Mentirosos – E. Lockhart

Em “Mentirosos” conhecemos a história dos Sinclair, uma família rica, conhecida e bastante invejada por muitos. Todos os anos, no verão, os familiares se reúnem em sua ilha particular e, durante o aniversário de quinze anos de Cadence, quando ela está na ilha Beechwood com os ‘Mentirosos’, um grupo composto por ela, seu primo Johnny, o amigo de seu primo, Gat, e sua prima Mirren, algo terrível acontece, já que Cadence sofre um misterioso acidente. E, com isso, ela começa a ter amnésia seletiva, além de fortes e insuportáveis dores de cabeça.
Agora, com dezessete anos e com o fato de não conseguir lembrar o que aconteceu naquele verão, há dois anos, a deixa angustiada e frustrada, e o leitor se vê envolto numa rede de um suspense que precisa ser desvendado.
Quando li a sinopse deste livro, fiquei super empolgada com a história, principalmente com esta parte de perda de memória, que, confesso, me atrai bastante. Além disso, minha irmã já tinha lido e resenhado aqui no blog outro livro da autora, “O Histórico Infame de Frankie Landau-Banks”, do qual ela gostou muito. Então, quando a Diana, da Editora Seguinte, enviou a prova de presente para todos os blogueiros parceiros, mesmo os que não puderam ir à Bienal de SP este ano (que foi o meu caso), eu fiquei muito feliz, pois sabia que precisava lê-lo o quanto antes. Portanto, assim que ele chegou aqui em casa (depois de mais de um mês de enviado – Correios, amo vocês! #SQN), passei na frente da minha pilha de próximas leituras e fico feliz por ter feito isso, já que curti bastante esta obra.
Os capítulos são narrados mesclando o passado e o presente, já que passamos a conhecer a infância dos mentirosos, até o acidente, e também sobre os dois anos após este terrível fato. Quando nossa protagonista, Cadence, resolve voltar à ilha para tentar entender tudo que aconteceu com ela dois anos atrás, e também para rever os seus amigos, já que não teve contato com eles neste período, vemos que suas fortes dores de cabeça aumentam e alguns fragmentos de memória são recuperados.
Os personagens deste livro são incríveis e muito bem descritos, além de bem complexos, fazendo com que a gente consiga se encantar com a forma que E. Lockhart criou a personalidade de cada um e, assim, nos aproximamos de todos eles.
Esta é uma leitura forte, que apesar de prender a gente do início ao fim, nos deixa sem saber o que pensar quando chegamos realmente ao final. A narrativa é rápida, fluida, envolvente, intensa, e até mesmo apresenta um toque de crueldade. Gostei muito de acompanhar nossa protagonista, além de todos os dramas apresentados nesta história, que estão envoltos por um ar bem misterioso.
Este é um exemplar difícil de resenhar, já que tenho medo de acabar soltando algum spoiler, ainda mais por este ser um tipo de livro onde todos os detalhes são bem importantes e se eu revelasse alguma coisa sem querer ia acabar afetando a leitura de vocês. Mas posso, com certeza, afirmar que esta é uma leitura envolvente e super inteligente, e a autora vai deixando pistas em todo momento, além de nos apresentar uma escrita marcante, com frases curtas e muitas metáforas.
Sobre a capa, ela é bem bonita e instigante, e eu gostei bastante da edição nacional. Não posso afirmar se a versão impressa tem algum detalhe gráfico diferente porque eu li a prova, então não veio com a capa brasileira ainda, mas, sim, com uma capa toda amarela. Também não posso confirmar com certeza se a diagramação interna vai ser mantida igual à edição que tenho em mãos, mas acredito que vai continuar com fonte e espaçamento em tamanhos confortáveis para uma leitura bem agradável, o que já é esperado pela Editora Seguinte.
A autora consegue segurar nossa atenção com facilidade, instigando nossa curiosidade com dicas e acontecimentos que nos deixam de queixo caído. Quando chegamos ao fim, ficamos surpreendidos, e com certeza este é um livro que nos deixa pensando mesmo quando acaba.
Realmente indico a leitura para todas as pessoas que, assim como eu, gostam deste tipo de história e que querem dar uma chance a uma narrativa realmente incrível. E, claro, recomendo este livro para todos que se encantam com histórias de suspense voltadas para o público jovem adulto que conseguem ser envolventes, e que nos prendem a cada virada de página com uma narrativa, ágil, intensa e muito bem construída, em um enredo onde vemos que nem tudo o que pensamos é o que realmente acontece.
Avaliação


Comente com o Facebook:

2 comentários:

  1. Primeiro, preciso dizer que amei o seu layout, muuuuito bacana.
    Quanto a resenha, eu estou muito interessada neste livro.
    www.bookspelagi.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Fiquei curiosíssima para ler o livro depois de sua resenha, espero poder adquiri-lo assim que puder.

    http://umreinomuitodistante.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir