O Jogo da Mentira – The Lying Game #01 – Sara Shepard

Desde que vi que este exemplar seria lançado pela editora Rocco, fiquei morrendo de vontade de ler este título. Isso porque sou grande fã da autora Sara Shepard, que também escreveu a série Pretty Little Liars, e também porque assisti a série de televisão The Lying Game, que, apesar de ter sido cancelada, me conquistou bastante. Agora, depois de ter lido este exemplar, venho contar para vocês as minhas opiniões a respeito desta obra.
Em “O Jogo da Mentira” conhecemos a história de Emma, uma jovem que foi abandonada pela mãe quando criança e que, por este motivo, vive mudando de lar. Agora ela está prestes a completar dezoito anos e seu irmão adotivo a mete em uma cilada, que ela não cometeu, fazendo com que Emma seja expulsa de casa. Como ela está prestes a virar maior de idade, o serviço social não vai mais atrás dela, deixando-a livre. Emma então resolve procurar mais sobre o vídeo horroroso que Travis, seu irmão adotivo, lhe mostrou de uma menina que é exatamente a sua cópia. Descobrindo mais sobre a garota do vídeo, através do Facebook, nossa protagonista acaba marcando um encontro com ela.
A partir deste suposto encontro, a vida de Emma muda completamente, isso porque sua suposta irmã gêmea, Sutton, nunca aparece, e quem realmente a encontra são as amigas dela, que acabam achando que Emma é justamente a Sutton. Todos parecem acreditar que ela que é a verdadeira Mercer e, para piorar sua vida, mais tarde ela acaba recebendo mensagens mandando-a continuar fingindo ser Sutton, lhe ameaçando. Agora ela se passa pela sua irmã, tomando a sua vida e tentando descobrir o que aconteceu com a verdadeira.
Apesar da série de televisão (que infelizmente já foi cancelada com apenas uma temporada exibida) ser baseada no livro, ela é bem diferente em diversos aspectos, uma vez que no livro Sutton está morta e é um fantasma que consegue olhar sua irmã, mas apenas isso, ela não consegue fazer nada e nem lembrar direito das coisas que ocorreram com ela antes. Já na série de televisão, Sutton é bem viva e muito participativa.
A narrativa é ótima, bem rápida e fluida, fazendo com que a gente não consiga parar de ler até chegar ao fim. A história é narrada em terceira e primeira pessoa pela Sutton, que, apesar de morta, anda atrás de Emma e narra para o leitor tudo que acontece através de sua visão.
O livro é cheio de suspense envolto em uma trama leve e despretensiosa, que tem o clima familiar e uma atmosfera de festas, brigas, adolescentes, meninas ricas, etc. Além disso, Shepard tem uma escrita muito boa, que nos prende nas páginas daquele jeito que nos deixa querendo descobrir cada vez mais, e sabe fechar as pontas soltas muito bem.
A capa é bem bonita, eu pelo menos amo todas as capas dos livros da Sara publicados aqui no Brasil (as originais foram mantidas), acho que combinam com o conteúdo, adoro que todas elas seguem um padrão, e já estou louca para ler toda a série e ter todos os volumes na minha estante. Na versão impressa há verniz localizado nas garotas, tanto na capa quanto na contracapa, e em todo o texto presente.
A diagramação está muito bem feita, com fonte e espaçamento em um tamanho confortável para a leitura. Além disso, os capítulos têm títulos que remetem ao que vai acontecer naquele momento (o que as vezes é ruim porque pode ser spoiler). A única coisa desfavorável para muitas pessoas é que as páginas são em branco em vez de amarelas, e isso acaba dificultando um pouco a leitura por conta da luminosidade, que reflete mais, mas isso não é uma coisa que chega a me atrapalhar ou incomodar.
Até o momento esta é uma série com seis volumes (sendo a Sara Shepard tudo pode mudar) mais dois contos, sendo o primeiro o #0.5 e o outro o número #5.5. O segundo volume, “Eu Nunca...”, já foi lançado este ano aqui no Brasil, em março, e a resenha sai aqui no blog em breve. O terceiro, “Duas verdades e uma mentira”, é lançamento de julho também do selo Rocco Jovens Leitores. Os demais livros ainda não têm previsão, nem mesmo os contos.
Recomendo esse volume para todas as pessoas que gostem de uma boa história de suspense voltada para o público mais jovem. Com pitadas de mistério, tensão e romance, esta obra deixa os leitores curiosos e suspeitando de todos os personagens, e mais: ansiosos para ler a continuação o quanto antes!
Avaliação



Comente com o Facebook:

Um comentário:

  1. Ai Deus! Eu tbm adorei essa capa, mas só de pensar que pode ser igual a PLL eu já me desanimo! kkkkkk
    Ta, adoro um mistério e suspense, mas NÃO! kkkkkk

    bjo bjo^^

    ResponderExcluir