O Lado Mais Sombrio – Splintered #01 – A.G.Howard

Apesar de parecer, Alyssa Gardner, uma adolescente skatista, cheia de atitude e com cabelo colorido, não é uma menina comum, afinal ela pode ouvir e se comunicar com os insetos e as plantas. Mas ela não aguenta mais escutá-los, então faz armadilhas para capturar os insetos e transforma-os em lindos painéis, ela é uma verdadeira artista plástica.
Só que Alyssa sabe que não vai conseguir esconder suas alucinações para sempre, afinal insanidade faz parte de sua família há gerações, desde sua tataravó, Alice Liddell, que contava suas aventuras a Lewis Carrol, que usou-as para escrever o clássico "Alice no País das Maravilhas". Só que suas experiências podem não ser tão fantasiosas quanto as pessoas de fora poderiam imaginar, e agora Alyssa precisa quebrar uma maldição que ronda sua família desde então e salvar sua mãe que está internada numa clínica psiquiátrica há anos.
Para isso, ela precisará entrar pela toca do coelho para chegar ao País das Maravilhas e consertar o que está errado, contando com a ajuda de Jeb, seu melhor amigo, no processo, mas precisa tomar cuidado com os seres esquisitos e sombrios que encontra pelo caminho, porque eles podem ser muito perigosos, uns mais do que aparentam. Aliás, neste lugar de fantasias, nada é o que parece, nem mesmo nossa protagonista e seu guia, Morfeu, a quem ela conhece desde menina.
Confesso que o que me fez ter vontade de ler este exemplar em primeiro lugar foi a capa, que me chamou a atenção por ser tão bela e trazer um ar mais misterioso, depois li a sinopse e fiquei encantada, afinal adoro adaptações e novos olhares para histórias que já existem, então estava bem empolgada para o que esta autora tinha preparado para sua versão.
Eu conheço a história verdadeira de Alice no País das Maravilhas de Lewis Carrol, mas de muitos anos atrás, então não posso dizer com exatidão tudo o que foi mantido mais próximo e o que foi totalmente modificado ou inventado pela autora nesta sua versão de releitura.
Posso dizer que Howard foi até bem sucedida na sua nova versão de “Alice no País das Maravilhas”, ela não apenas criou uma história boa e bem desenvolvida, ela reinventou um mundo que já era ótimo para algo totalmente novo, inusitado e maravilhoso ao mesmo tempo.
Achei muito original a trama criada por ela e estou mais do que admirada por conta de toda a sua criatividade. Só achei a narrativa da autora extremamente lenta e nada fluida, talvez por conta do seu excesso de informações e descrições, algumas desnecessárias e outras que poderiam ter sido expostas de maneira mais direta e dinâmica, por isso eu demorei bastante lendo este livro e de vez em quando eu ficava meio enjoada de ler porque parecia que demorava muito para cada página acabar.
Os elementos principais presentes na história original criada por Carrol estão presentes nesta versão também, porém diferentes do que conhecíamos, já que todos eles têm um ar mais aterrorizante e, por vezes, mais interessante, então era uma surpresa a cada virada de página.
A narrativa é feita em primeira pessoa e gostei bastante da protagonista Alyssa, que é dona de uma personalidade única, além de ser forte, corajosa e cheia de atitude, não abaixando a cabeça mesmo quando precisava enfrentar as mais perigosas situações no País das Maravilhas.
Existe um triângulo amoroso, coisa que eu não aguento mais porque já cansei de encontrá-los em livros do gênero jovem adulto, e também porque quase sempre resolvo escolher torcer pelo errado, não que desta vez eu tenha escolhido torcer por um deles.
