Faça Boa Arte – Neil Gaiman

“Este livro é para todos que estão olhando ao redor e pensando: E Agora?”
Maio de 2012. University of the Arts na Filadélfia. Na formatura dos alunos, ninguém menos do que o escritor Neil Gaiman sobe ao palco para um discurso incrível que, durante dezenove minutos, inspirou a todos os ouvintes com palavras de incentivo, lembranças de experiências passadas, encorajou-os a também errar porque erros podem ser úteis e te ajudar futuramente, deu conselhos para cada um buscar aquilo que deseja, mesmo que pareça impossível. E lhes disse para aproveitarem cada etapa de sua jornada, porque isto é o mais importante.
Gaiman estava lá, ao vivo, falando com e para cada um daqueles formandos, mas, quando lemos este livro, que é a representação gráfica de seu discurso na íntegra, ou assistimos o vídeo dele falando pela internet, é como se ele estivesse falando aquelas palavras para mim, para você, e para cada um de nós individualmente.
Provavelmente todos que forem ler esta resenha já ouviram falar de Neil Gaiman, famoso e conceituado autor de romances e quadrinhos (entre outros estilos literários), em algum momento de suas vidas, ou pelo menos conhecem um de seus vários trabalhos. Eu não li muitos dos títulos escritos por ele ainda, mas “Stardust – O Mistério da Estrela” é um dos meus livros queridinhos da vida, assim como sua adaptação cinematográfica. Mas Gaiman é ainda mais conhecido por outras obras com maior destaque, como Sandman e Coraline.


Mesmo que o discurso tenha sido feito para formandos de artes, suas experiências e várias das palavras ditas ali sejam mais voltadas para a área, não acho que deva ser restringido apenas a pessoas que têm alguma ligação com a arte, já que alguns dos conselhos servem para qualquer indivíduo levar para a vida, independente de sua carreira.
Todo ser humano passa por dúvidas e incertezas, o que Neil quis foi nos mostrar que ninguém é diferente, e nós devemos sempre seguir em frente quando as coisas dão errado e também quando dão certo.


Além disso, é sempre inspirador ver alguém tão conhecido pelo que faz hoje em dia falar um pouco do início de sua vida profissional, quando as coisas ainda eram difíceis, e muito trabalho não ganhava espaço. Nos dá mais esperanças e, claro, inspira força de vontade para batalharmos mais para um dia, quem sabe, sermos alguém tão bom e famoso por nosso trabalho quanto Gaiman.


Para deixar este livro ainda melhor, Chip Kidd, renomado designer gráfico, fez a parte visual da obra e deu movimento às palavras de Gaiman com o uso de tipografias variadas, cores fortes e chamativas, misturando os tamanhos das fontes com posições das palavras e formas geométricas para acompanhá-las em muitas páginas. Eu, como uma apaixonada por design gráfico, estou encantada por este exemplar.


Também é uma ótima dica de livro para dar de presente para aquele amigo querido, um conhecido que você deseja coisas boas, e serve, inclusive, como uma obra para decoração porque a versão impressa é linda. Com um formato um pouco menor do que o padrão nacional, com 13 x 18 cm, 80 páginas, capa dura em soft touch (emborrachada), verniz localizado no título, e cores bem impressas tanto na capa quanto no miolo.


Se antes eu já admirava o trabalho do autor e ele como pessoa, agora admiro ainda mais. Seu discurso é incrível e inspirador, e suas dicas, maravilhosas. Realmente todos os leitores deveriam dar uma chance para suas palavras. Este é aquele tipo de livro para ser lido e relido, com trechos para pregarmos na parede, na agenda ou onde mais possamos ler sempre para nos inspirar todo dia mais.
"E agora vão, e cometam interessantes, impressionantes, gloriosos, fantásticos erros. Quebrem regras. Deixem o mundo mais interessante por estarem nele."

Avaliação




Comente com o Facebook:

Um comentário:

  1. Não conhecia esse livro... mas, além das cores, ele chamou a minha atenção pelo conteúdo, exposto na sua resenha. Realmente, o início de qualquer coisa pode ser mais complicado do que esperamos, mas cabe a nós seguir em frente, não desistir. Como você, conheço pouco o trabalho do autor (vergonha), mas esse livro acaba de entrar para a minha lista de desejados.
    Beijos
    Nica
    http://www.draftsdanica.com.br/

    ResponderExcluir