Oksa Pollock e a Floresta dos Desgarrados - Oksa Pollock #02 - Anne Plichota e Cendrine Wolf

Não me canso de dizer quanto é bom e refrescante uma boa fantasia. A sensação de viagem no tempo e espaço que uma boa literatura fantástica possibilita é uma experiência única! E eu me admiro dos autores que conseguem fazer isso de maneira original.

O filhote fantástico da vez foi Oksa Pollock e a Floresta dos Desgarrados, segundo volume da série Oksa Pollock, escrito pela dupla Anne Plichota e Cendrine Wolf, publicado pela Suma das Letras.

Contém Spoilers.

Oksa depois de descobrir ser uma adolescente especialmente mágica, mais velha e experiente com seus novos poderes, se depara com um novo problema: seu melhor amigo Gus desapareceu na sua escola de forma silenciosa e misteriosa. Buscando resgatá-lo novos segredos de sua família vem a tona. Oksa se vê obrigada a deixar a segurança que acreditava ter em Londres para mergulhar em um mundo paralelo repleto de regras, medo e magia. Será que ela irá conseguir equilibrar tantas variáveis e salvar quem precisa?

Intenso, profundo e de tirar o fôlego, o segundo volume de Oksa não sofreu da tão conhecida maldição do segundo livro. O ritmo da narrativa da dupla de escritoras continua a todo vapor, nos brindando com muita ação, aventura e descobertas. Feita em terceira pessoa sob a perspectiva na maioria das vezes da protagonista Oksa, o livro se desenvolve repleto de detalhes que amarram muitos dados apresentados anteriormente.

Uma característica marcante da trama é que embora a ação seja frequente ela não demora a ter solução. O que foi muito útil durante boa parte do livro, em especial quando Oksa está presa nessa 'dimensão' paralela repleta de perigos. Boa parte do livro é dentro desse lugar, que transmite uma sensação claustrofóbica imensa!

Oksa está mais madura, ainda tem acessos de fúria, mas diante da responsabilidade de ser a próxima Preciosa começa a desenvolver ponderação e paciência. Mesmo assim ainda se abala com facilidade diante das descobertas sobre sua família, e da dupla de pretendentes Gus e Tugdual.

Gus, seu melhor amigo humano está uma mala sem alça e bem pesada. Vive lamentando o fato de ser um humano sem poderes, ao mesmo tempo em que algumas vezes consegue ter surtos de inteligência e auxiliar o grupo. Todas as vezes em que ele surgia já podíamos esperar por acessos de ciúmes e mimis sem fim!

Tugdual, é um salve-se-quem-puder que tem natureza dúbia, embora esteja no grupo de Oksa, ainda desperta desconfiança pela sua descendência e seu modo de ser. Desperta muitas emoções em Oksa, e embora sua verdadeira face ainda me seja nebulosa gosto bem  mais de sua arrogância e humor negro do que de Gus.

Os demais salve-se-quem-puder também aparecem, Baba Pollock, a avó de Oksa está um pouco apagada diante das pontadas que levou, esperava um pouco mais de atitude da parte dela, e ela foi um pouco apática. Pavel, pai de Oksa, sai do armário e assume sua natureza mágica, seu processo gradual é bem descrito na narrativa e é importante como apoio a Oksa.

Um show a parte são as criaturas de Edefia, Divinalha, uma galinha engraçada com um frio nada normal; Foldingodo, uma criaturinha ainda sem forma para mim de um coração e dedicação sem igual!; Insuficiente outra criatura sem forma (sem forma porque a descrição não me possibilitou fazer uma imagem rs!) que tem uma memória de peixe e consegue soar leve em meio ao caos e por fim Getórix que aparece de maneira breve mais alegre brigando com as demais criaturas.

O fim da trama é em meio a ação, uma batalha terminou, mas uma enorme guerra está por vir no próximo volume, já publicado pela Suma das Letras: Oksa Pollck e o Coração dos Dois Mundos. Ansiedade define minha espera para voltar ao universo de Edefia!

Curiosidade- Algumas capas pelo mundo deste segundo volume:



Avaliação










Comente com o Facebook:

Um comentário:

  1. Oi Bruna!

    Não li a resenha por conter spoiler e por eu ainda não ter lido nenhum dos livros. Mas li a resenha do primeiro volume e fiquei mega curiosa com o enredo. Eu tbm adoro fantasia, então, claro que quero ler!
    Adorei as capas, são lindas!

    Bjo bjo^^

    ResponderExcluir