Os Filhos das Sombras #01: Um Deles – Margaret Peterson Haddix

Em uma sociedade distópica no futuro, conhecemos o menino Lucas, terceiro filho de uma família pobre que vivia numa casa meio isolada, com um bosque em frente, onde ele podia andar livremente, porém escondido, e ajudava sua família em tarefas diárias. Mas sua vida não é o que pode ser chamada de normal, já que, por ser a terceira criança a nascer naquela casa, ele nem mesmo poderia existir, pois o governo proíbe mais de dois filhos, com pena de multa e/ou morte. Então ele não frequentava escola, não ia até o mercado ou outros lugares, não tinha amizade com pessoas de fora, aliás, nunca nem mesmo conheceu alguém que não fosse sua família.
No auge de seus doze anos, ele estava acostumado com sua vida de falsa liberdade, até que o governo tem mais uma de suas ideias e resolve obrigar sua família a vender não apenas o bosque, mas também os porcos de engorda, porque eles terão vários novos vizinhos ricos e o cheiro poderia incomodá-los.
Lucas agora está proibido de sair de dentro de casa e, para não levantar suspeitas, as janelas precisam ficar abertas, então o garoto nem mesmo pode sentar à mesa com a família para fazer suas refeições, precisando se esconder mais ainda, e tendo que tomar todo o cuidado possível para não ser visto nem ouvido. Para piorar, o dinheiro está escasso e os impostos mais altos, fazendo com que sua mãe também precise trabalhar, deixando o menino mais sozinho do que nunca.
Em um dos dias sem nada a fazer, ele acaba descobrindo uma terceira filha numa casa vizinha e arruma coragem para encontrá-la pessoalmente, e isso vai mudar toda a sua vida completamente. Jen é uma menina rica, com mais benefícios que ele por conta disso, e com sede de liberdade. E ela está disposta a arriscar tudo o que tem para conseguir ser livre, ela e todos os ‘Filhos das Sombras’, que é como eles se chamam. Mas será que Lucas também está confiante de que deve largar tudo de mão e enfrentar o desconhecido? Ou ele simplesmente prefere aceitar viver no anonimato pelo resto de sua vida?
Confesso que achei a leitura menos do que eu esperava, talvez por ser um livro tão fininho e, portanto, com uma história mais curta, sendo que a autora tinha muitas possibilidades para escrever muito mais neste volume, sem precisar encerrá-lo e dividir seu propósito em vários volumes finos.
Esta história é uma distopia que ocorre no futuro, mas não sabemos uma data exata nem o local. O governo tem um controle muito grande da população, proibindo e liberando coisas da maneira que lhes convém e incitando o medo e o terror nas pessoas, já que eles matam sem nenhuma piedade quem quer que os desafie, não importa a idade, eles assassinam primeiro para depois fazer perguntas. Os magnatas são os que têm mais vantagens na sociedade, mas ainda eles não podem abusar do poder, pois as consequências podem ser tão terríveis quanto é com os mais pobres.
A autora é fria e cruel e isso é mostrado claramente com a forma como o enredo foi desenvolvido e também com fatos que ocorrem, mesmo que de uma maneira não tão pesada. O cenário onde Lucas vive foi muito bem descrito e ambientado, dá para visualizar as cenas perfeitamente. E a introdução de como o governo age/governa está muito bem feita e definida, então considero que a autora soube desenvolver o início de sua distopia muito bem, não ficando atrás de nenhuma outra que li até agora, e olha que foram muitas, já que este é um gênero que me atrai muito.
A narrativa é em terceira pessoa e só acompanha Lucas, que é um protagonista extremamente cativante e o leitor acaba se conectando facilmente com ele e sentindo toda a sua angústia e desespero. Ele é apenas um pré-adolescente, mas tem uma personalidade forte e madura para sua idade, mesmo que a culpa por existir permeie uma boa parte do livro até Lucas entender que não é bem assim que as coisas são. Tudo que poderia enlouquecer muitos, só faz com que ele encontre forças para fazer diferença.
Gostei muito de ver o crescimento do personagem, enquanto ele primeiramente age de modo mais contido, com receio do que pode vir a acontecer com ele e sua família, depois, se sentindo triste e inconformado com uma tragédia que aconteceu com alguém muito próximo, ele reflete nas coisas e resolve tomar uma atitude, então, em seguida, acompanhamos seu medo se transformando em coragem. E isso foi extremamente legal de se ver.
A edição nacional da Editora Fundamento está muito bonita, a começar por esta capa maravilhosa, que passa o clima do livro e desperta a curiosidade para a leitura, totalmente diferente da horrível capa publicada no exterior, que não me desperta nenhum interesse de tão feia e mal feita que é. A diagramação interna também ficou incrível, com fonte e espaçamento bem confortáveis para uma leitura sem incômodos, além de contar com páginas amarelas.
Esta é uma série de sete livros, sendo que este primeiro, “Um Deles”, acaba de ser publicado aqui no Brasil, ainda sem previsão para as continuações. Já vi que todos os livros são bem fininhos, o que me faz questionar os motivos da autora ter dividido sua história em tantos assim, já que acredito que ela poderia ter juntado todos e fazer, no máximo, uma trilogia, que iria ter o mesmo propósito e conteúdo.
Recomendo a leitura de mais esta distopia, que é, ao mesmo tempo, angustiante e revoltante, e traz personagens carismáticos. Com certeza quero ler os próximos volumes da série e saber o que vai acontecer com Lucas, e vou ficar torcendo para que sejam coisas boas, que tudo o que ele busca seja encontrado e ele faça uma grande diferença. E, claro, espero que todos os filhos das sombras consigam a tão desejada liberdade.

Gostou da resenha? Adquira seu exemplar COM DESCONTO clicando aqui! :D
Avaliação



Comente com o Facebook:

2 comentários:

  1. Uau, parece ser uma distopia e tanto, e quanto ao fato da autora te sido fria e cruel ao decorrer do enredo fiquei bem curiosa, só me desanima um pouco ser uma série composta de 7 livros, mas pretendo ler este que já foi lançado aqui no Brasil sim, pois parece ser muito bom.
    Adorei a resenha, beijos!!

    ResponderExcluir
  2. Ai minha nossa..já tinha lido apremisadesse livro e fiquei mega ultra curioa pra saber mais sobre o que se trata.. Fiquei maravilhada com a história e a forma que a autora abordou o tema e construiu seus personagens..já vejo que meu coração vai se condoer por Lucas... Desejo demais ter e ler esse livro.
    bj eaprbaéns pela resenha.

    ResponderExcluir