Cidade do Fogo Celestial – Os Instrumentos Mortais #06 – Cassandra Clare

Desde que li o primeiro volume desta série virei grande fã, não só da autora, mas também de todos os seus livros. Acompanhei Os Instrumentos Mortais, desde o início torcendo pelos personagens, e também para que o próximo volume fosse lançado logo, já que sempre é horrível ficar esperando para saber o que mais vai acontecer. E agora venho contar para vocês sobre a tão esperada conclusão desta saga.
No volume anterior, “Cidade das Almas Perdidas”, vimos que Sebastian Morgenstern planejava uma grande vingança para acabar com o mundo conhecido pelos caçadores de Sombras, e, com isso, ele criou o Cálice Infernal, que transforma caçadores de Sombras em seres malignos, também conhecidos como Crepusculares. Agora, vencer uma guerra onde seu inimigo tem o rosto de seu irmão, seu parabatai, ou até mesmo de seu filho, vai ser uma tarefa ainda mais complicada. E, para piorar tudo ainda mais, Institutos estão sendo atacados, trazendo mais vítimas, fazendo com que os Nephilim tenham que se exilar em Idris para pensar como devem derrotar as forças do mal.
Em “Cidade do Fogo Celestial” vemos que novos personagens são introduzidos à trama, como Emma e Jules que, apesar de bem novos, mostram que são super corajosos e acabam tendo um papel importante neste volume. Além do mais, a autora traça a história deles de uma forma que dá a entender que vai ser escrito um livro sobre a história dos dois, o que achei bem legal, já que são personagens incríveis.
Como sempre amei acompanhar as aventuras de Clary, Jace, Simon, Alec e Izzy, que parecem ser mais espertos do que toda a clave, e são eles que fazem toda a trama realmente acontecer, fiquei muito feliz em poder acompanhar suas novas trajetórias e também o desfecho tão aguardado desta série incrível.
O sempre fofo Jace agora tem que se controlar porque ele tem o fogo celestial dentro de si, e isso pode acabar matando-o ou ferindo alguém se este não for controlado. Com essa sua mania de se culpar e de não se achar merecedor, vemos que está sempre se martirizando pelos acontecimentos do livro anterior. Clary continua forte e determinada, e mesmo com os piores problemas ela sempre os enfrenta de cabeça erguida e não mede esforços para salvar quem ela ama, mesmo que para isso tenha que quase enfrentar a morte.
Quando nossos protagonistas descobrem o paradeiro de Sebastian, eles não pensam duas vezes e vão arriscar suas vidas em uma missão muito difícil onde nenhum caçador de sombras jamais pisou antes, e onde a morte é quase que inevitável. Além disso, eles pretendem salvar os prisioneiros feitos pelo irmão de Clary e, juntos, nossos cinco protagonistas vão para uma missão de tirar o fôlego, cheia de aventuras do início ao fim.
A narrativa, como sempre, é deliciosa e daquele tipo que a gente não consegue parar de ler até chegar ao final. Cassandra sabe como jogar novos elementos na trama fazendo com que esta não fique parada nem por um segundo.
Eu realmente gostei bastante de como a autora fechou este último volume, mas confesso que gostaria que tivesse um pouco mais de páginas falando sobre nossos protagonistas, já que acho que, mesmo depois de todas as resoluções, ficamos querendo saber um pouco mais de suas vidas, escolhas etc.
Vou ficar com muitas saudades destes personagens e é triste lembrar que este é o último volume sobre eles. Claro que sei que a autora irá escrever novos livros sobre Caçadores de Sombras, mas com protagonistas diferentes, então vou ficar torcendo para ter participações, mesmo que pequenas, de alguns deles.
A capa, como de todos os volumes anteriores, é linda e cheia de brilhinhos, o que eu gosto bastante já que todos os meus outros volumes são assim. E se você pensa como eu e curte os brilhos, então corra logo para garantir o seu exemplar já que eles só estarão presentes na primeira edição. A única coisa em relação a isso que achei bem ruim é que o papel que utilizaram para a capa não é tão resistente em relação ao manuseio do volume para a leitura, já que os brilhos acabam saindo com facilidade. O meu livro já se encontra quase sem nenhum deles, ficando até difícil de acreditar que eles já estiveram ali.
Como falei acima, acho muito linda a foto e a arte que se encontram na capa, que tem tudo a ver com as dos livros anteriores, seguindo um padrão maravilhoso e dando para a gente saber que, ao colocar um do lado do outro, se tratam da mesma série. As páginas estão amareladas e a fonte, assim como o espaçamento, está em um tamanho ótimo, sendo confortável para a leitura, e fazendo com que a gente consiga ler por mais tempo sem cansar a vista.
Recomendo este exemplar para todas as pessoas que, assim como eu, são viciadas em uma história que consegue prender a gente desde a primeira página até a última linha, com magia, ação, aventuras, personagens incríveis e além de tudo com uma boa pitada de romance. Já estou com saudades!
Avaliação



