Inimigo Sombrio – Amada Imortal #03 – Cate Tiernan

Esta resenha é do desfecho da trilogia Amada Imortal, de Cate Tiernan, mas vocês podem ler tranquilamente porque não há qualquer tipo de spoiler dos volumes antecedentes, "Amada Imortal" e "Cair das Trevas" (clique nos títulos caso queira conferir as resenhas).
Em “Inimigo Sombrio” vemos que a imortal de 450 anos, Nastasya, está de volta a River’s Edge despois de todos os acontecimentos aterrorizantes (e traumáticos!) que precisou enfrentar no segundo livro da trilogia. Ela precisa amadurecer de verdade para deixar de ter vontade de fugir toda vez que algo dá errado ou sai diferente do que ela espera, enquanto tenta aprender mais sobre como utilizar sua magick, estuda outros elementos e novas habilidades que podem ajudá-la se as coisas ficarem perigosas novamente, e ainda descobre (e precisa aceitar) mais sobre si mesma.
Mas é claro que no meio de tudo o que está acontecendo, ela ainda precisa entender e assumir seus sentimentos em relação ao deus viking que é Reyn, que pode ter tido uma participação terrível no passado trágico de sua família, mas não é o culpado pelo que aconteceu de verdade e também agora já é um novo homem. Ou seja, a vida não poderia estar mais complicada.
Só que, sendo Nasty, as coisas nunca estão difíceis o suficiente, e agora que representantes das oito casas imortais e mais outros vários imortais estão sendo perseguidos, atacados e muitos deles mortos pelo mundo, Nas terá que se desdobrar para provar que não tem nada a ver com estes ataques, precisando conquistar a confiança de novos moradores poderosos de River’s Edge.
Eu realmente amei esta trilogia, que em termos de qualidade se manteve fiel nos três livros, e fico feliz de ter curtido tanto o último volume, coisa que quase nunca acontece com as séries que tenho lido ultimamente. Confesso que esperava só um pouquinho mais do final por dois motivos. O primeiro é que eles estavam no meio de uma batalha, falando uns para os outros que precisavam matar para não morrer e, mesmo assim, não matam dois importantes. Acho que os personagens me deixaram com mais expectativas do que conseguiram entregar.
E o outro motivo, e acredito que este foi o que mais pesou para mim por conta de toda a história de amor desde o primeiro volume, é que, quando o casal finalmente vai ficar junto, a autora corta a história desnecessariamente, e já está com algo mais avançado entre os dois. Mas eu queria ver o momento onde tudo mudou, onde Nastasya deixou de ter medo e se entregou a tudo o que mais desejava. Fiquei tão chateada com este pulo da história que nem consigo encontrar as palavras certas para definir isto. Acho mesmo que poderia ter mais algumas páginas e fazer as coisas serem mostradas devagar, para nos fazer ficar ainda mais apaixonadas e não terminar o livro com um capítulo estilo epílogo com tudo o que tinha acontecido sem nos deixar acompanhar no momento em que ocorria, como foi o resto da série inteira.
Acho que o título nacional, mesmo que não seja nada a ver com a tradução, até combinou mais com a história desde volume do que o original “Eternally Yours” (Eternamente Sua), justamente por conta deste segundo motivo que acabei de citar. E também porque realmente há um inimigo sombrio que está acabando com vários imortais pelo mundo todo, que o leitor facilmente vai saber quem é se prestar atenção em tudo o que eles falam, já que a autora optou pela revelação não ser uma surpresa total.
Eu gosto demais desta série, mas também sei que ela não vai agradar a todos os gostos, por conta de sua narrativa mais lenta, sem muitos acontecimentos importantes ou de tirar o fôlego, ela é mais como uma respiração calma no meio de outras que nos deixam arfantes.
Achei fofo a autora ter citado o Brasil várias vezes neste volume, porque eu sempre fico feliz quando os autores internacionais citam o país em suas obras.
A protagonista, Nastasya, continua me dando a impressão de ser muito jovem, e não uma pessoa de tantos anos de vida (450 anos) como ela tem por conta de suas atitudes e pensamentos. Ela realmente se comporta como a idade que aparenta. Na verdade acho que nenhum deles parece realmente ter a idade que têm. Não que isso me incomode, porque eu a adoro (ela inclusive é uma das minhas preferidas) e todas as suas atitudes e pensamentos, já que eles me divertem em muitos momentos, mas sei que é uma coisa menos real, o que pode incomodar alguns leitores.
Não sei quais eram meus sentimentos pelo Reyn no primeiro livro, apesar de saber que sempre torci pelos dois, principalmente no segundo, mas neste eu fiquei totalmente apaixonada pelo personagem! Ele é daquele tipo que eu mais gosto, que, apesar de ter uma fachada mais fechada e séria, é um amor de pessoa com Nastasya, além de ser direto e não ficar fazendo joguinhos sobre o que quer.
