A Evolução de Mara Dyer – Mara Dyer #02 – Michelle Hodkin

>> Apesar de esta resenha ser de uma continuação, vocês podem lê-la tranquilamente porque não há nenhum tipo de spoiler, nem deste e nem do primeiro volume.
Mara Dyer não é como as outras pessoas, mas isso também não quer dizer que ela é louca. Ela sabe disso, mesmo que quase ninguém mais acredite nela, exceto Noah. Só que as evidências estão em toda parte, desde ver alguém que deveria estar morto e que, supostamente, está, passando por alucinações que ela acredita ver, os sonhos vívidos que tem, o sonambulismo, e os poderes que ela possui, apesar de não conseguir saber exatamente como usá-los.
Mas, o pior de tudo é que ela se esquece de grande parte das coisas e, agora, ao olhar para o espelho, percebe que seu reflexo está mudando, ela não é mais quem costumava ser e não sabe como lidar com isso.
Seu passado está de volta, a aterrorizando, o mal está à espreita para machucar todos com quem Mara se importa, e ela precisa se manter calma e construir uma imagem sã, tranquila e equilibrada, enquanto tudo a sua volta está à beira da ruína, para evitar sua internação numa clínica psiquiátrica, que vai mantê-la longe de todos que ama, sua família e Noah, e mais longe ainda de descobrir a verdade.
Mas ela precisa descobrir a verdade mais do que nunca, e, com a ajuda de Noah, Mara vai buscar entender tudo o que acontece consigo e à sua volta, enquanto tenta aprender a usar seus poderes antes que seja tarde demais.
Desde o momento em que ainda estava lendo o primeiro volume desta trilogia, “A Desconstrução de Mara Dyer” (clique no título para ler a resenha), eu já estava ansiosa pela sequência. Quando cheguei ao fim do livro anterior, então, não sabia mais aguentar esperar para ler o que viria a acontecer com Mara Dyer, mas não pude porque o livro ainda não tinha sido publicado aqui no Brasil. Mas a espera finalmente acabou e a tão aguardada continuação finalmente foi lançada e eu li o quanto antes. Agora posso comentar com vocês o que achei de “A Evolução de Mara Dyer”, mas já vou adiantar que simplesmente AMEI!
Este volume começa logo depois do término do primeiro e Michelle soube relembrar fatos anteriores durante toda a leitura de uma forma natural, o que é bom para os leitores que leem com uma diferença grande de tempo. E foi ótimo poder perceber que a autora não teve problemas em escrever uma continuação e este livro foi tão bom quanto o primeiro, nos apresentando várias coisas novas que serão de grande relevância para o desfecho da história.
A narrativa de Hodkin é totalmente fantástica, ela consegue nos prender na trama de uma forma espetacular, onde ficamos tensos e agoniados do começo ao fim. Além disso, acho que a escritora soube como escrever as coisas para revelar partes, informações e novas descobertas nos momentos certos.
Gosto bastante de Mara Dyer, ela é uma das minhas protagonistas preferidas de todos os tempos, e acompanhar a história sob seu ponto de vista (a narrativa é em primeira pessoa) é maravilhoso, porque ela sabe dosar determinação, medo, força, dúvidas e romance, na medida certa para nos prender e ficar com dúvidas do que vai ser descoberto, ou como ela vai fazer para se ver livre de tudo aquilo, e também com vontade de saber mais, sem ficar chato ou cansativo, e, sim, instigante.
Noah é simplesmente sensacional e eu preciso de mais ele na minha vida. A construção dele é tão boa quanto a de Mara e eu curto muito a sua personalidade. Podemos conhecer um lado dele bem real e frágil também neste volume, e eu gosto disso, porque ninguém precisa ficar no controle sempre, nem mesmo os homens (como muitos sempre acham que devem), e isso só o torna mais humano.
E é tão bonito ver o romance entre os dois, a forma como eles se completam e se ajudam e, mais importante, o quanto se amam. Sou apaixonada pela história dos dois juntos, cada vez mais. É bom saber que a Mara não está sozinha ali para enfrentar tudo aquilo e que Noah vai aonde tiver que ir para lhe ajudar. E uma das melhores partes disto é que não há triângulo amoroso e eu só consigo ficar com os pensamentos: “Aleluia! e Que felicidade!” quando isso acontece.
Além de podermos acompanhar a história através de Mara, em alguns capítulos há flashbacks que são vivenciados na Índia, com uma outra protagonista e em uma época não determinada com precisão, tirando o fato de sabermos que aconteceram no passado. As coisas relacionadas com isso que encontramos no livro dão a entender que pode ter uma relação com uma pessoa da família de Mara e que pode haver uma ligação também com a família de Noah, mas nada foi revelado com profundidade ainda.
