Dimensões.Br - Organizado por Helena Gomes

O Universo fantástico brasileiro é infinito, somos uma país rico em cultura própria proveniente dos indígenas, e das demais culturas que povoaram nossos estados. O resultado disto é um caldeirão fervente sem limites. Pensando nisso o livro Dimensões.Br, organizado pela autora Helena Gomes da editora Andross reuniu 55 contos de autores brasileiros com a temática da literatura fantástica no Brasil.

Todos os tipos de seres são trazidos como tema aqui, como os clássicos fantasmas, vampiros, lobisomens até seres do nosso folclore como curupira, caipora e Boitatá. A narração não é linear, alguns são narrados em primeira pessoa, outros em terceira pessoa. Há também diversos gêneros do fantásticos representados, tudo distribuído em 317 páginas em diagramação simples.

O destaque do livro fica por conta do ótimo prefácio de Roberto de Sousa Causo que aborda a fantasia no Brasil trazendo breves explicações históricas para o seu desenvolvimento. Foi ótimo conhecer nomes de algumas obras antigas de fantasia, as quais já estou começando a procurar! E digo esse prefácio já valeu o livro.

Quanto aos contos é impossível falar dos 55 contos, mesmo porque existem alguns que não merecem comentários. O conto que mais gostei do livro todo foi sem dúvida "A Rosa Vermelha" da autora Hannah Liis-Baxter, tratado de forma objetiva traz a tona a lei do retorno em sua forma mais direta, é surpreendente! Destaque também para "Criança de Louça" da autora Georgette Silen, que traz uma semente maravilhosa no que pode ser uma saga de livros excelente!

O conto "O Segredo do Rei Malvado" do autor Carlos Gaitan é muito bem explorado e me lembrou muito a estrutura do livro O Mágico de Oz.  "Até a Primeira Caçada" do autor Walmir V. Fracari me chamou atenção porque pensei em duas interpretações para ele (um conto tão pequeno que desperta duas linhas de pensamento é interessante não?).

Infelizmente alguns contos se destacam por motivos ruins, "Crisântemosilicone" do autor Carlos Abreu é um conto distópico que não chegou a lugar algum.  "Espectro" da autora Rosa Maria Martinelli é muito breve e não chega a ter qualquer desenvolvimento. E por fim os contos "Carrossel" da autora Carol Desirée  e "Ritual das Almas" da autora Bel Furtado são tão estranhos que não cheguei sequer a entendê-los.

Como uma viagem pelo país, Dimensões.Br é uma ótima opção para conhecer o estilo dos autores brasileiros, além dos diversos cantinhos do Brasil. Foi minha primeira experiência com contos breves e de autores brasileiros, e resultado? Quero mais livros como este! Aventure-se também pela fantasia brasileira!






Avaliação




Comente com o Facebook:

2 comentários:

  1. Olááá
    Li alguns contos do livro e curti bastante alguns e outros não, assim como você haha é um livro bem legal com contos bem diferentes e etc.
    Sua resenha ficou muito boa e adorei o post.

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/2014/11/resenha-lista-negra-jennifer-brown.html

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante este livro, não o conhecia ainda, mas fiquei com vontade de ler. Uma pena que alguns contos se destacaram por motivos ruins, mas espero que os bons tenham valido pelos outros. Beijinhos

    ResponderExcluir