Nasty foi meio irritante com relação a ele algumas vezes por conta da sua relutância toda em se envolver, ou melhor, em se envolver com ele seriamente. Ela às vezes tinha uns dramas muito adolescentes quando este era o assunto.
Dos outros personagens eu ainda gosto de todos, mesmo que sempre me confunda pela quantidade de nomes, inclusive porque não são tão comuns no meu vocabulário usual, mas além de Nasty e Reyn, os que mais gosto são River, Asher e Brynne. Também tiveram acréscimos de personagens neste volume, que não estavam muito presentes anteriormente, mas que tiveram grande destaque/importância aqui.
Apesar de ter lido os dois volumes anteriores desta trilogia há um tempo (o primeiro em setembro de 2012 e o segundo em novembro de 2013), não fiquei perdida neste livro, nem sem entender a história, já que Cate Tiernan sabe nos situar bem na trama, relembrando os momentos importantes dos outros livros de uma maneira sutil, mas bem feita, não deixando espaço para dúvidas.
A narrativa desta obra ainda é em primeira pessoa pelo ponto de vista de Nas, então podemos acompanhar as ações e pensamentos dela de perto. Como este é meu tipo preferido, é claro que adorei mais uma vez. Também curto bastante o recurso que ela usa de intercalar passado e presente, tanto da protagonista, quanto de outros personagens através de visões e experiências que os fazem “ver o passado”.
Além disso, a escrita da autora é deliciosa e envolvente e ela leva sua história num ritmo gostoso, que faz com que a gente se sinta ainda mais próxima da protagonista e de tudo o que ela está enfrentando e vivendo, assim como podemos acompanhar sua superação e aprendizado. Dá para ver o crescimento dela e isso é realmente ótimo.
As cenas da batalha foram bem feitas, apesar de não terem durado muito tempo assim, e achei que a autora soube escrevê-las bem, o que é um ponto positivo. A única coisa de triste é que, como é de se esperar, alguns dos personagens queridos acabaram morrendo.
Adoro estas capas da trilogia, mesmo que sejam simples, e acredito que esta última tenha sido minha preferida por dois motivos, gostei deste tom coral mais sutil que foi utilizado e da corujinha branca que está em uma folha na parte superior, meio escondida, achei ela tão fofa ali em cima.
A parte gráfica da capa e a diagramação interna do livro estão muito bem feitos. A Galera Record, mais uma vez, está de parabéns pelo trabalho. A capa segue padrão com os outros volumes, e tem textura soft touch (aveludada) com verniz localizado nas folhas e alto-relevo no título e nome da trilogia, e a tipografia é a mesma utilizada anteriormente. Os espaçamentos e fonte do miolo estão em um tamanho bem confortável para uma leitura por mais tempo sem irritar a vista e as páginas são amarelas.
Ao final desta leitura posso afirmar que Cate Tiernan me cativou e conquistou desde o primeiro instante, ainda no primeiro livro, mesmo que o segundo tenha sido meu preferido, fazendo com que eu tenha me tornado mais uma das fãs da autora. Se alguma editora brasileira for publicar mais alguma de suas outras obras (o que eu honestamente espero que aconteça), tenho certeza de que vou querer lê-la.
Realmente recomendo esta trilogia para todos os leitores que gostam de jovem adulto (no sentido do comportamento) sobrenatural, com personagens incríveis, uma protagonista divertida, uma história de amor cativante, e um delicioso clima de tensão e mistério, com ação e magia. E, para alegria dos fãs, a autora fechou todas as pontas soltas, não deixando nada em aberto ou com dúvidas no final.
Avaliação



Comente com o Facebook:

2 comentários:

  1. Oie!

    Eu quero muito ler essa trilogia, acho as capas lindas e o enredo tbm me agrada, mas fiquei receosa por causa desse pulo na história... imagina só, ficarmos esperando três livros para enfim ler o que acontece com o casal e ai, puf! Pula tudo.... bem... sei não, me decepcionei....

    bjo bjo^^

    ResponderExcluir
  2. Eu já tinha outras resenhas sobre esse livro e a série, todas sempre falando bem o que fez com que eu me interessasse pela série, mas dai lendo a sua resenha fiquei um pouquinho desanimada, pois você falou que a narrativa é lenta e quando é assim eu enrolo muito e às vezes acabo desistindo de ler o livro :/ No entanto, essa série ainda não foi tirada da minha wish list, mesmo com esse ponto negativo ela ainda parece ser ótima e ter uma história bem bacana, quem sabe um dia eu leio ela ooo/

    Beijos :*

    ResponderExcluir