De um lado temos Jeb, por quem ela é apaixonada, ele que sempre foi seu amigo, é leal e encantador, gosta dela, enfrenta o que tiver pela frente só para defender e ajudar Alyssa, mesmo que seja algo perigoso e que possa fazê-lo pagar caro por isso. Sua preocupação com ela e todo o carinho que transmite são fofos, mas também acabam sendo sufocantes porque ele é superprotetor e acaba prendendo muito as atitudes e todo o crescimento de Alyssa, transformando-o em alguém irritante e, com sua saída mais para o final do livro, a trama fica ágil e bem desenvolvida.
Do outro há o misterioso Morfeu, em quem nunca sabemos se podemos confiar, mas que faz algumas mulheres quererem desvendá-los a todo custo, ele também pode se importar com Alyssa e ter um ar todo sedutor, mas não é para quem eu vou torcer, porque não senti tanta simpatia assim por ele. Mas uma coisa é certa, ele é um dos grandes responsáveis por nos prender à trama querendo saber o que acontecerá em seguida, desvendar os segredos que guarda e também para mexer com a cabeça de nossa protagonista com suas insinuações e provocações, manipulando e despertando os mais diversos sentimentos em Alyssa.
A.G.Howard desenvolveu uma história muito boa, com um tom mais sombrio e assustador, mas ao mesmo tempo leve e encantador. Sua trama é recheada de reviravoltas e momentos de pura tensão, além de contar com cenários exóticos e bem descritos (mesmo que às vezes eu ficasse de saco cheio de tanto detalhe), eu conseguia visualizar perfeitamente cada local em que eles estavam.
Com certeza depois de Carrol esta deve ser a melhor ideia de versão desta história, só acho que a autora poderia ter sido mais feliz se tivesse feito uma trama menos descritiva e menos cansativa de acompanhar.
Quando nos aproximamos do fim, há uma revelação incrível que eu não estava esperando encontrar, e adoro quando me surpreendo com minha leitura, então este foi um ponto positivo. Por falar nisso, teve um final fechado para o que foi proposto neste primeiro volume, mesmo que ainda tenha deixado poucas pontas soltas para os próximos livros da trilogia, "Unhinged" e "Ensnared", ambos ainda sem tradução e nem data para lançamento nacional. O segundo livro foi lançado em janeiro lá fora, enquanto o terceiro tem previsão para janeiro de 2015. Além destes volumes, ainda há um conto, “The Moth in the Mirror”, que é o volume #1.5, mas também não tem previsão de lançamento no Brasil.
Gente, eu amo as capas desta trilogia! Todas elas são maravilhosas (a terceira foi revelada recentemente nos EUA), e com certeza foi a primeira coisa que me fez ter a vontade de conhecer esta história de longe. Fico realmente muito contente em ver que a Novo Conceito a manteve na edição nacional. Além disso, achei o título traduzido perfeito para representar a história.
A diagramação está muito bem feita, tem fonte e espaçamento confortáveis para uma leitura por mais tempo, além de contar com páginas amarelas. Toda página em que um capítulo se inicia encontramos um trabalho gráfico incrível, com plantas na cor cinza, que deram um charme a mais para o exemplar.
“O Lado Mais Sombrio”, de A.G.Howard, apresenta uma história gótica e muito bem construída, com muitas cenas de ação e aventura e com mistérios que rondeiam todas as páginas, seus cenários são assustadores e belos ao mesmo tempo, e convidam o leitor a visitá-los, além de nos prender nas páginas imaginando o que viria a acontecer em seguida. Recomendo a leitura deste volume, mas saibam que, por vezes, a trama pode ser bem cansativa de ser acompanhada.
Avaliação







