Espíritos do Tâmisa- #01 Enigmas de Londres - Ben Aaronovitch,

Quando eu penso em Londres eu imagino ruas estreitas com história em cada poro, uma tarde chuvosa com cheiro de terra molhada e pessoas correndo, um passado muito distante, um sonho de consumo...eu imagino uma cidade onde tudo acontece sem que para isso sua tradição se perca. É o que eu sinto e é o que me transmitiu a minha última leitura, Espíritos do Tâmisa, primeiro volume da série Enigmas de Londres, do autor Ben Aaronovitch, e publicado pelo Fantasy da editora Casa da Palavra.

Peter Grant é um policial em treinamento, e o momento da escolha de qual departamento que irá trabalhar está chegando, ele torce para conseguir trabalhar na ação e não em um escritório fechado. Em sua última atuação antes da escolha ele se depara com um assassinato estranho e nada mais nada menos do que um fantasma!

Depois desta conversa inusitada ele acaba recrutado para uma unidade secreta que trabalha com casos sobrenaturais que envolvam magia. Agora além de investigar frequentes casos de agressão e mortes que parecem relacionados ele deve aprender a magia, e evitar as próximas mortes, ma será que Peter é capaz de tantas atribuições?

Aaronovitch tem uma narrativa para gente grande, o livro pode soar jovem adulto ou infanto-juvenil em sua sinopse, mas trata-se de um livro maduro e adulto, onde sua narrativa detalhada e bem feita nos embarca em uma aventura pelos pequenos detalhes da encantadora cidade de Londres. Ele consegue nos transportar com suavidade para a cidade em primeira pessoa através de Peter com toques bem peculiares como o teatro e o humor inglês.

Grant é um policial marcado na infância por ser filho de um famoso músico de Jazz. Ele quer vencer na vida e para isso se esforça a fazer tudo certo. Não acreditava em nada além do que podia ver por isso teve um choque quando descobriu tudo que estava por de trás do véu. Mesmo diante dos grandes perigosos não abandona suas investigações, vai fundo até o mais distante rio!

Lesley May é sua colega de treinamento, é aplicada e uma boa policial, por isso logo já é escolhida para o melhor trabalho. Ajuda Peter como pode, e acredita rapidamente na nova realidade do amigo. Particularmente não tive muita afinidade com a personagem, embora ela tenha um humor e disposição para ação algo sempre me incomodava em seu discurso.

Nightingale é o único membro da unidade paranormal, é ele quem recruta Peter e o ensina tudo que sabe na medida em pode. Age como um mestre que deve ensinar seu discípulo, ou seja, além de passar conhecimento deseja que seu pupilo desenvolva sabedoria, que não seja alguém capaz de criar bolas de luz, mas que saiba do que se trata as bolas e quando as deve usar. É o típico personagem sábio e inteligente que me conquista!

Berveley é um ser do rio Tâmisa, com uma personalidade muito próxima do povo Fae, é espontânea e vivaz, uma personagem muito interessante e também ajuda com que Grant se insira no mundo secreto de Londres. Secundários mas não menos interessantes temos Toby, o novo cachorro de Peter, e Molly a estranha empregada de Nightingale.

Londres é bastante explorada no livro, diversos locais como St. Paul’s Church, Royal Opera House e Covent Garden Market e etc são mencionados e detalhados. É quase tangível a atmosfera londrina que o autor cria.

O mistério é bem esclarecido, não desconfiei da solução até que ela se abrisse. Todas as variáveis foram bem exploradas o que faz de Espíritos do Tâmisa uma ótima pedida para quem gosta de uma fantasia contemporânea de qualidade. O segundo volume da série saiu recentemente e se chama Lua Negra Sobre Westminster. Desnecessário dizer quanto eu quero não?! Faça sua viagem para as deliciosas ruas de Londres também e descubra o que está por trás de tanto sangue derramado!


Avaliação










Comente com o Facebook:

Um comentário:

  1. Olá, Bruna! Eu gostei muito da sua resenha. Fiquei bem interessada em ler este livro, que eu ainda não conhecia, então agradeço pela indicação. E ainda ganhou as cinco casinhas, o que me ganhou ainda mais. Beijinhos

    ResponderExcluir