A Menina Mais Fria de Coldtown - Holly Black

Desde que este livro foi lançado pela Editora Novo Conceito, vi várias criticas positivas a respeito dele e, por conta disso, assim que o recebi de parceria passei ele na frente dos demais e comecei minha leitura. Agora venho compartilhar minhas opiniões a respeito desta obra escrita pela queridíssima Holly Black.
Em “A Menina Mais Fria de Coldtown” conhecemos Tana, uma jovem forte, determinada e muito corajosa, que, mesmo morrendo de medo, tenta esconder seus sentimentos para não mostrar suas fraquezas e sempre se arrisca pelos outros. Para ela, vampiros são comuns, já que depois de um surto de infecções que o mundo passou, essa espécie passou a frequentar o dia a dia das pessoas.
Por conta disso, foram criadas cidades chamadas Coldtown, onde vampiros podem viver livremente, e onde habitantes que foram mordidos e estão infectados com o chamado resfriado podem passar a quarentena, pois é neste período que sintomas como dor forte, sede de sangue, entre outros, fazem as pessoas terem uma escolha, já que se elas passarem 88 dias sem beber sangue humano ficam livres desta infecção. Só que é muito difícil resistir ao sangue, principalmente por conta da dor. E também encontramos outro grupo de pessoas, as que estão interessadas em se tornar desta espécie por conta da imortalidade, que podem ir se oferecer de alimento.
As várias Coldtowns são vigiadas o tempo inteiro por câmeras, e é transmitido na televisão tudo o que se passa lá dentro, como um verdadeiro ‘Big Brother’, fazendo com que vários jovens se interessem por esta vida e queiram ir para dentro dos muros para se tornarem doadores, mas nem tudo é um “mar de rosas” e vemos que dentro destas cidades há uma luta pela sobrevivência e também por poder.
Quando Tana acorda sozinha dentro de uma banheira após uma noite de bebedeira em uma festa na casa de um de seus amigos, ela repara que tudo está muito silencioso. Quando ela sai, repara que todos os seus amigos foram mortos por vampiros e a primeira coisa que pensa é em sair de lá correndo. Nesta hora, ela repara que seu ex namorado, Aidan,  ainda está vivo e resfriado, já que foi mordido por um vampiro. Além disso, ele está amarrado em uma cama, e no mesmo quarto que ele está um vampiro de nome Gabriel acorrentado. Tana resolve, então, salvar os dois meninos, e dirigir com eles até a cidade de Coldtown mais próxima.
O livro é narrado em terceira pessoa por dois pontos de vista diferentes, assim como o tempo dos acontecimentos, ou seja, no presente ela é narrada pela nossa protagonista Tana, e também temos o ponto der vista do que o mundo era no passado e como ele se transformou no que é atualmente.  Em cada capítulo encontramos uma narrativa diferente, fazendo com que toda hora a gente queira saber mais e mais sobre o que acontece e não consiga largar o livro.
Este é um jovem adulto contemporâneo sobrenatural que consegue prender a gente desde o primeiro momento até o final com sua narrativa rápida e fluida. A autora conseguiu pegar um tema tão batido e transformar em algo novo e diferente do que vemos por aí, o que foi bem legal, já que ela descreveu vampiros bem diferentes, e nos trouxe uma trama da qual eu gostei bastante.
Os personagens são incríveis e eles nos conquistam em todo momento com suas características e peculiaridades. Acho que Holly consegue dar vida a todos eles, transformando a história em uma narrativa muito gostosa e onde nos aproximamos ainda mais dos personagens em geral, não só dos protagonistas.
A capa está bem legal, apesar de simples, e o que mais gostei nela foi a tipografia utilizada no título. Não é uma capa que chamaria a minha atenção logo de cara quando visse em uma livraria caso não conhecesse a história, mas acho que ela combinou muito bem com este livro. A diagramação interna está perfeita, com fonte e espaçamento em um tamanho confortável para a leitura, fazendo com que a gente leia por mais tempo sem cansar a vista. E as páginas são amareladas.
Fica aqui a minha indicação deste título para todas as pessoas que têm interesse de conhecer uma excelente história que nos apresenta vampiros de uma forma diferente do que já vimos antes, e que consegue nos prender o tempo todo com uma narrativa rápida, leve e fluida, além de trazer personagens incríveis que nos conquistam a cada linha.
Avaliação


Comente com o Facebook:

2 comentários:

  1. Olá meninas!

    Eu adorei a capa deste livro, vou lê-lo logo, pois já o tenho!
    Adorei a resenha! Não fazia ideia que era sobre vampiros! rsrsrsrsrsrsrsr Como falei, pedi só pela capa! kkkkkk

    Bjo bjo^^

    ResponderExcluir
  2. Amei esse livro, curto muito história sobrenatural e principalmente com vampiros, achei ele ótimo!

    ResponderExcluir