Gosto muito da família Dyer, é uma das minhas preferidas do mundo literário, só acho que eles poderiam ter visto a filha/irmã com outros olhos e talvez acreditado nela, mesmo que nada parecesse real. Pelo menos um dos membros da família, como o Daniel (irmão mais velho), teria me deixado satisfeita.
Outro personagem que vale comentar é Jamie, de quem eu gosto muito e que, depois do que aconteceu com ele no livro passado, fiquei com dúvidas se o veria novamente. Mas fico contente de poder dizer que, além de estar presente neste volume, ele participa bastante e nós sabemos de uma revelação a respeito dele que pode e, com certeza, vai, mudar muita coisa.
Nós também acabamos descobrindo um pouco sobre o que são os poderes Mara Dyer, mas nada muito desenvolvido ou explicado, apenas sabemos de uma pequena informação que com certeza vai mudar tudo, mas só foi exposto aos leitores no final do livro, então ficamos, ainda, com muitos questionamentos e só teremos mais respostas no próximo, que será o último volume desta trilogia.
Esta é uma leitura bem desenvolvida e muito gostosa, além de viciante. Eu, por exemplo, não conseguia largar o livro porque precisava saber o que ia acontecer. Apesar disso, havia momentos que eu precisava parar (alguns minutos) para poder respirar e refletir sobre as coisas. O que eu mais gosto e acho mais original é que nunca sabemos o que é real e o que não passa de alucinações, justamente pelo fato de Mara também não saber.
Com certeza posso afirmar que Michelle Hodkin já entrou para a minha lista de autoras preferidas, mesmo que eu só tenha lido duas obras suas, porque ambas foram tão fantásticas e tão bem escritas, que tenho certeza de que ela tem um dom. E dons não são perdidos, eles só são aprimorados.
Este volume, assim como o primeiro, acaba com um cliffhanger (quando termina com uma revelação muito importante, mas da qual só saberemos mais no próximo livro) daqueles, mas neste caso foi ainda pior porque eu preciso MUITO saber o que vai acontecer e aquela informação maldita PRECISA ser mentira! Estou com o coração em pedaços, mas, por ser narrado por Mara e ela não ser uma narradora tão confiável assim, afinal só podemos saber o que acontece sob seu ponto de vista, então se ela não vê ou não sabe da verdade, nós também não sabemos. E ela disse que sente que aquilo não aconteceu realmente, então eu sinto como ela, porque eu tenho que acreditar que isso vai ser diferente. O pior é que o lançamento do terceiro volume “The Retribution of Mara Dyer” é só no dia quatro de novembro deste ano lá fora, ou seja, ainda falta muito para ser traduzido e publicado no Brasil. :(
Amo estas capas, que passam todo o clima do livro e ainda são lindas e seguem o padrão das outras da trilogia, criando uma identificação do leitor, que pode reconhecer que todas pertencem a uma mesma série, mesmo que não saiba disso a princípio. A diagramação está maravilhosa, com fonte e espaçamento em tamanhos super confortáveis para uma leitura por mais tempo sem cansar a vista, além de contar com páginas amarelas.
A leitura deste volume é muito rápida e fluida, assim como a do primeiro livro, mesmo com suas mais de quatrocentas páginas. O que é ainda melhor é que eu adoro capítulos curtos e neste livro eles são assim.
Com uma grande dose de realismo misturado com sobrenatural, um clima sombrio e muito suspense, a história de Mara Dyer vai te prender e conquistar tão fortemente que vai ser impossível não desejar por mais: mais respostas, mais verdades, mais páginas, mais romance e até mais livros. Definitivamente vale a pena a leitura. Super recomendado!
Avaliação



Comente com o Facebook:

2 comentários:

  1. SOU LOUCA PARA LER ESTE LIVRO!!!!!! Ai, meu Deus! Sua resenha só me deixou ainda mais curiosa e eu preciso mesmo comprar logo este livro o quanto antes. Eu também quero conhecer a Mara e o Noah e ficar apaixonada pelo casal. kkk Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Minha nossa, isso parece um filme de tanta coisa que ocorre. Tu acredita que nem li o primeiro livro ainda??? Preciso de ambos urgentemente.. Sua resenha ficou incrível,me deixou doida pra saber mais sobre o desenrolar da história..Qe me apaixonar pelo caal assimcomo você...bjs


    ResponderExcluir