A Aposta – Aposta #01 – Rachel Van Dyken

Kacey sempre foi amiga da família Titus. Quando mais nova, era vizinha deles e vivia brincando com os garotos, Jake e Travis, mesmo que de uma forma diferente. Travis sempre aprontava com a garota quando mais novos, fazendo brincadeirinhas de mal gosto, como puxar seu cabelo, colar chicletes nela, trazer animais peçonhentos para sua presença, entre outras coisas. As intenções dele por traz disso tudo eram boas, afinal, ele queria salvá-la e ser seu príncipe encantado, mas tudo saía diferente do esperado e, quando Travis aprontava com Kacey, era Jake quem a ajudava, a apoiava e a fazia se sentir melhor, rendendo a ele o posto de melhor amigo e, ao primogênito, o apelido carinhoso de “Satã”.
O tempo foi passando e o relacionamento de Jake e Kacey foi se desenvolvendo para algo mais amoroso e carnal, mas, depois de um fatídico dia em que eles ficam juntos de verdade e ela também perde seus pais, Jake percebe que não pode perder a melhor amiga, inclusive porque é mulherengo demais para ficar com apenas uma garota, e resolve se afastar, justamente no momento em que ela mais precisou de seu melhor amigo, o que foi uma atitude babaca de um perfeito cafajeste.
Agora, anos depois, Jake reaparece na vida de Kacey com uma proposta que vai mudar todo o seu futuro. Ele é rico e quer ser eleito o presidente da empresa de sua família, para isso precisa construir uma boa imagem de si para o conselho. Kacey está cheia de dívidas, trabalhando como garçonete para conseguir pagar sua faculdade e mais várias outras contas, e não tem ninguém mais. Então Jake a pede para fingir ser sua noiva por quatro dias para convencer a todos de sua boa fama, já que ela é uma boa moça e traz consigo uma ótima imagem, e pagará a Kacey para fazer isso. Ela estava relutante em aceitar, mas algo a fez mudar de ideia, a vovó Titus está muito doente e quer vê-la. Então ela poderá sanar suas dívidas e ainda ajudar uma das poucas pessoas que sempre foram importantes em sua vida.
Só que, durante a viagem, ela encontra com Travis, aquele garoto de quem não gostava por conta de tudo o que a fez passar quando mais novos, mas agora as coisas não parecem iguais. Ele age diferente, eles conversam e se entendem, e ele parece estar sempre por perto para ajudá-la. Casey fica confusa, já que sempre gostou de Jake, e nunca de Travis, mas agora seus sentimentos estão mudados, a atração está mais forte e ele está mais aberto a falar sobre a verdade de como se sentia. A vida de Kacey acaba de mudar e, desta vez, para bem melhor.
Como não são todos os livros do gênero new adult que eu adoro, resolvi manter minhas expectativas para a leitura desta obra mais baixas, mas, olha, adorei a trama criada por Rachel Van Dyken e minhas expectativas foram excedidas!
A escrita da autora é bem leve e descontraída, além de muito gostosa, daquele tipo que a gente lê muito rápido e nem sente o tempo passar, mas se diverte em cada momento. Também curti a interação entre os personagens, que brincam e implicam uns com os outros de uma forma divertida e realista.
A narrativa foi feita em terceira pessoa, mas é daquele tipo que a gente sabe o que os personagens pensam, então dá para ter uma visão mais ampla da história ao mesmo tempo em que podemos entender a parte de seus sentimentos.
Adorei o prólogo, que conta um pouco do passado deles e da tal aposta do título, e, desde este começo eu já tinha um pretendente preferido, e fui Team Travis até o final. Não que eu realmente precisasse torcer por alguém, porque desde o início da leitura já percebemos que a ideia de triângulo amoroso fica somente nisto mesmo, na idealização de que poderia ser desenvolvido, mas Jake não está interessado (pelo menos não o suficiente para largar sua vida de várias mulheres de lado) e Travis é muito mais interessante, então o relacionamento amoroso entre ele e Kacey não foi dividido ou duvidoso.
Apesar de Kacey começar gostando de Jake, e sentindo um tipo de raiva de Travis por tudo o que ele fazia com ela quando mais novos, não dá para sentir nada de negativo a respeito deste segundo, porque sua personalidade é incrível, ele é super fofo e tem os motivos dele para agir como agiu quando mais jovem, mesmo que o resultado não fosse como ele esperava, suas intenções eram boas (o que acaba sendo engraçado para o leitor, mas nada disso para Kacey hahaha).