Comente com o Facebook:

9 comentários:

  1. Olá meninas!
    Tbm quero ler este livro por causa da capa, mas confesso que minha empolgação diminuiu um pouco depois de ler sua resenha... rsrsrsrsrs
    Nada contra, mas narrativas arrastadas é fogo, odeio ficar sentindo que o livro não vai pra frente...

    Bjo bjo^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já li e garanto que depois que ler os livros vai se apaixonar. Principalmente no segundo livro que finaliza com um gosto de quero mais.

      Excluir
    2. Já li e garanto que depois que ler os livros vai se apaixonar. Principalmente no segundo livro que finaliza com um gosto de quero mais.

      Excluir
  2. AAAAAAAAAAH! Esse livro <3
    Eu simplesmente amo a capa dele, é muito linda e desde que a NC falou sobre o lançamento dele, eu fiquei interessada, depois do book trailer fiquei mais ainda, no entanto, eu ainda não tive oportunidade de ler ele :"c
    Gostei da descrição sobre Alyssa, embora eu tenha visto algo sobre o livro, nunca tinha lido nada sobre como ela era... Eu gostei do livro de imediato também por saber que ele é uma releitura de Alice no País das Maravilhas, eu gosto bastante dessa história *-*
    Fiquei super animada ao ver que a autora acertou em cheio na história, mas depois bateu o desanimo ao ler que ela não obteve sucesso na narrativa, livros assim são tão chatos, é horrível quando um livro parece que demora um ano para acabar, eu gosto daqueles que a gente pega e vai lendo, lendo e lendo, e quando vê ele já acabou, autores assim conseguem nos fazer gostar do livro mesmo que a história são seja lá tão boa, enfim, fiquei chateada por ver que a autora fez uma história boa, mas que a narrativa estragou um pouco (coração partido kkk)
    Eu já disse que gostei da Alyssa, né? Só com a descrição física, agora vendo que ela é uma garota forte e corajosa, eu simpatizei mais ainda com ela, porque gosto de personagens femininas assim, estou de saco cheio de ver garotas sem gracinhas e frescas, dá até raiva de ler kkkkk E sobre o triângulo amoroso? Ai, eca, eu não gosto de triângulos amorosos também, quase todos os livros precisam ter um, não entendo a necessidade, é meio que para separar os leitores em fã clube do concorrente 1 e do concorrente 2 kkkk Eu acho que é besteira sempre estar fazendo isso, é bem mais interessante quando há um romance bem estruturado entre duas pessoas apenas, porque é mais original. Eu fui com a cara do Jeb, parece ser o típico "princípe" da história, todo fofinho e encantador, mas eu gosto é dos malvados, então o Morfeu que me conquistou, achei bem bacana saber que ele que nos prende a atenççao, adoro quando o personagem é bom a ponto de nos fazer devorar a história *-*
    Achei legal você ter falado do final, assim como você adoro quando o livro nos surpreende, no entanto é meio difícil encontrar livros assim, a maioria é meio previsível, por essa razão eu fiquei mais interessada ainda no livro da Alyssa, embora a narrativa tenha pontos lentos e chatinhos, vale a pena a leitura, não é? Não é atoa que você fez uma resenha tão positiva assim *o* Por fim, devo dizer que amo as capas dessa trilogia também, são tão lindas, gente do céu o/ E a NC sempre arrasa, não é?

    Beijos :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. https://twitter.com/Larii_Telles/status/486238046120345602

      Excluir
  3. Caramba, ainda não havia parado para ler resenhas desse livro, mas agora lendo a sua, estou louco para ler, serio, eu adoro esses mundos fantásticos, como O Pais das Maravilhas, A Terra do Nunca, Oz. E isso de juntar a nossa realidade com o fantástico está em roga, prova é Once Upon a Time que vem conquistando fãs a cada dia com essa mesclagem perfeita. O Lado Mais Sombrio passa a fazer parte dos meus desejados e irei ler com certeza!

    ResponderExcluir
  4. Eu ganhei esse livro em uma promoção de um blog , porém ainda não o recebi , e também não sabia do que se tratava , lendo sua resenha fiquei muito entusiasmada pelo livro ,mas fiquei bem chateada se saber que o 3º tem previsao de lançamento somente em janeiro (la fora ainda ,imagina aqui ) , porque eu estou lendo somente as series que ja terminaram , quando leio um livro de uma serie e depois demora muito para sair a sequencia (como hush hush ) eu esqueço TUDO do livro anterior e tal .
    Bom voltando para essa resenha , pelo que entendi vc amou o livro ,mas não achou que a leitura flui bem , por isso deu somente 3 casinhas ? Lendo sua resenha e opinião achei que daria 5 casinhas rs . Também adoro Alice , e achei criativo o modo que a autora achou para fazer uma nova versao , e fiquei curiosa para saber com quem Alyssa irá ficar ,mas como você já estou torcendo pelo Jeb , adoro os bonzinhos e amiguinhos .Bjus

    ResponderExcluir
  5. Adoro a capa desse livro! É linda! Só de olhar, dá vontade de ler.
    Estou curiosa para conhecer essa releitura de "Alice no País das Maravilhas"

    www.meuslivrosesonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. https://twitter.com/Leila_C_S/status/489735557140865024

      Excluir