Fúria dos Magos - Trilogia Totem #01 - Jorge Castro

Faz exatos 5 dias que recebi de parceria o livro Fúria dos Magos, e eis eu já aqui para contar como foi! Primeiro quero agradecer a Lú da editora Schoba que intercedeu por mim junto ao autor para que eu recebesse o livro e claro ao Jorge por aceitar e enviar um exemplar de seu filhote.

Em Fúria dos Magos, primeiro volume da trilogia Totem, escrito pelo autor Jorge Castro, e publicado pela editora Schoba conhecemos uma antiga lenda que ganha vida. Doze almas que nascem com um propósito especial e uma capacidade única de contato com seus animais guardiões que são chamadas ao seu destino quando as forças das trevas se unem com os magos das sombras para tomar o mundo.

O apocalipse parece inevitável quando uma misteriosa rainha quer todo o poder das cinco dimensões para si. Mas os jovens destinados não pretendem deixar que esse desfecho se cumpra, e lutarão pela salvação do mundo que conhecem. Será que eles serão capazes de cumprir com seus destinos?

Castro tem uma narrativa rápida e fluida sem que com isso os detalhes se percam. As páginas se desenrolam sem nos fazer esperar pela ação, personagens morrem, personagens matam e o leitor que corra atrás de acompanhar, pois ele não tem medo de nos magoar! A trama é totalmente focada na ação, e quase não existem partes tranquilas que costumam ser frequentes em livros de fantasia. Tudo se resolve rápido sem nos deixar na angústia.

O único probleminha que encontrei foram algumas palavras fora de contexto, embora a trama se passe em uma dimensão paralela e não seja na Terra propriamente dita- o mundo se chama Nazarah, todos os detalhes nos rementem a um mundo medieval de lutas e espadas, então quando me deparei com termos como 'hortifruti', 'alienígena', 'bola de futebol' e etc, em meio a elfos e criaturas mágicas as frases soaram modernas demais. As palavras são poucas e não chegam a estragar a história.

Outro detalhe quanto a narrativa ainda é que ela é feita em primeira pessoa sob o ponto de vista de cinco personagens (será que esqueci de contar alguém?), isso é ótimo porque otimiza a história e nos presenteia com diversos detalhes de uma mesma história, entretanto ao mesmo tempo criou uma confusão mental pois diversas vezes não sabia quem estava falando no começo dos trechos, isso seria facilmente resolvido com o nome do personagem no começo dos relatos.

Quanto aos personagens embora o grupo seja formado por doze adolescentes temos um contato maior com apenas cinco deles, sendo Alice Turner é uma arqueira destemida que não mede esforços para alcançar seu objetivo. Castyer, seu amigo guerreiro, impulsivo acaba tomando atitudes precipitadas que embolam as situações, mas ao mesmo tempo que faz coisas erradas mergulha sem medo nas lutas para resolvê-las.

Llyanae é uma guerreia, chatinha que só ela, acha que é melhor que todo mundo. Embora seja forte e determinada não conquistou minha simpatia pois é um pouco arrogante. Hillary é outra guerreira, mas com talentos especiais já que seu reino é rodeado por elfos, e ela desenvolveu algumas de suas magias de defesa e um toque encantador em sua personalidade. Mozier é um mago extremamente inteligente, não consegue controlar o conhecimento que tem a cerca do mundo, e tem a mesma sede incontrolável de Hermione Granger de ser uma enciclopédia ambulante (mal dos virginianos não é?!- virginiana falando =P!).

Todos eles são ligados a seus animais do poder, que de forma geral aparecem pouco na trama, apenas em momentos decisivos, mas o pouco que surgem mostram personalidades muito típicas dos animais que são. Essa ligação totêmica é nova para mim em uma fantasia, afinal o xamanismo é pouco explorado nos livros.

Uma forte influência é visível no livro, o rpg. Tanto na forma como a trama se desenvolve a partir de missões que se sucedem, até nos apêndices do livro que contêm explicações das classes e especializações, até as fichas dos personagens. O autor foi muito feliz com suas criações, a ponto de me fazer querer jogar em seu mundo!

Fúria dos Magos é uma deliciosa fantasia que utiliza velhos conceitos de forma bem amarrada e inteligente. Sabe aquele gostinho bom de estar em um universo pagão que você gostaria de morar? Eis aqui um livro que causou essa sensação, e espero que o Jorge não demore para nos dar sua sequência pois o final foi um grande gancho! Deixe que os deuses de Nazarah guiem também sua jornada nesse mundo de luz e trevas!

Avaliação













Comente com o Facebook:

2 comentários:

  1. Oi Bruna!

    Não conhecia o livro nem o autor, mas gostei da resenha e fiquei mega curiosa para lê-lo. Adoro qdo a narrativa divide-se entre personagens, isso ajuda a conhecê-los e acompanhamos a história de pontos de vistas diferentes!

    bjo bjo^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii, Ana Paula! Estamos muito felizes por saber que você gostou da resenha! Também adoro quando a narrativa é dividida entre vários personagens!
      Beijos

      Excluir