Gostei bastante de Kacey e de sua personalidade. Ela não é enjoada, sabe o que quer e consegue se manter fiel ao que pensa. Também achei ótimo que ela não se intimida ou fica para trás quando implicam ou fazem alguma brincadeirinha de mal gosto com ela, revidando sempre que necessário. A relação dos personagens é bem verdadeira, parecia que eu estava conversando com alguém real a respeito de suas vidas.
Travis é um personagem apaixonante! E do tipo de homem que eu me interessaria na minha vida, já que ele é um amor de pessoa, é bondoso, carinhoso, e gosta dela desde sempre (mesmo que não soubesse demonstrar isso de uma maneira agradável – ou de maneira nenhuma), não é mulherengo, pelo contrário, é mais sossegado, ou seja, é o oposto dos bad boys, que fazem tanto sucesso com as outras garotas por aí. Ele realmente é um cara especial.
“Quantas pessoas poderiam dizer isso de fato? Que, pela vida toda, a única pessoa com quem queriam passar a eternidade nunca havia mudado nem hesitado. Ela. Sempre fora ela. E ele ia lhe mostrar o quanto a amava.”
Gostei muito do relacionamento amoroso do casal, que foi sendo desenvolvido de uma forma muito boa e real, conforme as páginas de leitura vão sendo avançadas, principalmente levando em conta tudo o que já compartilharam juntos antes, e o pano de fundo dos sentimentos de Travis, que já existiam anteriormente, tornou tudo ainda mais contagiante. Não tem cena de sexo tão explícito, mesmo que tenha cenas mais quentes, mas gostei de como a autora as desenvolveu porque ficou natural sem ficar vulgar.
Outro grande destaque foi a vovó Titus, que é uma comédia e também uma das personagens que mais gostei! Não tem como não rir das coisas que ela diz e faz. E é ótimo ver que ela está sempre ali, apoiando o amor de Travis e Kacey, antes mesmo de alguma coisa acontecer entre os dois de verdade.
Apesar de o título ser “A Aposta”, a aposta propriamente dita não é lá estas coisas e nem tem destaque na história, o que de um lado foi bom para não ficar tão ‘batido’, mas por outro não faz muito sentido colocar este título, já que não tem tanto a ver com a trama de maneira geral.
A história não é inovadora, nem isenta de clichês, ou recheada de drama, mas a forma como a autora a elaborou, sabendo misturar vários elementos simples e desenvolvendo-os de uma maneira envolvente e fofa, no melhor estilo de filme de comédia romântica de sessão da tarde (bem que eu queria que virasse filme mesmo, adoro!), tornou esta uma ótima leitura.
Acho esta capa linda e foi ela que me fez ficar interessada na leitura antes de qualquer coisa. A versão nacional está com uma pequena diferença da edição original americana, mas eu achei a daqui muito melhor. A diagramação interna está perfeita, com fonte e espaçamentos confortáveis para uma leitura sem incômodos por um período maior de tempo, além de contar com páginas amarelas.
Apesar de este ser apenas o primeiro volume de uma trilogia, a história tem começo, meio e fim neste livro mesmo, ou seja, as continuações são independentes e podem ser lidas fora de ordem ou nem precisam ser lidas, mas é claro que é sempre bom ler na ordem. Cada volume narra a história de um casal diferente como protagonista, mas os personagens dos outros livros fazem parte das vidas deles e estão presentes em todos os volumes também. Eu gostei tanto deste primeiro que não vejo a hora de ler as sequências. Espero que a Suma de Letras resolva lançá-los aqui, e o quanto antes, melhor.
Se você curte obras do gênero new adult envolventes, divertidas e despretensiosas, com uma narrativa ágil e bem agradável, além de bem-humorada de um jeito natural, personagens extremamente carismáticos e uma fofa história de amor verdadeiro, definitivamente vai curtir “A Aposta”.
Avaliação



Comente com o Facebook:

Um comentário:

  1. Ai, amei a resenha e achei ótimo saber que não tem essas cenas de sexo mais pesadas porque eu não gosto disso. Gostei do Travis, também é de um jeito que eu gosto, porque cafajestes não estão com nada mesmo. kkkk E é legal saber que os livros são independentes. rsrs Gostei muito da sua resenha e já coloquei o livro na minha lista de desejados! Beijinhos linda!

    ResponderExcluir