Diário de uma Treinadora de Pais – Jenny Smith

Katie Sutton tem treze anos e acredita que, muito possivelmente, seja uma das maiores autoridades mundiais sobre comportamento dos Adultos. Por isso, tendo estudado os suas ações, modos e funções por muitos anos, ela decide escrever um guia sobre o assunto para, assim, transmitir todo o seu conhecimento para todos os outros jovens.
“Parabéns! Você é dono de pelo menos um Adulto. É provável que tenha esse Adulto há bastante tempo, possivelmente por toda a vida. Agora, finalmente, vai descobrir as habilidades necessárias para operá-lo com sucesso.”
Mas, mesmo sendo uma especialista em Adultos, Katie acaba descobrindo que nem sempre eles podem ser controlados e, vez ou outra, acabam nos surpreendendo. Agora, junto com seus irmãos e com uma ajudinha de uma tia, ela vai fazer de tudo para reverter esta situação e eliminar um novo Adulto de suas vidas que está atrapalhando o bom convívio da casa e o bom funcionamento do Adulto mais importante de todos para ela, sua mãe.
Quando vi a capa deste livro pela primeira vez, logo fiquei interessada na leitura por conta do título e da capa fofa. A história parecia ser ótima para quem curte obras escritas para os mais jovens, principalmente os que gostam de relembrar aqueles tempos, e para os que estão vivendo isto neste momento. Agora fico muito feliz de ter lido este exemplar, porque ele é muito divertido! Os comentários de Katie eram tão engraçados que eu me pegava rindo alto em diversos momentos! Hahaha
Neste diário, Katie ensina os jovens que estejam na mesma faixa etária que a sua mais ou menos (treze anos) a como lidar com os adultos da melhor forma possível para todos terem um relacionamento melhor entre si. Katie diz que precisam ter a idade em torno da mesma que a dela porque os mais novos não vão saber operar os adultos tão bem assim, e nem com a precisão necessária, e os mais velhos já estão entrando nesta mesma fase que os adultos.
No meio das dicas preciosas de nossa ótima e querida protagonista, ela usa o espaço como um diário pessoal e vai contando um pouco da sua vida e seu dia a dia, introduzindo informações sobre como treinar o adulto em partes relevantes e onde vão fazer alguma diferença, ou explicando o estado em que seu adulto se encontra no momento. Intercalando também com coisas importantes para os adolescentes como, por exemplo, viver algumas aventuras com suas melhores amigas, começar a gostar de garotos e viver a transição desta idade em relação a relacionamentos amorosos, ir para a escola e passar alguns micos e vergonhas, entre outras coisas da idade.
A narrativa foi feita em primeira pessoa por Katie e, por isso, foca mais nela e em sua vida. Eu adorei poder acompanhar a história sob seu ponto de vista e adorei a protagonista, assim como todos os outros personagens criados por Jenny Smith, que são muito espirituosos e divertidos.
A escrita da autora é bem gostosa e envolvente, e também muito fluida. As páginas são avançadas rapidamente, nos divertindo no processo. E, quando chegamos ao final do livro, o que acontece pouco tempo depois de iniciada a leitura, ficamos com um gostinho de quero mais, mesmo que tenha um final fechado e bem feito.
Outro ponto positivo é que esta obra é volume único, então todos os leitores que não aguentam, não gostam, ou não querem começar novas de séries, podem ler tranquilamente este exemplar que possui começo, meio e fim.
A parte gráfica está ótima! A começar por esta capa super fofa que a Galera Record criou especialmente para a versão nacional, muito (mesmo!) mais bonita do que a original, inclusive no jogo de cores. Com verniz localizado no título, no traçado em volta da bonequinha e no selo sobre o controle na versão impressa. A diagramação interna também está ótima, com fonte e espaçamento em tamanho confortável para uma leitura por um período maior de tempo sem cansar a vista, fonte em itálico quando fala de informações sobre os adultos, além de uma caixinha graficamente bonitinha para destacar alguns trechos importantes.
Definitivamente esta é uma leitura indicada para todas as idades! Desde os mais novos que gostam de histórias envolventes que vão te “ensinar” algo para a vida, até para os mais velhos que adoram se divertir com histórias voltadas para o público juvenil leves e descontraídas, que possuem personagens encantadores e muitas tiradas ótimas. Super recomendado!
Avaliação



Comente com o Facebook:

Um comentário:

  1. Que livro fofinho! Acho que é uma leitura bem legal mesmo para os mais novos e aqueles que gostam dessas historinhas, eu gosto então acho que vou adorar. E se ganhou todas essas casinhas na avaliação é porque deve mesmo ser muito bom! rsrs Beijinhos

    ResponderExcluir