Quem é Você, Alasca? – John Green

Como todo mundo do mundo literário já deve ter ouvido falar pelo menos uma vez na vida o nome de John Green, sabe que ele está super em alta ultimamente, e que seus livros estão virando sucessos de venda e seu filme de bilheteria (e outros serão adaptados e já sabemos que o sucesso vai ser quase tão grande quanto de “A Culpa é das Estrelas”). Eu, por incrível que pareça, apesar de ter os livros “O Teorema Katherine” e “Cidades de Papel” na minha estante (já que minha irmã os leu e adorou, como vocês podem conferir, já que todos têm resenha no blog e vocês podem lê-las clicando nos títulos), ainda não tinha lido nenhum de seus títulos.
Por isso, quando vi que WMF Martins Fontes iria relançar a edição de “Quem é Você, Alasca?” da capa preta em uma versão de capa dura e mais outras capas novas, sendo cada edição mais linda que a outra (quero fazer colação de todas), logo resolvi que já estava na hora de começar minha leitura. E, assim que o fiz, vim aqui compartilhar com vocês as minhas opiniões a respeito desta obra escrita por John Green.


No livro conhecemos a história de Miles Halter, um adolescente de poucos, ou até mesmo nenhum amigo, que coleciona últimas palavras, e que, ao ler as últimas palavras de François Rabelais: “Saio em busca de um grande talvez”, resolve mudar totalmente a sua vida e ir em busca de uma aventura, indo estudar no internato onde seu pai estudou para tentar viver grandes experiências, como o seu pai vivenciou. Lá ele logo faz um amigo, o seu colega de quarto, Chip Martin, que prefere ser chamado de Coronel, e também logo ganha um apelido de gordo, já que ele é extremamente magro e alto.

Coronel o apresenta a Alasca Young, uma menina que iria acabar mudando a vida de nosso protagonista completamente, já que ela é inteligente, misteriosa e indecifrável, que ama livros e é extremamente impulsiva. Claro que, para Gordo, ela também era lindíssima, sendo que o seu único problema é que era comprometida.
Então passamos a conhecer a nova vida de nosso protagonista com amigos, bebedeiras, e descobertas e, junto com ele, passamos por diversas situações. Tudo isso em uma forma de contagem regressiva até um tal evento acontecer. 

A partir do momento que o evento acontece, começa uma nova contagem, só que agora de dias após o ocorrido e vemos como Miles está passando por isso. Ao final do livro encontramos a sua reflexão sobre tudo o que ocorreu, sendo este um livro daquele tipo que nos deixa refletindo, mesmo quando acaba.

Os personagens são bem reais, e autor acertou mostrando muito bem os sentimentos e a personalidade de um adolescente, como medo, insegurança, seus acertos e erros, etc. E, por este motivo, ele consegue se aproximar bem do leitor, já que encontramos diversas de nossas características nele.
A narrativa é rápida, fluida e toda hora temos novos acontecimentos que não deixam a trama ficar parada nem por um segundo. Além disso, rimos bastante em toda leitura com as situações cômicas e as tiradas bem engraçadas. Mesmo com cenas mais carregadas emocionalmente, por assim dizer, este é um livro mais leve, já que temos o contraste com este bom humor que o autor emprega em toda narrativa, mas também temos cenas mais tristes e reflexivas.
A minha versão do livro que estou resenhando para vocês é a edição de colecionador de capa dura, por isso, ele tem apenas a ilustração de uma flor com o fundo preto e o resto da capa é toda em palavras. Eu gosto muito desta capa, que é singela e linda e tem tudo a ver com o enredo. A textura é soft touch (emborrachada), por isso além de linda é gostosa de passar a mão. 

A diagramação está perfeita. A fonte não é muito grande, mas está em um tamanho confortável para a leitura, assim como o espaçamento, e as páginas são amarelas, fazendo com que a gente consiga ler por mais tempo sem cansar a vista.
Recomendo este volume para todas as pessoas que gostem de uma ótima história que, além de nos prender do início ao fim com uma narrativa rápida e fluida, nos traz reflexões para a vida e nos mostra, de acordo com os olhos de um adolescente, tudo aquilo que está ocorrendo ao seu redor, sendo um livro com dramas, mas também com várias tiradas divertidas, e uma história encantadora, cheia de altos e baixos. 
Avaliação



Todas as capas lindas das edições de colecionador publicadas pela WMF Martins Fontes:



Comente com o Facebook:

4 comentários:

  1. Estou lendo ele no momento e confesso que a leitura não está fluindo como eu imaginava. Esperava mais, esperava ficar muito mais envolvida na história.
    Os personagens tem seus estilos e personalidades próprias mais não me agradaram.
    Veremos mais para o final se o livro vai ou não me agradar.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Esperando ansiosa a chegada desse livro. Agredido que não irá me decepcionar.

    ResponderExcluir
  3. Li alguns livros do John Green e imagino que esse será o próximo que vou ler do autor, não sabia muito bem do que se tratava a história, só sabia a sinopse mesmo e adorei a sua resenha porque vou começar a leitura mais preparada. Esse foi o primeiro livro do autor, então vou tentar não comparar com os outros, mas algumas vezes é impossível...

    ResponderExcluir