>> Confira as resenhas dos outros volumes da série Os Instrumentos Mortais (clique nos títulos para ser redirecionado):
>> Confira, também, as resenhas dos dois primeiros volumes da trilogia As Peças Infernais, prequel de Os Instrumentos Mortais (clique nos títulos para ser redirecionado):
Anjo Mecânico | Príncipe Mecânico | Princesa Mecânica (esta resenha será publicada em vídeo em breve, aí atualizo o post).


Comente com o Facebook:

7 comentários:

  1. Ai, AMEI sua resenha!!! Eu sou apaixonada por Cassandra Clare e estou tentando comprar aquela nova edição com os dois primeiros livros, holográfica e de capa dura. Pena que é tão cara! ): Estou louca para ler este último livro, porque preciso saber o que vai acontecer com meus personagens preferidos. Fiquei mais ansiosa ainda agora. kkk Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. OMG! Essa série é perfeita! Adorei o final e fiquei com aquele gostinho de quero mais sabe? rsrsrsrsrrs

    Pretendo começar a ler a série As peças infernais agora, só li o primeiro livro, ainda faltam dois! rsrsrsrsrrs

    bjo bjo^^

    ResponderExcluir
  3. Amei sua resenha!!! Sou apaixonada pelos livros da Cassandra Clare e estava ansiosíssima para ler o volume final >-< Agora basta aguardar os próximos lançamentos #TDA \o/
    Bjss <3

    ResponderExcluir
  4. Cassandra Clare definitivamente entrou pra minha lista de 'autores favoritos'. Quando eu comecei a ler 'Cidade dos ossos' eu não consegui parar, e quando acabou nem respirei direito e já peguei o segundo, porque eu simplesmente não podia deixar de lado. E esse volume fecha a série com chave de ouro! Quando eu comecei a ler 'Cidade do fogo celestial' eu estava louca de medo, porque achava que a Cassandra iria matar alguém muito importante na história, como o Jace! O que, graças a Deus não aconteceu. Esse livro definitivamente é perfeito, fecha a série com chave de ouro, entrou pra minha lista de favoritos, e é um dos melhores da série. Muito bom mesmo! E pretendo ler e dar prioridade a todos os próximos livros da Cassandra, sem dúvidas!

    ResponderExcluir
  5. Ainda não li nenhum livro da Cassandra. Mas de tanto que fala nela, fiquei bem curiosa em ler

    ResponderExcluir
  6. Gentee, ainda não liii, ameiii sua resenha. Parece ter mtas aventuras, adoreii

    ResponderExcluir
  7. Oi meu anjo, tudo bom?? Menina, não acredito que minha série tão amada chegou ao fim. :'( :'( Pelo que vi o livro será o máximo, cheio de surpresas, cenas lindas e marcantes.. Estou louca pra ler e apreciar essa obra incrível. Parabéns pela resenha, ficou maravilhosa.
    bjs

    ResponderExcluir