O Bisturi de Ouro - Chaiene Santos


Os livros que eu leio em geral são fantasias, ficções que fogem bastante da realidade tangível aos olhos. Estou acostumada a ler histórias que não são passíveis do crivo da razão, assim quando quando me deparo com romances policiais eu demoro a engrenar e não esperar por um fantasma ou vampiro! O Bisturi de Ouro, do autor Chaiene Santos, publicado pelo selo Novos Talentos da Literatura Brasileira é um desses livros tão reais que quase podem ser tocados.

Eduardo é um jovem carioca pobre com apenas um sonho em sua vida: se tornar médico. Para tanto desde pequeno sua mãe o incentiva e faz economias para pagar sua faculdade com o suado dinheiro ganho com suas costuras. Dedicado aos estudos, não mede esforços para alcançar seu objetivo, mesmo que isso signifique se privar dos prazeres da vida ou da companhia de quem ama.

Mas os talentos de Eduardo não passam desapercebidos para um amigo próximo e durante sua jornada a inveja dest cresce, e um inimigo surge, persistente fará de tudo para que sua vida não siga, e seu maior desejo seja realizado. Um crime fará com que Eduardo reveja seus valores e repense se deve seguir com a sua vida ou buscar por vingança.

O livro é sobre a história de vida de Eduardo, acompanhamos sua saga para tornar-se médico desde sua infância até o desfecho do crime que se dá já com seus filhos adultos. Com isso em mente as passagens de tempo são inúmeras, e foi onde encontrei o problema do livro. Primeiro quando as cenas mudam não há mudança de parágrafo, em uma mesmo parágrafo estamos em um lugar e tempo, e no seguinte já em outro. Isso não permite um respiro e assimilação das informações. Segundo as transições de anos também não são delimitadas, pequenos cabeçalhos indicando esta passagem ou mudança de lugar auxiliariam na trama, perdendo a sensação de mistura que tive.

Santos tem uma narrativa em terceira pessoa rápida e pontual, o que nos permite uma leitura breve e sem enrolação. As cenas são rápidas e breves, intercaladas com poucas cenas detalhadas ou com reflexões. O autor soube prender a atenção mesmo diante dos spoilers citados na sinopse da obra (ela já nos conta que ele consegue se tornar médico, tem um inimigo e etc) visto que não sabemos como diante de tantas adversidades ele consegue alcançar seu objetivo.


Eduardo é o protagonista e acompanhamos de perto todas suas persistentes tentativas de chegar a faculdade de medicina. Devo dizer que ele é um exemplo de persistência e dedicação! O menino que toda mãe gostaria de ter em casa, bom moço, não se permite corromper mesmo diante das coisas que lhe fazem. Senti falta de seus pensamentos e sentimentos mais explorados, já que depois de tudo que ele passou e sofreu ele deveria ter uma carga emocional maior e mais explícita. Ele muitas vezes soava frio e superficial.

Glauco, o amigo da onça, é um típico mocinho revoltado que não aceita a vida que lhe foi imposta, e não contente quer pisar no brinquedo do outro. É passional, cruel e incapaz de se colocar no lugar do outro. Consegue colocar em palavras seus maiores conflitos e os jogo na mão dos que o cercam como se alguém e não ele devesse resolver.

Helena é a mocinha da história, mas tem participações breves. Aparece mais tempo como uma boa memória do que como uma personagem, assim como os demais flertes de Eduardo. O moço é tão dedicado a medicina que nenhuma mulher chega agarrar o seu coração até quase o fim do livro!

O desfecho do livro é bom, não era bem o esperado e isso que o torna bom. Mas uma pulga ficou atrás da minha orelha quanto a um crime, entretanto não posso tecer maiores comentários pois seriam spoilers, talvez eu esteja vendo muito csi na televisão!

O Bisturi de Ouro é um livro de ficção que pode ser encontrado e comparado a muitas histórias verídicas de pessoas ao nosso redor, que não se deixam levar pelas pedras da vida. Nascer pobre não é permanecer pobre, porque pior do que não ter dinheiro é ter a ignorância como companheira. O saber muda tudo, atrai tudo e é através dele que podemos crescer, mudar e acontecer, e é sobre isso que o livro trabalha!

 








Comente com o Facebook:

Um comentário:

  1. Oi Bruna!

    Também sou assim, me acostumei a ler fantasia e qdo pelo um livro com um enredo mais "real" demoro um pouco a me habituar. Mas depois, me deixo levar pela história e sempre acabo gostando do que leio! rsrsrsrrs

    Infelizmente, não gostei deste livro.... A capa é linda e a sinopse, mesmo com spoiler é chamativa, mas acho que não estou no meu momento sabe? rrrsrsrsrsr
    Quem sabe um dia?
    Parabéns pela resenha! bjo bjo^^

    ResponderExcluir