilhar com as pessoas, e também uma Fan Page de mesmo nome no Facebook (já passa de um milhão de curtidas!), que, inclusive, serviram de inspiração para a construção deste livro. Se você gostou do trabalho dela, confira muito mais clicando nos links.


“Pó de Lua” é uma conversa íntima que também poderia ter sido escrito especialmente para cada um de nós, leitores, tamanha a facilidade de identificação que as palavras de Clarice transmitem na gente. Ela realmente tem um belíssimo dom e consegue nos tocar com sua simplicidade e beleza. Mais do que recomendado!

Avaliação



Comente com o Facebook:

Um comentário:

  1. Esse livro é muito amor né? Como você mesma disse, é uma ótima opção para se presentear amigos e familiares! Só essa diagramação maravilhosa já me conquistou *-*

    Beijos!
    @PollyanaCampos
    Entre Livros e Personagens

    ResponderExcluir