Sr. Bliss. – J. R. R. Tolkien

Como vocês já sabem, adoro Tolkien e sou uma fã que ainda não leu todas as suas obras, mas pretender fazer isso um dia. Então fico com vontade de ler toda publicação dele, principalmente porque tenho certeza de que vou gostar mesmo, independente de para qual público ela se destine. “Sr. Bliss.” é mais um destes livros fofíssimos que foi escrito e ilustrado por Tolkien antes mesmo de “O Hobbit”, e é voltado para um público mais jovem. Eu sabia que precisava lê-lo e, assim que a oportunidade surgiu, eu o li o mais rápido possível e agora venho contar para vocês o que achei.
Sr. Bliss é um homem meio excêntrico, já que adora usar chapéus extremamente altos, que ficam pendurados numa fileira de cabides no corredor de entrada de seu lar. Os cômodos de sua casa, assim como as portas, são tão altos quanto os chapéus para que ele possa caminhar tranquilamente pelo local. E parece que este é um padrão para ele, já que seu animal de estimação nada mais é do que um Giracoelho, ou seja, uma mistura de girafa com coelho, que tem o pescoço maior do que imaginava.




Ele morava numa casa lá no alto da montanha e, um dia, resolveu que tinha que comprar um automóvel, então foi até a loja da cidade para comprar um. O que ele não poderia prever é que tudo ia mudar a partir deste momento. Depois de sair com seu novo carro para ir visitar alguns amigos, Sr. Bliss passa por muitas confusões e aventuras, encontrando outras pessoas e alguns ursos pelo caminho. Como será que esta história vai acabar?



Esta é mais uma das obras infantis que Tolkien escreveu para seus filhos em 1930, quando ainda eram bem novinhos. Eu já li outro livro do autor neste estilo, “Cartas do Papai Noel”, que também apresenta uma história leve, descontraída e cheia de ilustrações lindinhas e coloridas, mas este último tem um formato diferente e vocês podem entender o motivo lendo a minha resenha (para isso basta clicar no título). Tolkien parece ser o tipo de pessoa fofa e amorosa com os filhos, e acho lindo ver pais que são assim, então ler estes exemplares só me deixam cada vez mais admirada a respeito de sua pessoa.



Eu amo o traço ao mesmo tempo simples e detalhado que Tolkien utiliza em seus desenhos e acho que seria capaz de reconhecê-los mesmo que não soubesse que eram de sua autoria. Além disso, acho uma graça que eles sejam tão pequenos e tão cheios de conteúdo mesmo assim.
A edição da WMF Martins Fontes está belíssima, a começar pela capa dura (eu adoro!), com uma das ilustrações de Tolkien que está presente no miolo e que foi uma das mais importantes para as aventuras que foram se desenrolando conforme a história ia sendo desenvolvida. A história é curta e tem apenas 112 páginas, com um formato diferente do padrão brasileiro (tem 19,00cm x 24,50cm), a fonte está em um bom tamanho e com um ótimo espaçamento para uma leitura melhor.




 Mas, a melhor parte com certeza, é que nas páginas ao lado do texto traduzido há o fac-símile (reprodução exata da edição original) do manuscrito legítimo escrito, ilustrado e colorido por Tolkien! Vocês vão entender melhor olhando as fotos pelo post.
Ainda falando sobre a parte gráfica, gostei muito de todo o cuidado para que o fundo das páginas, visualmente falando, dê a impressão de que é um livro antigo, apesar da edição estar em papel couché (aquele tipo de folha de revista, só que mais grosso).
A história do Sr. Bliss é super divertida, muito gostosa de acompanhar e bem fluida, você mal começa a leitura e ela, infelizmente, já acaba, deixando-nos com um gostinho de quero mais. Confesso que queria mais mesmo.




Acho que Tolkien gostava de ursos porque, em suas histórias infantis, ele os coloca como personagens adoráveis e bem participativos. Além disso, outra característica que me agrada bastante é que ele conversa com os leitores quando coloca legendas em suas ilustrações, o que as vezes provoca risos na gente.


Esta aventura singela e fofa vivida por Sr. Bliss e vários outros personagens igualmente encantadores e muito simpáticos é indicada para todos os leitores! Desde os mais novos que gostam de histórias engraçadas e com aventuras, até os mais velhos que adoram histórias leves voltadas para o público infantil. Eu com certeza indico muito a leitura de mais esta obra do mestre J. R. R. Tolkien.
Avaliação



Comente com o Facebook:

2 comentários:

  1. Olá meninas!!!!

    Olha, to babando com essas edições que a Martins fez dos livros de Tokien! Estão lindas demais! Com certeza mais um para minha listinha de desejados!
    Não conhecia esta história e adorei a resenha! As fotos ficaram lindas tbm! Parabéns!

    bjo bjo^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo comentário maravilhoso, Ana Paula! Também fico babando nos livros da WMF Martins Fontes, eles são muito cuidadosos com as obras e isso só as torna ainda mais bonitas. Me deixa muito feliz saber que gostou da resenha e das fotos! <3
      Beijos

      Excluir